Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2009 - 11:20

CESP prevê abertura de vertedouros na bacia do Paraná

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) prevê para esta terça-feira, dia 8 de dezembro, a abertura dos vertedouros das usinas hidrelétricas Ilha Solteira e Engenheiro Souza Dias (Jupiá), localizadas na bacia do rio Paraná. Na Usina Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) o vertedouro já estava aberto para controle de nível. A operação de abertura dos vertedouros tem como objetivo iniciar os procedimentos de controle de cheias.

Vazões previstas - A vazão defluente média planejada para amanhã (8) em Ilha Solteira será de 5.900 metros cúbicos por segundo; em Jupiá, 7.600 metros cúbicos por segundo, e em Porto Primavera, 8.300 metros cúbicos por segundo. As vazões que serão praticadas no dia 7 de dezembro (segunda-feira), nessas usinas são: Ilha Solteira, 5.200 metros cúbicos por segundo; Jupiá, 7.200 metros cúbicos por segundo, e Porto Primavera, 7.500 metros cúbicos por segundo.

A programação para vazões defluentes médias no dia 9 será de 6.600 metros cúbicos por segundo em Ilha Solteira; 8.600 metros cúbicos por segundo em Jupiá, e 9.400 metros cúbicos por segundo em Porto Primavera. Para o dia 10 a Empresa tem a seguinte programação: 7.200 metros cúbicos por segundo em Ilha Solteira; 9.300 metros cúbicos por segundo em Jupiá, e 10.200 metros cúbicos por segundo em Porto Primavera.

A CESP informa que essas vazões não devem representar nenhum impacto a jusante das barragens. Elas são consideradas normais para esta época do ano, caracterizada período chuvoso, que tem início em novembro e prossegue até abril.

A partir do dia 10 pode continuar havendo evolução das vazões, dependendo do regime de chuvas. A programação de vazões será atualizada diariamente. Todo o processo de controle de vertimento é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e é adotado para manter os níveis recomendados no Plano Anual de Controle de Cheias do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Serviços para a população - A CESP mantém vários serviços gratuitos de informação à população. Um deles é o Telecheia, que funciona 24 horas, todos os dias do ano, pelo telefone [0800-647-9001] e divulga dados dos reservatórios da Empresa. | Site da CESP [ www.cesp.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: