O setor de saúde brasileiro vive um momento de transformação, marcado pela inovação, integração de dados e valorização da medicina preventiva. Nesse cenário, cresce a busca por modelos que unam eficiência, cuidado e sustentabilidade do negócio, um desafio que vai muito além da estrutura hospitalar ou do consultório médico, destacou o médico e executivo Cassio Zandoná, CEO do Eco Medical Center, durante o Fórum de Competitividade do World Trade Center (WTC) Curitiba, realizado em Curitiba.
Zandoná informou para uma plateia de empresários e executivos que o país tem hoje 52 milhões de pessoas com plano privado de saúde, o equivalente a 25% da população brasileira. Desse total, quase 80% estão em planos corporativos, oferecidos pelas empresas. “As companhias entenderam que saúde é qualidade de vida e também estratégia de retenção de talentos”, afirmou.
Sistema integrado usa a tecnologia a serviço do paciente — Cassio Zandoná defendeu que o modelo tradicional de cuidado, centrado na doença, está dando lugar a um sistema integrado, que utiliza tecnologia e gestão para promover atenção contínua ao paciente, desde a prevenção até o acompanhamento remoto. —O sistema de saúde é, por natureza, desintegrado. O nosso desafio é oferecer um atendimento completo, em que o paciente encontre tudo em um único ecossistema, com comodidade e informação compartilhada entre as especialidades—explica.
A proposta vem sendo colocada em prática no Eco Medical Center, empreendimento que reúne 45 especialidades médicas e 430 profissionais, conectados por um único prontuário eletrônico. O centro também aposta em soluções digitais, como telemedicina e monitoramento de pacientes, para tornar o cuidado mais ágil e acessível. Esse foi um dos diferenciais que elegeram o Eco Medical Center pelo segundo ano consecutivo como o Melhor Centro Médico de Curitiba no Prêmio Mais Saúde TopView.
Para Daniella Abreu, presidente do WTC Curitiba, a transformação do setor é impulsionada pela inovação e por uma nova mentalidade sobre o papel da saúde. —O mais importante é enxergar o cuidado antes da doença. A integração das disciplinas e a prevenção são essenciais para garantir mais qualidade de vida e sustentabilidade ao sistema—afirma.
Com a incorporação de tecnologia e a ampliação de modelos híbridos de atendimento, o mercado de saúde no Brasil se fortalece como um dos mais dinâmicos da economia, avançando rumo a uma nova era de integração, eficiência e bem-estar.
WTC Curitiba — Maior plataforma de negócios do mundo, com atuação em 90 países há mais de 50 anos, o World Trade Center está presente nas cidades de Curitiba, Joinville, Porto Alegre, Sinop, Brasília e Balneário Camboriú, sob a presidência de Daniella Abreu, tendo como presidente do Conselho Estratégico Gilberto Peralta, presidente da Airbus no Brasil.
World Trade Center — O World Trade Center (WTC) promove o relacionamento entre seus associados, utilizando uma das mais poderosas ferramentas corporativas, o networking, além de proporcionar a identificação e a prospecção de parceiros dentro da plataforma de negócios do WTC Association. O WTC Association, considerado um dos principais clubes de negócios do mundo, estimula oportunidades de comércio e investimento para incorporadoras de propriedades comerciais, agências de desenvolvimento econômico e empresas internacionais que buscam se conectar globalmente e prosperar localmente. As propriedades exclusivas das marcas World Trade Center e WTC e as organizações de serviços comerciais estão localizadas em mais de 90 países e são apoiadas por 15 mil profissionais do WTC, que oferecem recursos integrados e recíprocos para atender às suas necessidades de negócios. No Brasil, além de São Paulo, o WTC está presente em Curitiba (PR), Joinville e Balneário Camboriú (SC), Porto Alegre (RS), Sinop (MT) e Brasília (DF).IRB+Inteligência