Marcas lideram as estreantes categorias da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, reafirmando a conexão afetiva com os tutores de pets.
As expressões que viraram memes virais e sinônimos de confiança no mundo pet se traduzem em resultado concreto: Pedigree (16%) E Whiskas (14%) são as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros nas estreantes categorias “Ração para Cachorros” e “Ração para Gatos” do Top of Mind 2025, pesquisa nacional desenvolvida pelo Instituto Datafolha. As duas marcas heroes da Mars Pet Nutrition reafirmam o vínculo afetivo com os tutores, consolidando a presença no imaginário popular do país.
Ser lembrado espontaneamente é mais do que reconhecimento, é ocupar espaço simbólico e emocional. O destaque de Pedigree e Whiskas mostra que o cuidado com cães e gatos ultrapassou o aspecto utilitário, tornando-se expressão de afeto e identidade. —Os pets são membros da família. As escolhas de consumo revelam vínculo e propósito, não apenas preferência por um produto —afirma Ricardo Marinho, gerente de Marketing de Pedigree.
Em 2025, Pedigree reforçou essa conexão com a campanha “Caramelo”, que gerou aumento de 218% nas adoções e transformou o vira-lata em ícone nacional. —Temos o maior programa de adoção do país, o Adotar é Tudo de Bom, que já ajudou mais de 85 mil cães. O Caramelo representa o DNA afetivo do Brasil e traduz nosso propósito em valor de marca— destaca Marinho.
Enquanto isso, Whiskas mantém seu legado global de qualidade e cuidado felino com o programa “Guardiões dos Ronronados” e novas pesquisas sobre comportamento dos gatos. —Whiskas é uma marca com 90 anos de história e um a cada cinco sachês no mundo é nosso. Entender o comportamento felino é o que nos permite criar produtos que unem prazer, nutrição e afeto —diz Laura Reis, gerente de Marketing da marca.
Mais do que marcas líderes, Pedigree e Whiskas são parte da cultura brasileira, sinônimas de campanhas emocionais às expressões do dia a dia. A lembrança no Top of Mind 2025 é a prova de que qualidade, propósito e afeto continuam sendo os ingredientes que fazem dessas marcas verdadeiros clássicos do coração e da memória dos brasileiros.
Metodologia —Top of Mind 2025, do Instituto Datafolha, entrevistou 7.543 adultos em 171 municípios entre 28/07 e 04/08/2025. A pesquisa tem amostra probabilística representativa, margem de erro de ±2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Mars, Incorporated — A Mars, Incorporated acredita que o mundo que queremos amanhã começa com a forma como fazemos negócios hoje. Como uma empresa familiar de mais de US$ 50 bilhões, nosso portfólio diversificado e em expansão de produtos líderes em cuidados com animais de estimação e serviços veterinários atende animais de estimação em todo o mundo, e nossos snacks e alimentos de qualidade encantam milhões de pessoas todos os dias. Produzimos algumas das marcas mais amadas do mundo, incluindo Royal Canin®, Pedigree®, Whiskas®, Sheba®, Optimum™, Cesar®,, M&M’S®, Snickers® e Twix; Nossas redes internacionais de hospitais veterinários, incluindo Banfield™, Bluepearl™, VCA™ e Anicura™, abrangem cuidados veterinários preventivos, gerais, especializados e de emergência, e nosso negócio global de diagnósticos veterinários, Antech®, oferece recursos inovadores em diagnósticos para animais de estimação. Os Cinco Princípios da Mars — Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade — inspiram nossos 150 mil associados a agir todos os dias para ajudar a criar um mundo melhor para as pessoas, os animais de estimação e o planeta.