reuniao-onip-firjan

30/10/2025

ONIP e Firjan promovem reunião com a Transpetro durante a OTC Brasil 2025

A Organização Nacional da Indústria do Petróleo e a Firjan promoveram na manhã do dia 29 de outubro (quarta-feira) um encontro entre a diretoria da Transpetro e associados da ONIP para debaterem sobre as ações da companhia, a indústria naval e o encadeamento produtivo. A reunião, na Casa Firjan, faz parte das atividades em torno da realização da OTC Brasil 2025, que ocorre no Rio de Janeiro.

Recepcionando o encontro, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, citou o momento positivo do mercado de óleo e gás e da indústria naval, tanto no país quanto no estado de Rio de Janeiro. —Recentemente tivemos o leilão do 3º ciclo da ANP, com três áreas arrematadas no pré-sal fluminense. Também foi liberada a Licença Ambiental da Margem Equatorial, mais a quantidade de pedidos na indústria naval. São oportunidades de negócios e de desenvolvimento para o Brasil e para o estado do Rio —afirmou Caetano, reforçando que a Firjan apoia as ações para a cadeia produtiva naval.

Já o presidente da ONIP, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou que a entidade mantém o trabalho de integrar as empresas âncoras juntos com as empresas fornecedoras de serviços e equipamentos no mercado de óleo, gás e naval. Nesse sentido, segundo Eduardo Eugenio, a Transpetro possui um papel fundamental para integrar o setor naval. “A Transpetro tem uma atuação estratégica na recuperação das empresas fornecedoras, estaleiros, principalmente por conta do conteúdo local”, assegurou.

Durante o evento, ele lançou o Comitê de Empresas da ONIP, que terá o papel de agregar as grandes empresas do mercado de óleo, gás e naval aos fornecedores. Eduardo Eugenio convidou a Transpetro a integrar o comitê. Além da Firjan, participaram da reunião representantes das Federações das Indústrias dos estados do Pará, da Bahia e do Espírito Santo.

Programa de Renovação de Frota — O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, ressaltou o papel do estado do Rio de Janeiro na atuação do desenvolvimento das indústrias de óleo e gás e naval, e que deve servir de exemplo para os demais estados, principalmente em um momento, que surgem novas áreas de exploração no país. Ele afirmou também que a indústria naval tem que ser perene no país, como forma de garantir o desenvolvimento econômico das empresas.

—A Petrobras e a Transpetro contratarão 74 novas embarcações dentro do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras. Serão investimentos na ordem de R$ 30 bilhões — apontou Bacci. Já o diretor Corporativo e Jurídico da Transpetro, Thomas Arantes, detalhou aos empresários o programa de renovação de frota.

Presente na reunião, o superintendente de Relações Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Frederico Lamego, apresentou o Plano de Expansão SENAI SESI Amapá, de ações preparatórias para atuação na exploração da Margem Equatorial. Ele destacou a necessidade de parcerias com a Firjan, pela expertise que a federação tem no tema de óleo, gás, energias e naval, e demais entidades para enfrentar os desafios no estado do Norte e promover uma agenda positiva para a indústria e toda a sociedade local.

OTC 2025 —A OTC Brasil 2025 é realizada no ExpoRio Cidade Nova de 28 a 30 de outubro(terça a quinta-feira) e conta com o patrocínio Master da Petrobras; patrocínio Diamond das empresas Shell e TotalEnergies; patrocínio Platinum da Equinor, ExxonMobil, Petronas, Prio e TechnipFMC; patrocínio Ouro da Brava, Chevron e Repsol Sinopec; patrocínio Prata da bp; e patrocínio Bronze da OceanPact, Perbras, Vallourec e Tenaris. A EcoPetrol Brasil é patrocinadora do Club Offshore, o BTG Pactual Advisors é o Banco Oficial do evento e a Secretaria de Energia e Economia do Mar(Seenemar) do Governo do Estado do Rio de Janeiro é Parceira Estratégica. A United Airlines é a companhia aérea oficial da OTC Brasil e a Parceira de Conhecimento é a S&P Global Commodity Insights. O B&T XP é o Corretor Oficial de Câmbio; a Ambipar é a Parceira Oficial de Compensação de Emissões; e a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) é Associação Convidada. O evento ainda conta com os seguintes parceiros de mídia: eixos, Petro&Química, Brasil Energia, TN Petróleo, Upstream, Offshore e Oil & Gas Journal, Portal e TV Fator Brasil. O evento conta ainda com o Apoio Institucional da Abeemar, Abemi, Abespetro, Abimaq, ABPIP, Abraco, AHK Mercosul, Arpel, CESAR, EIC, Energy Workforce & Technology Council, Firjan SENAI SESI, IADC, IAPG, Rede Petro ES, SBGf, Syndarma e Abeam, e Visit Rio.

. Para acompanhar o evento, clique no Banner ao lado neste Canal Petróleo, Gás, Petroquímica, Dutos do Portal e TV Fator Brasil.