praca-italia-rj1

29/10/2025

Marco Casamonti/Archea Associati assina projeto que revitaliza a Praça Itália na região central do Rio de Janeiro

Escritório de arquitetura italiano com sede no Brasil transforma a Praça Itália em um novo espaço cultural e gastronômico, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, Aterro do Flamengo, e o Museu de Arte Moderna (MAM).

Neste mês, o Rio de Janeiro celebra a reinauguração da Praça Itália, um dos marcos culturais e urbanos da cidade, localizada entre a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Avenida Beira-Mar, em frente à histórica Casa d’Italia. A revitalização, conduzida pelo Consulado Geral da Itália, é assinada pelo escritório italiano Marco Casamonti/Archea Associati, referência mundial em arquitetura contemporânea, e faz parte do movimento de recuperação do Centro promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, chamado “Reviver o Centro”.

As obras, iniciadas em janeiro, deram uma nova configuração ao espaço, agora pensado para ser mais acolhedor, funcional e integrado à vida cultural da cidade. O projeto inclui a criação de um quiosque gastronômico, que funciona diariamente das 8 às 20 horas, criando um ponto de encontro para moradores e turistas; além de um novo mobiliário urbano, com bancos amplos e lixeiras; iluminação de última geração, para maior segurança; e um jardim vertical que amplia a presença de áreas verdes, contribuindo para o bem-estar, a estética e o conforto térmico do espaço.

De acordo com o escritório, o conceito do projeto foi inspirado nas praças contemporâneas italianas, associando referências de design urbano ao que há de mais avançado em soluções sustentáveis e tecnológicas, como os jardins e o solo permeáveis. O brasão da família da imperatriz Tereza Cristina Maria de Bourbon-Duas Sicílias também orientou a concepção do espaço, retomando a homenagem já presente na inauguração original da praça, em 1937, quando recebeu um busto de bronze em sua homenagem. Uma iniciativa que busca resgatar a memória de uma personagem histórica que teve participação relevante no incentivo à ciência, à cultura e à educação no século XIX no Brasil, além de representar a força da mulher imigrante.

Para Marco Casamonti, sócio-fundador da Archea Associati, a revitalização traduz a missão do escritório no Brasil e no mundo. —A Praça Itália foi pensada como um espaço de encontro entre culturas, onde a tradição italiana dialoga com o cotidiano carioca. Nosso objetivo foi criar uma arquitetura que acolha, inspire e celebre essa conexão histórica, oferecendo aos cariocas e turistas uma nova perspectiva sobre a urbanização e a convivência em espaços públicos— explica.

Além de espaço de lazer e contemplação, a Praça Itália também será palco de atividades culturais e gastronômicas realizadas todo ano, como a tradicional Settimana della Cucina Italiana, fortalecendo os laços com a comunidade ítalo-brasileira e ampliando a relevância do polo cultural instalado na vizinha Casa d’Italia.

Assim, quem visitar a praça pode conferir a exposição aberta ao público “Cidades em Cena”, no Polo Cultural ItaliaNoRio, até 29 de novembro. Produzida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, a mostra destaca a vitalidade criativa e construtiva italiana e dedica um espaço especial aos bastidores da revitalização da Praça Itália, com apresentação do projeto da Archea, com desenhos, plantas, renders, maquetes e depoimentos.

Olivia Argentini, diretora da Archea no Brasil e responsável pela Praça Itália, explica que o projeto representa um marco para a atuação do escritório no país. —A revitalização da Praça Itália é um gesto simbólico que traduz o DNA italiano da Archea em um espaço público do Rio de Janeiro, contribuindo para a requalificação urbana da cidade e para o fortalecimento das relações culturais entre Brasil e Itália. Trata-se de um passo importante para a valorização cultural e social na região, e para nós é motivo de grande honra poder contribuir com a sociedade carioca por meio da arquitetura —afirma.

A arquiteta por trás do projeto —Nascida no Rio de Janeiro e criada em Roma, a ítalo-brasileira Olivia Argentini tem formação acadêmica na Europa, com graduação e mestrado em Arquitetura pela Università di Roma Tre e intercâmbio na École d’Architecture de Marne-la-Vallée, em Paris, acumulando mais de uma década de experiência em projetos de grande porte. Especialista em Gestão de Projetos pela Poli-USP e fluente em quatro idiomas, a arquiteta também atua no conselho do Green Building Council Brasil (GBCB), promovendo práticas sustentáveis que têm transformado o setor da construção. Desde 2019, lidera a operação da Archea no Brasil, conduzindo empreendimentos que unem sofisticação estética, eficiência técnica e responsabilidade ambiental.

Nos últimos anos, com sua equipe, conquistou prêmios como Global Future Design Awards 2024, na categoria de “design de interiores”, pelo projeto do Wine Bar, do Parque Global, em São Paulo (SP), e menção honrosa do The International Architecture Award® 2025 (Prêmio Internacional de Arquitetura), concedido pelo The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies e pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design, pelo projeto do Auris Residenze, na categoria “edifício multifamiliar”, um empreendimento residencial de alto padrão que será construído em Balneário Camboriú (SC), pelo Fischer Group.

Marco Casamonti/Archea Associati — Fundada em 1988, em Florença, na Itália, por Laura Andreini, Marco Casamonti e Giovanni Polazzi, a Archea é um estúdio de arquitetura e design que se destaca por sua atuação global. Em 2001, Silvia Fabi, gerente do estúdio em Florença, tornou-se sócia dos fundadores. Considerado o segundo escritório da Itália por faturamento, o estúdio é formado por mais de 300 arquitetos espalhados por suas nove sedes, localizadas nas cidades de Florença, Roma, Milão, Gênova, Paris, Tirana, Dubai, São Paulo e Pequim. Isso proporciona aos seus clientes o benefício de um atendimento personalizado, com conhecimento local, mas ao mesmo tempo com todo o suporte de habilidades e recursos da rede internacional. Assim, a Archea desenvolve projetos de arquitetura, de planejamento urbano, design de interiores, design de produtos, design gráfico e consultorias, combinando pesquisa e prática em diferentes escalas, em todo o mundo.

Seus sócios também desempenham um papel importante no meio acadêmico, lecionando em prestigiadas faculdades italianas. Marco Casamonti é professor titular na Faculdade de Arquitetura de Gênova, enquanto Laura Andreini ocupa a mesma posição na Universidade de Florença. Multipremiado internacionalmente, o estúdio foi reconhecido por sua abordagem inovadora e participação em grandes eventos internacionais, incluindo várias edições da Bienal de Arquitetura de Veneza. Seu portifólio abrange desde o planejamento urbano ao design de produto, do design de iates às exposições. Por ter um grande leque de habilidades multiculturais, técnicas e gerenciais, a Archea considera todos os aspectos e os elementos de um projeto, oferecendo soluções criativas para cada um deles. | www.archea.it e, redes sociais.