Voltalia divulgou seus resultados do segundo trimestre no dia 24 de julho (quinta-feira), onde dados mostram crescimento da produção de +13% (para 1,3 terawatts-hora), apesar do maior nível de curtailment no Brasil. Redução do faturamento de -13% (-7% a taxas de câmbio constantes), impactado principalmente pelo efeito preço decorrente do fim de contratos de curto prazo com valores elevados (efeitos de produção antecipada), e por uma taxa de câmbio EUR/BRL desfavorável em relação a 2024, resultando em um faturamento de 81,7 milhões de euros.
Serviços a terceiros: Forte crescimento impulsionado pela construção de usinas, especialmente na Irlanda, Espanha e Reino Unido, aliado à expansão das atividades de Operação e Manutenção, elevando a receita da área de Serviços para 65,9 milhões de euros. A receita foi reprocessada para refletir a descontinuação do segmento de Suprimento de Equipamentos no primeiro semestre de 2025.
Indicadores operacionais de capacidade e produção até 30 de junho de 2025: aumento da produção de energia no primeiro semestre de 2025: alta de 14%, totalizando 2,4 terawatts-hora, apesar da restrição de geração no Brasil, que somou 268 gigawatts-hora — o equivalente a 14% da produção brasileira e 10% da produção total.
Capacidade em operação e construção: crescimento de 7%, totalizando 3,3 gigawatts, sendo 2,5 gigawatts em operação e 0,8 gigawatt em construção.
Capacidade operada para clientes terceiros: aumento de 20%, totalizando 7,7 gigawatts.
Objetivos operacionais para 2025 — Capacidade em operação e em construção de cerca de 3,6 gigawatts (+10% em comparação com 2024), incluindo cerca de 3 gigawatts em operação (+20%), com a maior parte do comissionamento no final de 2025.
Produção de cerca de 5,2 terawatts-hora (+10% em comparação com 2024).
Plano de Transformação Spring: atualização sobre o diagnóstico — A fase de diagnóstico foi concluída em junho de 2025 – resta definir as medidas a tomar, que serão apresentadas juntamente com os resultados semestrais de 2025.
— A Voltalia continua a crescer no primeiro semestre do ano com um aumento no faturamento, impulsionado por nossas atividades de Serviços, que mitigaram a queda temporária nas Vendas de Energia. Esse impulso, combinado com um aumento de 14% na produção e um portfólio de usinas operacionais totalizando 3,3 gigawatts, reflete nossos sólidos indicadores operacionais subjacentes. Em linha com as nossas atividades comerciais, estamos finalizando nosso plano estratégico Spring, cujas ações serão apresentadas em setembro para implementação imediata, com o objetivo de fortalecer nossa competitividade e agilidade diante da rápida evolução do setor. Neste mercado de energias renováveis em rápida mudança, a Voltalia está totalmente mobilizada para transformar esses desafios em alavancas para um crescimento sustentável e lucrativo —declara Robert Klein, CEO da Voltalia.
Análise das atividades — O faturamento do primeiro semestre de 2025 atingiu 257 milhões de euros, um aumento de +9% às taxas de câmbio atuais (+13% às taxas de câmbio constantes). Embora as vendas de energia tenham caído -9% às taxas de câmbio atuais, o crescimento foi impulsionado pelos serviços a terceiros, que aumentaram 50% às taxas de câmbio atuais (+50% às taxas de câmbio constantes). As vendas de energia e os serviços representam, respetivamente, 59% e 41% do volume de negócios do primeiro semestre de 2025. Por região geográfica, 64% do volume de negócios semestral foi gerado na Europa, 30% na América Latina e 6% em África.
O faturamento do segundo trimestre de 2025 atingiu 147,7 milhões de euros, um aumento de +11% (+16% a taxas de câmbio constantes), impulsionado pelo aumento de +69% nos Serviços para clientes terceiros (+70% a taxas de câmbio constantes), que mitigou a queda temporária de -13% nas vendas de energia. As vendas de energia e os serviços representam, respectivamente, 55% e 45% do faturamento do segundo trimestre de 2025.
Venda de energia — O faturamento do primeiro semestre de 2025 com vendas de energia atingiu 152,1 milhões de euros, uma queda de -9% (-2% a taxas de câmbio constantes). A taxa média EUR/BRL foi de 6,30 no primeiro semestre de 2025, em comparação com 5,49 no primeiro semestre de 2024.
A produção no segundo trimestre de 2025 atingiu 1.257 GWh, um aumento de +13% em comparação com o segundo trimestre de 2024, quando foi de 1.111 GWh. O aumento se deve a melhores condições de recurso no Brasil e ao crescimento da capacidade operacional, com destaque para a Helexia na Europa e no Brasil. A capacidade operacional está distribuída em 61% na América Latina, 36% na Europa e 3% no resto do mundo.
Serviços — O faturamento do primeiro semestre de 2025 proveniente de serviços prestados a terceiros atingiu 104,8 milhões de euros, um aumento de +50% (+50% a taxas de câmbio constantes). O segmento de Desenvolvimento e Construção cresceu +55%, atingindo 89,5 milhões de euros, e o segmento de Operação e Manutenção cresceu +26%, atingindo 15,3 milhões de euros. Vale destacar que, no primeiro semestre de 2025, a Voltalia iniciou o processo de descontinuação do segmento de Suprimento de Equipamentos. Os faturamentos do primeiro semestre e do segundo trimestre de 2025 (assim como os dos períodos comparativos) foram reprocessados para refletir a exclusão desse segmento.
O faturamento do segundo trimestre de 2025 proveniente de serviços a terceiros atinge 65,9 milhões de euros, um aumento de +69% (+70% a taxas de câmbio constantes).
O volume de negócios de Desenvolvimento e Construção para terceiros atinge 57,8 milhões de euros, um aumento de +79% (a taxas de câmbio atuais e constantes), impulsionado pelo crescimento da atividade de construção para terceiros, que registrou um aumento de +65% no volume de negócios (a taxas de câmbio atuais e constantes). Os projetos atualmente em construção na Irlanda, Espanha e Reino Unido representam, no total, mais de 800 MW.
O faturamento com operações e manutenção para clientes terceiros atingiu 8,1 milhões de euros, um aumento de +23% (+26% a taxas de câmbio constantes) em comparação com o segundo trimestre de 2024. A capacidade operada em nome de terceiros atingiu 7,7 GW (um aumento de +20%), graças a novos contratos, especialmente em Portugal e no Brasil.
Destaques no Brasil no 2T25 — A produção da Voltalia no Brasil aumentou 17% no segundo trimestre de 2025, impulsionada por melhores condições de recurso em comparação com o mesmo período de 2024. Apesar do aumento, o país enfrentou cortes de geração de 181 GWh no trimestre, totalizando 268 GWh no acumulado do semestre — o que corresponde a 14% da produção brasileira e 10% da produção global da Voltalia no período.
O volume de 268 GWh cortados da produção brasileira ficou acima das estimativas para o semestre. Na apresentação dos resultados anuais de 2024, a Voltalia indicou que suas metas operacionais para 2025 consideravam uma premissa de curtailment de 10% no Brasil (ante 21% em 2024).
Um Grupo de Trabalho (GT) criado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE)para limitar o impacto da redução está dando continuidade às suas ações. Como resultado, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) possibilitou a transmissão de um volume maior de energia. O objetivo é explorar mais a geração eólica, reduzindo assim os cortes geração renovável e o uso de usinas térmicas.
A Voltalia continua confiante em um desfecho favorável, no médio prazo, das ações legais e contenciosas iniciadas para compensação; no entanto, diante desse contexto em evolução, nenhuma compensação foi considerada para 2025.
Indicadores operacionais da Voltalia no Brasil: .Capacidade instalada: 1,535 MW, consolidando a posição da Voltalia no país.
. Geração de energia: 804 GWh no segundo trimestre, representando uma parcela significativa da produção global da empresa no período (1,257 GWh).
. Impacto dos cortes de geração: 181 GWh da produção de energia afetada
Perfil — A Voltalia é uma empresa internacional que atua no setor de energias renováveis. O Grupo produz e vende eletricidade a partir de suas instalações eólicas, solares, hidrelétricas, de biomassa e de armazenamento. Possui 3,3 GW de capacidade em operação e em construção, e um portfólio de projetos em desenvolvimento com uma capacidade total de 17,4 GW.
A Voltalia também é uma prestadora de serviços, apoiando seus clientes de energia renovável em todas as etapas de seus projetos, desde a concepção até a operação e a manutenção.
Pioneira no mercado, a Voltalia oferece uma ampla gama de serviços para empresas, desde o fornecimento de eletricidade verde até serviços de eficiência energética e a produção local de sua própria eletricidade.
Com mais de dois mil funcionários em 20 países em três continentes, a Voltalia tem a capacidade de atuar globalmente em nome de seus clientes.
A Voltalia está listada no mercado regulamentado Euronext em Paris (FR0011995588 – VLTSA) e está incluída nos índices Enternext Tech 40 e CAC Mid&Small. A empresa também está incluída, entre outros, nas classificações MSCI ESG e nas classificações Sustainalytics.