A Estrela é a Holding do grupo Tora Transportes (“Grupo Tora”), um dos maiores operadores logísticos do país que há mais de 50 anos acumula expertise na área de integração rodoferroviária e operação de terminais, voltada à movimentação de grandes tonelagens.
— A Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN” ou “Companhia”) (B3: CSNA3; Nyse: SID), em atenção ao artigo 157, § 4º, da Lei nº 6.404/1976 e à Resolução CVM nº 44/2021, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou, em 10 de dezembro de 2024(terça-feira), uma proposta vinculante (“Proposta Vinculante”) para aquisição de ações representativas de 70% (setenta por cento) do capital social da Estrela Comércio e Participações S.A. (“Estrela”), pelo preço total de R$ 742.500.000,00 (setecentos e quarenta e dois milhões e quinhentos mil reais) sendo que R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais) serão pagos na conclusão da transação e o restante do preço total será pago em três parcelas anuais (“Potencial Operação”).
A Estrela é a Holding do grupo Tora Transportes (“Grupo Tora”) [https://tora.com.br], um dos maiores operadores logísticos do país que há mais de 50 anos acumula expertise na área de integração rodoferroviária e operação de terminais, voltada à movimentação de grandes tonelagens. O relacionamento comercial entre o Grupo Tora e a companhia perdura há 35 anos e esta aquisição estratégica tem por objetivo promover forte crescimento das operações intermodais explorando mais intensamente a infraestrutura atual nas regiões de operação, fortalecendo a atuação da CSN no segmento de logística.
Em razão da assinatura da Proposta Vinculante, os acionistas da Estrela e a Estrela outorgaram à companhia exclusividade na análise, negociação, formalização e consumação da Potencial Operação.
De acordo com a Proposta Vinculante, a eventual consumação da Potencial Operação dependerá da obtenção das aprovações legais e regulatórias exigidas de acordo com a legislação aplicável, incluindo, sem limitação, aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), além do cumprimento de outras condições precedentes a serem previstas nos documentos definitivos da Potencial Operação.
A CSN se compromete a manter seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados acerca dos eventuais desdobramentos relevantes relacionados à Potencial Operação, nos termos da legislação aplicável — conclui Antonio Marco Campos Rabello, diretor executivo Finanças e Relação com Investidores, em comunicado.