Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2009 - 12:30

30 de setembro: um presente para a secretária sorridente


"Ela chega tão meiga e tão bela / Puxa as cortinas e abre as janelas,
Sempre com a mesma delicadeza,
E depois na sua sala ao lado atende o telefone e anota os recados,
E coloca sobre minha mesa,
Está sempre muito sorridente trata bem todos meus clientes,
Para ela não há sacrificio,....." (Secretária - Amado Batista)

Minhas amigas secretárias, o dia 30 de setembro é muito especial, por comemorarmos o Dia da Secretária. E descobri que a origem desta data tem duas versões: A primeira diz que ocorreu em 1867 com a invenção da máquina de escrever por Christopher Sholes. Em homenagem ao centenário do nascimento de sua filha Lilian Sholes, que ao testar o invento tornou-se a primeira mulher a datilografar em público, as fabricantes de máquinas de escrever realizaram em 30 de setembro, data de aniversário de Lílian, diversas comemorações com concursos para escolher a melhor datilógrafa. Esses concursos se repetiram todos os anos, no mesmo dia e com a participação de muitas secretárias, passando então a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".

De acordo com a segunda versão, São Jerônimo, homenageado em 30 de setembro, tornou-se o santo protetor das Secretárias. Ele estudou gramática, retórica e filosofia em Roma e tornou-se secretário do papa Damaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384. Qual das duas versões você prefere?

Mas foi com o surgimento das associações de classe que a data tornou-se popularizada como forma de reconhecimento da profissão, tendo sido regulamentada em 1985 pela Lei 7377. Em São Paulo, o Dia da Secretária foi oficializado pela Lei 1421/77. Existe também o Dia Internacional da Secretária, que é comemorado na última quarta-feira de abril.

Aproveitando esta merecida comemoração, para quem não foge à luta e que tem no sorriso sua marca registrada, gostaria de presenteá-las com curiosidades sobre a amigável relação da Mulher com o Riso:

Segundo a psicóloga Mariana Funes, a risada das mulheres têm uma freqüência mais elevada (cerca de 502 hertz) do que os homens (cerca de 276 hertz). Eu acredito que é porque as mulheres são mais predispostas ao riso, pois as estatísticas mostram que:

i) 30% das mulheres riem às gargalhadas 2 ou 3 vezes ao dia, contra os homens que não chegam a 20%;

ii) 93% das mulheres respondem com um riso a outro riso, contra apenas 67% dos homens;

iii) 72% das mulheres riem instantaneamente pelo riso de outras pessoas, contra 56% dos homens; e,

iv) as mulheres riem muito mais quando estão na presença dos homens e estes dizem mais piadas na presença das mulheres.

Uma Boa Notícia. O Riso Emagrece: uma pesquisa realizada na Univ. Vanderbilt, EUA, que constatou que 10 a 15 minutos de boas risadas queimam aproximadamente 50 calorias (equivalente a uma barra média de chocolate), ou seja, 2 kg por ano.

Outra Boa Notícia. O Riso Rejuvenesce: algumas secretárias vivem dizendo que não dão muitas risadas porque senão ficam cheias de rugas. Isso já era, pois está comprovado que o movimento muscular facial e a irrigação sanguínea que o riso e o sorriso produzem é que desenrrugam.

E para estas poucas secretárias que tem dificuldades para dar umas gargalhadas, eu termino com uma Ótima Notícia: já existe no mercado dermatológico, um produto da neurocosmética, à base de extratos de plantas com ação semelhante à da endorfina (hormônio da alegria), chamado fitoendorfina, que visa melhorar o estado de ânimo da pele, ajudando a retardar o seu envelhecimento. Que beleza, heim!

É por isso que o Doutor Risadinha recomenda: Sorria e tenha um bom dia.| Site: www.doutorrisadinha.com.br e o Blog: http://doutorrisadinha.blogspot.com

. Por: Marcelo Pinto e o Doutor Risadinha, palestrante e autor do livro Sorria, você está sendo curado - Ed. Gente.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira