Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2009 - 10:51

Ahnidras: Construção com fé e muito trabalho


Perseverança na política de qualidade, responsabilidade ambiental e de sustentabilidade, para tanto, o ISO 9001 e o Certificado Ambiental estão a caminho.

Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, tônica que percorre quase toda conversa de quem já lidou com a trajetória de construir degrau por degrau uma carreira de sucesso. Mas, para o empreendedorismo chegar realmente lá, significa cumprir as regras, e ultrapassar as barreiras do imaginário, é aí que entra o visionário, a competência e a ética.

Jorge da Silva Sardinha, um metalúrgico aposentado, hoje, empresário no ramo naval, especializado na atividade de pintura de navios, nascido em 1954, carioca de Padre de Miguel, que veio ao mundo pelas mãos de uma parteira. É pai de duas filhas: Mariana e Rafaela e avô do Kauã.

Em Padre Miguel até seus 15 anos de idade concluiu o estudo fundamental, depois foi morador do Centro do Rio de Janeiro nas proximidades da Cruz Vermelha, onde residiu até os 22 anos. Durante este período que residiu no Centro do Rio concluiu o agora ensino médio, fez curso técnico de Supervisor de Estrutura no colégio Nilo Peçanha em Niterói (RJ), herdando assim as aptidões que vem de berço “metalúrgico”, já que sua mãe exercera a mesma atividade até se aposentar.

Ainda aos 16 anos de idade deu início a sua carreira, onde já demonstrava a vocação para metalúrgica. Trabalhou como metalúrgico automobilístico de 1970 até o início de 1976. Ainda em 1976 mudou para o ramo naval no Arsenal de Marinha como técnico de estrutura (navios), onde então, nasce a paixão pela atividade naval, e finalmente decidiu em que setor da metalurgia ele iria trabalhar, ficou lá até 1989. Em meados de 1989 foi trabalhar no antigo estaleiro EMAQ – Engenharia e Máquinas S/A com o cargo de coordenador de obras. Neste período ele lembrou o quanto foi bem sucedido na atividade que escolhera pra exercer, pois logo após assumir o cargo de coordenador de obras na EMAQ, o Brasil enfrentou uma das maiores crises metalúrgicas da história que se estendeu por toda a década de 90. Independente da crise, o estaleiro não foi tão atingido como as demais empresas que vieram inclusive, a falência, lá continuava o destino que escolhera. Sempre muito devoto a São Jorge (seu nome de batismo, dado em homenagem ao santo) agradecia sempre por não ser um dentre os milhões de metalúrgicos que ficaram desempregados, onde vários deles caíram na informalidade.

Em 1996 completou seus 25 anos de carreira aposentando-se logo no ano seguinte, o que para muitos, pela experiência que ele adquiriu e a importância que conquistou dentro de suas atividades naval, seria uma grande perda – a formação de uma mão-de-obra exige tempo, muito investimento pessoal e empresarial. Na época ele acompanhou em média 200 obras, dentre elas: Navios Cargueiros de 10.000 TPB, Navios Petroleiros de 55.000 TPB, Navios Produtos Claros de 43.600 TPB, Graneleiros de 70.000 TPB, Container Ship Ro-Ro/Lo-Lo de 33.600 TPB, Multipurpose de 10.900 TPB, Rebocadores e Chatas diversos tipos de Manifolds Submarinos. Abrangeu todas as atividades da construção naval: Reparos navais; Conversões; Grandes reformas; Reparos em plataformas; Estruturas submarinas.

“Como deixar um gigante de 1,65m de altura se aposentar?”, Foi nesta altura que Sardinha recebeu uma proposta do presidente do estaleiro senhor Manuel Ribeiro [a quem sempre agradece muito] para ter sua própria empreiteira na transição do estaleiro EMAQ para o atual EISA – Estaleiro Ilha S/A. Estudou a proposta e tornou-se um empregador desde o ano de 1998 e chegou até aqui como empregador hoje de 170 funcionários, e com grande responsabilidade social, uma luta que mantém sem apoio, simplesmente porque acredita que sua contribuição pode transformar vidas.

Assim nasceu a Ahnidras que “sempre se compromete em atender os requisitos dos serviços prestados, trabalhar continuamente buscando aperfeiçoamento, melhoria e qualidade, planejando e executando os serviços dentro dos prazos previstos.

Atenta na promoção, no desenvolvimento profissional, segurança dos seus colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho seguro de justa remuneração, provendo a qualificação e competências necessárias.

Compromissos em agir na direção de um compromisso crescente com a responsabilidade social, visando qualidade de vida de seus empregados e familiares, comunidade local e sociedade como um todo, de forma a contribuir com as ações governamentais”, destaca o orgulhoso Sardinha.

A Ahnidras Pinturas Navais Ltda. é a sucessora da J.S.P. Reparos Navais Ltda. M.E., constituída em 1999, no ano de 2005 passou a operar com seu nome atual, detendo, portanto ao longo desses sete anos constantes atividades de prestação de serviço no setor naval, agregando assim valores: qualidade dos serviços, satisfação do cliente, cumprimento de prazo, aperfeiçoamento contínuo dos processos de trabalho e solidez.

A Ahnidras Pinturas Navais é uma empresa especializada na aplicação de revestimentos anticorrosivos, sua atuação principal é na área naval: navios e embarcações de médio e grande porte. Possui mão-de-obra altamente qualificada, utiliza os melhores revestimentos disponíveis no mercado, trabalhando em parceira com os principais fabricantes de tintas e revestimentos.

Os principais serviços oferecidos são: .Consultoria técnica em anticorrosão | . Preparação de superfícies, pelos métodos do Jateamento abrasivo seco | Hidrojateamento | Ferramentas mecânicas | Revestimento anticorrosivos: Pintura Naval; Pintura Industrial.

“O resultado do trabalho executado pela Ahnidras é a qualidade do serviço, comprometimento na execução e entrega do serviço dentro do prazo estipulado pelos contratos firmados com nossos clientes e a satisfação do cliente”, frisa o empresário.

“O ser humano ao longo de sua existência usou os recursos naturais que eram muitos na natureza. Ainda sem consciência nós utilizamos seus recursos e deixamos os resíduos na mesma, e esta mesma aceita sem reclamar. Com a industrialização e o crescimento da população mundial, o planeta foi adoecendo e fomos perdendo a qualidade de vida.

A preocupação com meio ambiente vem crescendo a cada dia, se não fizermos nada pelo planeta ele corre graves riscos de degradação comprometendo a nossa qualidade de vida e o futuro das novas gerações. Por isso a empresa Ahnidras Pinturas Navais vem se preocupando com o crescimento de seus serviços de modo conscientizar seus funcionários a utilizar meios de não degradá-la, ministrando palestras e cursos sobre os aspectos do meio ambiente, impacto ambiental e sistema de gerenciamento ambiental”, reflete a equipe Ahnidras, liderada pelo braço forte da gerente Juliana Rodrigues, ex-gerente do Bradesco que assumiu o leme administrativo da empresa.

Política Ambiental - A administração definiu a política ambiental da organização e assegura que a mesma: seja apropriada à natureza; assegura que nossa atividade e serviços não tenham impactos ambientais; inclui um compromisso de atender a legislação ambiental e regulamentos pertinentes, bem como outros requisitos; proporcionar uma estrutura para o estabelecimento e atualização dos objetivos e metas ambientais.

“Com isso temos compromisso com a melhoria contínua, qualidade de vida de nossos funcionários juntamente com a preservação do meio ambiente”, lembra Juliana.

Responsabilidade Social: - Projeto Analfabetismo Zero na Indústria, em parceria com sistema Firjan; - Projeto Educa Mais do Sistema Firjan para jovens e adultos, inserção social de duas comunidades do entorno na Ilha do Governador: A Comunidade Sapucaia e Praia da Rosa.

“Mesmo com plano de carreira, planos de saúde, adicional mais gratificação, enfim, salários e benefícios equiparados aos funcionários do estaleiro EISA, a grande maioria [30% deles] com mais de 40 anos, alguns com deficiência física, outros primeiro emprego, -que iniciam normalmente, como ajudante na pintura dos navios, chegam sem sequer saber ler e escrever, e hoje são orgulhosos de por exemplo, acompanhar os cursos de qualificação para o uso das tintas, realizados pelos profissionais da fornecedora [Tintas International], ler o nome dessas tintas, das cores, e composições”, destaca a gerente.

A Segurança e Medicina do Trabalho Lei Nº. 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Sesmet – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: O Sesmet da empresa Ahnidras e inteiramente ativo e presente em todas as atividades laborais da empresa, com as devidas implementações de programas, tais como; PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais.

“ Os profissionais técnicos da Ahnidras Pinturas Navais após identificarem os potenciais riscos existentes na empresa e nas atividades exercidas, procedem com a avaliação dos fatores de risco e indicam as medidas de controles necessárias e elaborando os devidos planos de segurança para execução das tarefas”, explica a direção.

Aliás, uma equipe super unida e cuidadosa com os afazeres da empresa, que passa pela secretária Ana Azevedo o gerente financeiro Aleandro de Holanda, os técnicos de Segurança do Trabalho, Victor Hugo e Djalma Marques, sob a liderança e parceria de Juliana Rodrigues, que almejam ser fornecedores de serviços da Petrobras, pois já conseguem prestar a excelente mão-de-obra para alguns outros estaleiros.

PCMSO – Programa de Controle Médico Saúde Ocupacional: Este programa tem como implementadores á empresa Sesi – Serviço Social da Indústria que controla e trabalha em conjunto com Sesmet da empresa Ahnidras Pinturas Navais Ltda.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: “Nossa empresa dispõe de uma CIPA composta por 14 funcionários, que em conjunto com os técnicos de segurança da empresa colaboram na prevenção de acidentes e na elaboração e implementação nos devidos documentos inerentes a segurança no trabalho”, afirma Sardinha.

Com treinamento de 20 horas para todos os membros da CIPA, com seguinte currículo programático; - Estudo do Ambiente, das Condições de Trabalho, bem como dos riscos originados no processo de trabalho; - Metodologia de Investigação e análise de acidente e doenças do trabalho; - Noções sobre Acidentes e Doenças do Trabalho decorrentes de exposição a riscos existentes na empresa; - Noções Sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção; - Noções Sobre a Legislação Trabalhista e Previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; - Princípios Gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; - Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão.

Principais obras que a Ahnidras esteve presente com a sua mão-de-obra: - Petrobras; - PDVSA – PDV Marina S/A; - STX Europe;- Log-In – Logística Intermodal;- UP Offshore Apoio Marítimo Ltda;- Gypsum; - Norsul.

Ahnidras [Sardinha de trás pra frente], filho de Jorge Guerreiro [São Jorge], que um dia lhe ofereceram um limão, e ele correu para fazer a limonada. Abriu caminhos para centenas de pessoas, e continua sonhando, como sonha todo um grande líder.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira