Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2007 - 07:57

LANXESS lança produtos de alta performance na FIMEC 2007

As vendas de produtos químicos para couro foram um dos maiores destaques da companhia em 2006, com crescimento superior a 20%.

A LANXESS, um dos principais players da indústria química mundial, por meio de sua unidade de negócios Couros, apresentará os mais recentes avanços nos processos de recurtimento e acabamento de couro na FIMEC - 31ª. Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de abril, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

As vendas da unidade de negócios Couros cresceram mais de 20% em 2006. “Atualmente, a LANXESS é uma das líderes de mercado no setor de produtos químicos para couro e está entre os poucos fornecedores que tem uma linha de produtos químicos completa para sua produção”, comenta Fábio Fonseca, gerente da unidade de negócios Couros no Brasil.

Na FIMEC, a LNAXESS mostrará os últimos avanços na área de recurtimento, tal como o RETINGAN® ZF, a primeira resina agente de recurtimento sem formadeído livre, e as últimas tendências em couro e artigos de moda para a Primavera/Verão 2008, intitulada “Fresh Vibrations & Back to the Future”, criados pelo Competence Center Italian Innovation, situado em Sta.Croce/Toscana, que envolve todos os técnicos da LANXESS ao redor do mundo. Além disto, os staffs mundial, regional e local da LANXESS estarão presentes no evento criando o cenário ideal para troca de idéias sobre a situação técnica e mercadológica mundial.

De acordo com Evandro Kich, gerente técnico para a América do Sul, além de investir fortemente em desenvolvimento de produtos, pesquisa, laboratório e treinamento mundial de seus técnicos, ao participar de uma feira tão importante como a FIMEC a LANXESS demonstra comprometimento com o mercado de couros.

Os produtos desenvolvidos pela LANXESS incluem agentes de curtimento inorgânicos e sintéticos, conservantes, auxiliares de tingimento e acabamento, óleos e corantes. Dentre as novidades que serão apresentadas na FIMEC, merecem destaque:

Produtos para recurtimento - RETINGAN® ZF: o primeiro e único recurtente genuinamente resínico isento de formaldeído livre. O novo RETINGAN® ZF não contamina o couro com formaldeído livre, mas tem todas as vantagens de desempenho de um recurtente resínico. Devido a sua estrutura química e peso molecular, as resinas se ligam preferencialmente à parte vazia dos couros, um efeito conhecido como preenchimento seletivo. Com isso a flor do couro se torna mais firme e mais uniforme, aumentando o rendimento de corte. Somente os produtos genuinamente resínicos têm essa característica.

TANIGAN® PAK-N-A: agente neutralizante aniônico para recurtimentos com alta solidez à luz, resistência ao amarelamento pelo calor e com boas propriedades de lixamento.

Vantagens da neutralização com TANIGAN® PAK-N-A: o wet blue contém ácidos livres e durante o armazenamento mais acidez pode se formar, reduzindo o pH no couro. Estes ácidos devem ser neutralizados antes do recurtimento, evitando prejuízos ao couro. Os sais alcalinos simples somente alteram o pH, porém não tem efeito sobre o Ponto IsoElétrico (P.I.). O problema do curtidor é o fato de que o aumento do pH aumenta o risco de flor solta no couro. TANIGAN® PAK-N-A modifica o P.I., o que permite uma neutralização a um pH mais baixo e couros de flor mais firme. O TANIGAN® PAK-N-A também é isento de formaldeído.

LEVOTAN® C-A: recurtente amaciante, sólido à luz e com bom poder de dispersão. Combinado com taninos sintéticos e vegetais, ou ainda com recurtentes resínicos proporciona couros macios e de flor firme. Ele é extremamente adequado para couros batidos, por ex. couro para bolsa, napa calçado e vestimenta. O LEVOTAN® C-A ajuda a estabilizar polímeros acrílicos e os dispersa bem, mesmo com valores de pH baixos, mantendo assim o toque macio. A utilização do LEVOTAN® C-A reduz consideravelmente a quantidade de rugas em diferentes matérias-primas, aumentando assim o rendimento do corte.

BLANCOROL® ZB-33: material curtente à base de zircônio, com boa solubilidade na água. É adequado para curtimento e recurtimento branco, reduzindo a elasticidade dos couros e aumentando a retenção da estampa, importante vantagem no caso de artigos gravados.

C2I2: Novos artigos e novas tendências nos setores de calçados, móveis e vestuário, não estão mais restritos à um único país, são mundiais. Conseqüentemente é muito importante estar a par das últimas tendências e cores. Com isso em mente, o Competence Center Italia Innovation - C2I2, situado em Sta Croce, Toscana, mostrará as últimas tendências e cores da moda para a Primavera/Verão 2008, intitulada “Fresh Vibrations & Back to the Future”. O Competence Center Italia Innovation - C2I2, envolve técnicos da LANXESS do mundo todo, o que lhes permite trocar informações sobre novos artigos muito rapidamente.

Produtos para acabamento - BAYDERM® Finish GB-A: é um top coat à base de água para todos os tipos de couro – especialmente couros batidos – com um ótimo grau de brilho, aparência natural e maciez.

A LANXESS também apresentará uma nova geração de tops acrílicos, composto de um top fosco sem sílica para móveis e calçados, baseado em uma tecnologia inovadora. Este top proporciona uma boa resitência no teste de fricção úmida, boa resistência à flexão e um toque muito agradável e macio. Os acabamentos feitos com esse produto não tendem a repolir. Esse produto pode ser utilizado como componente único ou combinado com um top brilho da mesma linha, para obter graus de brilho desde semi-opaco a brilhante.

Entre outros destaques estão a famosa gama de corantes líquidos LEVADERM® com ótimas solidezes, principalmente resistência ao manchamento por gota d’água, solidez à luz e resistência à migração e o sistema X-Grade de alto desempenho com ótimas propriedades de enchimento, composto do EUDERM® X-Grade CGS (Sistema Flor Corrigida) e do EUDERM® X-Grade FGS (Sistema Flor Integral). Ao contrário dos sistemas tradicionais de upgrade, o novo sistema X-Grade tem a capacidade de preencher defeitos da flor do couro sem perder o seu volume durante a secagem. O EUDERM® X-Grade CGS é recomendado para o uso em couros flor corrigida e raspas, enquanto o EUDERM® X-Grade FGS foi desenvolvido para couros de flor integral e é particularmente adequado para a aplicação com um cilindro de máquina multiponto adequado. Devido ao ótimo efeito de cobertura e preenchimento, obtém-se uma aparência natural e de alta qualidade.

LANXESS – A LANXESS é uma empresa nova e independente, com sede na Alemanha, e presente em outros 18 países. Com um portfólio variado de produtos, a empresa conta com 17.300 colaboradores que atuam nas áreas de proteção de materiais; químicos para couros; aditivos para polímeros e borrachas; corantes e pigmentos especiais; pigmentos inorgânicos; plásticos de engenharia; química básica e fina; borrachas sintéticas; resinas de troca iônica e produtos auxiliares têxteis. No Brasil, a LANXESS tem 407 funcionários distribuídos nas unidades da empresa nas cidades de São Paulo, Porto Feliz (SP) e São Leopoldo (RS).

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira