Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

03/04/2007 - 08:46

'A mulher que empreende'


Aconteceu no último 28 de março, em Brasília a etapa nacional do prêmio Mulher Empreendedora 2006, promovido pelo Sebrae em todo o país com participação de outras entidades de valorização da mulher. O Rio teve lugar de destaque, pois, entre 1,7 mil inscrições, nada menos que 424 foram em municípios fluminenses.

O objetivo do prêmio é destacar ações de sucesso de empreendedoras individuais ou em associação, apresentando exemplos que podem servir de inspiração e estímulo para outras mulheres. No atual concurso, a vitoriosa do Rio na categoria de proprietária de microempresa é Mônica Buriche, que relatou uma história de superação de dificuldades, até o sucesso, na criação da lavanderia Laundry Service, no Leblon.

A outra vitoriosa do Rio, na categoria de cooperativas, é Marilac Estruc, criadora da Associação de Artesanato Tesourão Art & Cor de Nilópolis. Trata-se também de um notável exemplo de empreendedorismo. A associação, inicialmente com 12 artesãos, reúne atualmente 110, com notáveis perspectivas de sucesso. As duas vencedoras do Rio concorreram, entre as finalistas, ao prêmio nacional em Brasília.

A avaliação das candidatas leva em conta as características da empresária diante da busca de oportunidades, persistência, capacidade de superar desafios, criatividade, liderança. A comissão julgadora analisa se o caso pode incentivar outras pessoas que querem empreender, e se houve criatividade na ação empreendida e capacidade de transformar um sonho em realidade. Enfim, o prêmio, que atrai crescente número de inscrições ano a ano, é um momento especial de reconhecimento do papel criativo da mulher no empreendedorismo brasileiro. Há dez anos, elas estavam à frente de pouco mais de 30 % das empresas brasileiras. Hoje, quase a metade, 48 % dos empreendimentos são tocados por mulheres. * Viva a mulher empreendedora fluminense!

. Por: Sérgio Malta – Superintendente Regional do Sebrae/RJ

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira