Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

05/05/2009 - 09:55

SABIC Innovative Plastics cria estande interativo na Brasilplast 2009

De 4 a 8 de maio, a SABIC Innovative Plastics expõe as diversas possibilidades de aplicação do plástico na vida moderna.

São Paulo, SP— Observar, experimentar e admirar-se com as inúmeras alternativas que os termoplásticos podem proporcionar. Essa é a proposta da SABIC Innovative Plastics para a 12ª Feira Internacional da Indústria do Plástico, a Brasilplast 2009.

Com um estande interativo, a companhia traz novidades em aplicações para diversos setores, como automotivo, eletro-eletrônico, construção civil, saúde e segurança, além de soluções em utensílios domésticos e instrumentos musicais.

“A idéia é montar um espaço de experimentação. Queremos mostrar ao público, de forma interativa, como nossos plásticos de engenharia ajudam a tornar possível a fabricação de produtos inovadores. Desenvolvemos tecnologias capazes de criar uma conexão entre materiais, projeto e processamento, além de ajudar nossos clientes a obter êxito e aumentar sua competitividade no mercado”, diz Ricardo Knecht, Presidente da SABIC Innovative Plastics para a América do Sul.

Dividido em ilhas temáticas, o estande da empresa pretende proporcionar aos visitantes uma experiência diferenciada com seus materiais, mostrando as diferentes texturas, cores, formatos e as inúmeras soluções que seus produtos podem oferecer aos clientes. Inovação é a palavra-chave

Entre os exemplos de aplicações, a empresa expõe o Stark, um veículo off-road totalmente brasileiro, desenvolvido e montado pela TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense), com para-choques traseiro e dianteiro, para-lamas e protetor de cárter feitos na resina de alto desempenho Noryl PPX. Estas peças são moldadas por termoformagem pela MVC Componentes Plásticos no Paraná.

A resina Noryl PPX permitiu à TAC produzir peças 30% mais leves em relação à fibra de vidro (material usado tradicionalmente), com acabamento superficial melhor (o que facilita e reduz o custo de pintura) e com mais resistência a pequenos amassados causados pelo impacto de pedras e colisões leves.

Os plásticos de engenharia da carroceria do jipe revestem uma estrutura tubular reforçada, de elevada resistência mecânica, que oferece segurança em trilhas e minimiza riscos ao condutor e passageiros.

A TAC apresentou o protótipo do Jipe Stark em 2006 e os primeiros veículos na versão de produção 4WD, com motor diesel turbo intercooler de 2.3 litros, serão entregues agora no segundo semestre.

A SABIC apresentará também o Gocycle, um veículo urbano elétrico, leve, de duas rodas, que acaba de ser lançado mundialmente, e utiliza os compostos especiais LNP Verton em muitos de seus componentes de motor e rodas.

Na área de saúde, a SABIC apresenta o Avance**, equipamento de anestesia da GE Healthcare, que possui painéis, gavetas e superfícies de trabalho feitas nas resinas Noryl* e Valox*. Esses materiais oferecem leveza para o deslocamento do equipamento, durabilidade, resistência ao desgaste e quebra.

O visitante também terá a oportunidade de conferir como funciona na prática o filme antiembaçante da SABIC Innovative Plastics. Ainda em fase de implantação no Brasil, a película de Lexan, quando aplicada nas portas dos freezers e geladeiras expositoras de supermercados, evita o embaçamento do vidro. Essa nova tecnologia reduz drasticamente o consumo de energia, pois permite que os supermercados desativem os aquecedores de porta.

A linha de resinas Lexan* terá ainda uma aplicação inusitada: um violino elétrico ultramoderno desenvolvido pela Ted Brewer. O Vivo2, instrumento fabricado com resina Lexan Visualfx com efeito diamond, apresenta um brilho especial por conta da iluminação dos leds embutidos no violino.

*Para completar o clima experience, os convidados poderão apreciar música ao vivo durante a visita ao estande.

Ilhas temáticas - Na seção “O Plástico como você nunca viu”, o objetivo é mostrar como os compostos da SABIC evoluiram a ponto de oferecer propriedades antes impensáveis em termoplásticos. De forma prática, o visitante poderá testar a blindagem eletromagnética do composto LNP* Faradex ou sentir o peso de metal do composto Thermocomp HSG.

Na ilha “Tecnologia contra a falsificação”, os visitantes poderão conferir inovações em materiais da linha “Secure Resins”. Com um pigmento exclusivo da SABIC, invisível sob luz natural e com mudança intensa de cor sob luz UV, as Secure Resins oferecem uma alternativa fácil e de baixo custo para identificação segura de um produto.

“Quanto pesa o que você produz”? Esta questão pode ser facilmente decifrada neste espaço da SABIC Innovative Plastics, na Brasilplast 2009. O intuito é demonstrar as vantagens dos termoplásticos na substituição de materiais tradicionais, como metal e vidro. Atualmente, diversos setores vêm ampliando o uso do plástico de engenharia como alternativa mais leve, com grande flexibilidade de formas e por ser reciclável.

Para finalizar, o espaço “Inovando para um futuro melhor” traz exemplos de materiais sustentáveis que apresentam eficiência térmica, caso do Lexan IR, chapa usada na construção civil que permite a passagem da luz, mas não do calor; produtos que não necessitam de pintura, pois podem ser moldados diretamente na cor desejada; ou ainda resinas reforçadas com fibras vegetais, como o curauá (planta amazônica), uma alternativa de fonte renovável e reciclável à fibra de vidro.

Plástico verde - Outra atração da SABIC na feira é a linha de resinas iQ, representada em um grande painel, em destaque no estande. Este material é uma solução inteligente para os desafios ambientais do planeta, pois utiliza como matéria-prima principal a garrafa PET pós-consumo. Essa linha de PBT e PBT/PC, com desempenho equivalente ao dos compostos, misturas e ligas que contêm o PBT fabricado tradicionalmente, agrega economia de energia aos processos de fabricação e ajuda a converter os materiais de alto desempenho tradicionais em tecnologias ambientalmente responsáveis, contribuindo para sólidos e reduzir as emissões de CO eliminar os resíduos .

Cada 1 kg de resina Valox iQ* utiliza até 850g de PET pós-consumo, o que pode contribuir para a retirada de 30 a 60 garrafas PET usadas do meio-ambiente, ou seja, reduzir o resíduo sólido e evitar o consumo de combustíveis fósseis para fabricação do PBT. Com a consolidação desta linha no mercado, a SABIC mostrará novos grades, como o Valox iQENH4550, um PBT da linha iQ com 30% fibra de vidro, retardância à chama V0 e livre de halogênios. Alguns exemplos de aplicações da linha de resinas iQ são na área elétrica, em conectores e peças técnicas, e no segmento automotivo, em maçanetas de carro e absorvedores de energia.

SABIC Innovative Plastics - A SABIC Innovative Plastics é uma líder global em fornecimento de termoplásticos de engenharia, oferecendo soluções inovadoras a seus clientes há 75 anos. Atualmente, a SABIC Innovative Plastics é uma empresa multibilionária com operações em mais de 25 países e cerca de 9.500 funcionários em todo o mundo. Com uma posição de liderança no setor de plásticos, a SABIC Innovative Plastics conta com a colaboração de seus clientes e investe continuamente em tecnologia para criação de novos polímeros, desenvolvimento de aplicações globais, tecnologias de processo e soluções ambientalmente responsáveis para mercados como o automotivo, eletro-eletrônico, construção civil e médico-hospitalar. O amplo portfólio da empresa inclui resinas termoplásticas, revestimentos, compostos especiais, filmes e chapas. A SABIC Innovative Plastics (www.sabic-ip.com) é uma subsidiária da Saudi Basic Industries Corporation (SABIC), uma das cinco principais fabricantes de produtos petroquímicos do mundo.

Perfil da Brasilplast - A Brasilplast é a maior feira da cadeia do plástico no Brasil e da América Latina e uma das cinco mais representativas do mundo. O evento reúne fabricantes de máquinas, equipamentos, acessórios, moldes, resinas sintéticas, produtos básicos e matérias-primas químicas em geral, empresas de ferramentaria, instrumentação, controle e automação, além de transformadores de plástico, empresas da área de serviços e projetos técnicos, entidades do setor e responsáveis por publicações técnicas.

Serão cerca de 1.300 expositores, de 30 países, que discutirão os últimos avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do plástico. [ .Brasilplast 2009, de 4 a 8 de maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo].

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira