Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2007 - 08:45

Teresópolis: temporada de sol e calor aquece turismo da cidade


Passar o dia no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, caminhar até o Mirante do Soberbo e apreciar a vista, visitar a Feirarte, se deslumbrar com as flores da Aranda, aproveitar as vantagens do comércio, o clima agradável, as aconchegantes instalações de hotéis e pousadas e a reconhecida gastronomia. Esses são alguns dos programas que turistas e veranistas têm feito em Teresópolis nesta temporada de dias claros, quentes e ensolarados, quando os termômetros têm registrado temperatura média de 25 graus.

“Teresópolis já é bela por si só, em função de seu clima agradável e da natureza exuberante. Além disso, a infra-estrutura moderna da cidade tem garantido um receptivo à altura da política que nosso governo desenvolve para o incremento do turismo. Por outro lado, Teresópolis tem estado em evidência na mídia nacional, por conta dos eventos esportivos sediados na cidade, resultado de outro trabalho desenvolvido pela Prefeitura, de incentivo ao esporte, a exemplo da reforma do Ginásio Pedrão. Desta forma, além de nossos tradicionais turistas e veranistas, a expressiva divulgação da cidade vem atraindo um número ainda maior de visitantes, o que movimenta a nossa economia e consagra a vocação turística de Teresópolis”, comemora o prefeito Roberto Petto. Os dados comprovam. De fevereiro até agora, a Secretaria de Turismo registrou a presença de turistas dos estados do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraíba, além de visitantes de vários países, entre eles Uruguai, Japão, Estados Unidos, Alemanha e Espanha.

“Os investimentos feitos pelo prefeito Roberto Petto na cidade garantem uma procura cada vez maior de turistas, seja por conta dos eventos esportivos e culturais ou simplesmente pelas belezas naturais do município. Recebemos muitos visitantes neste verão e a expectativa agora é para o feriadão da Semana Santa. Estamos prevendo grande movimento na cidade”, avalia a secretária de Turismo, Aniko Santos.

Empresários comemoram - O setor hoteleiro comemora os bons frutos que este verão ensolarado vem gerando. Um dos parâmetros, a taxa de ocupação em hotéis e pousadas, medida pelo Centro Turístico de Teresópolis, no Soberbo, indica que, desde fevereiro, o setor vem atingindo picos de 80% a 90%, principalmente nos finais de semana. A empresária Vera Sampaio, da Pousada Chamonix, confirma. Em sua pousada a ocupação tem sido de 90%. “Praticamente todos os nossos chalés e apartamentos estão lotados nos fins de semana. Com dias tão quentes e agradáveis, os hóspedes aproveitam bastante o jardim e a piscina. Sem dúvida, o movimento tem sido satisfatório para toda a rede hoteleira”, comenta.

Nos restaurantes da cidade, o movimento também tem sido intenso, principalmente nos fins de semana. Louis Julius Roelvink e Solange Victer, do Restaurante Laranja da Terra, não têm do que reclamar. “A procura tem sido ótima. O Carnaval foi maravilhoso. Nem em janeiro, mês de muita chuva, nós sentimos queda”, diz Louis. “Mesmo estando abertos há apenas cinco meses, temos muitos clientes que nos acompanham desde nosso antigo restaurante. Também recebemos muitos turistas, até estrangeiros. A casa fica sempre cheia”, completa Solange.

Da mesma forma, os segmentos do comércio também lucram com veranistas e turistas. “Com certeza, os dias quentes e ensolarados são maravilhosos para a cidade. Os turistas que vêm apreciar as belezas naturais de Teresópolis aproveitam para conhecer também o comércio, movimentando a nossa economia”, afirma o empresário Márcio Catão, superintendente do Teresópolis Shopping Center. “A ampliação do shopping promete movimentar ainda mais o comércio, gerando emprego e renda”, completa o empresário.

Curtindo o sol e as belezas da serra -De fevereiro a março, período de muito sol e calor, aproximadamente 24 mil pessoas visitaram a sede Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que entre os principais atrativos oferece cachoeira, piscina natural e trilhas para trekking a quem procura a unidade de conservação. Gente como as amigas Priscila Matos, 22, Cristina Bastos, 21, e Tamara da Silva, 21, que fazem do Parque seu principal ponto de encontro nos finais de semana. “Estamos aproveitando muito os lindos dias de sol. Aqui tem natureza, cachoeira, piscina e muita gente legal para conversar, tanto de Teresópolis quanto de outras cidades”, revela Priscila. “Além disso, o Parque também é maravilhoso à noite, quando, em temporadas de montanhismo, aproveitamos para subir a Pedra do Sino”, completa Cristina. A dona de casa Neuza Portela, 26, concorda. Ela decidiu passar o dia ensolarado de sábado curtindo as belezas do Parque Nacional com o marido Jeziel Dário, 36,e o filho Juan Pablo, 2. “É ótimo passar o dia aqui, principalmente no verão. Vir ao Parque Nacional é uma excelente escolha. Tem espaço, é bonito e a piscina atende a todas as idades”, conta. Acompanhados da amiga Sheila Akkari, 45, os amigos Julio Resende, 40, e Luciano Abreu, 30, de Niterói, também aproveitaram a estada em Teresópolis para conhecer o Parque Nacional. “Adoramos. É um ambiente muito familiar. E a natureza é magnífica. Aliás, toda a cidade é muito agradável”, elogia Julio. “Isso sem falar na gastronomia. Teresópolis tem mesmo excelentes restaurantes”, acrescenta Luciano.

A arquiteta carioca Adriana Sadala, 29, e o designer Pedro Gaspar, 27, aproveitaram o fim de semana na serra para conhecer o Orquidário Aranda, espaço bastante procurado por turistas e veranistas. “Temos casa aqui e adoramos Teresópolis. Mas ainda não conhecíamos a Aranda. Realmente, muito bonito”, comenta Adriana. Ao contrário de Adriana e Pedro, o administrador Cláudio Bastos, 52, e a mulher Mônica, 48, são freqüentadores assíduos do orquidário. “Teresópolis é uma delícia, a gente vem sempre. Temos até o nosso restaurante preferido”, comenta Cláudio. A Feira de Artesanato de Teresópolis também continua em alta entre os turistas. O casal carioca Bruno Leite, 25 anos, e Luciana Cunha, 33, que curtiu o Carnaval na cidade, voltou para matar a saudade das belezas naturais e da tranqüilidade. “Teresópolis é maravilhosa! O nosso ponto de referência é a Feirinha do Alto, onde sempre paramos para tomar um caldo e fazer umas comprinhas”, afirma Luciana. “Adoro fugir do Rio para apreciar a gastronomia daqui, que é de dar água na boca”, diz Bruno.

As belezas naturais da cidade, aliadas à política de ações do Governo Roberto Petto voltadas para o desenvolvimento do turismo e do esporte atraem, entre os turistas, muitos estrangeiros, pessoas que vêm a Teresópolis e saem encantadas. Exemplo recente é o Desafio Internacional de Futsal, que trouxe à cidade a Seleção do Uruguai e levou o nome de Teresópolis para todo o Brasil. A nova estrutura do Ginásio Pedrão chamou a atenção também de equipes estrangeiras em busca de treinamento, como a delegação de futsal japonesa, que se prepara em Teresópolis para a Copa da Ásia. A jornalista Yoko Yamana, 31, repórter das revistas japonesas Futsal Navi e Futsal Digest, veio acompanhar a Seleção do Japão e adorou Teresópolis. “A cidade é muito bonita, tranqüila e agradável, e a natureza exuberante se destaca”, elogia Yoko.

Morando há vinte anos em Itaipava, o alemão Ralf Voh Appen, 63 anos, e a irlandesa Eileen, 62, vieram passear em Teresópolis e se hospedaram na casa dos amigos, o irlandês John Carroll, 54, e sua esposa Arlene, 42. “Adoro visitar Teresópolis por causa do clima ameno, das montanhas e das amizades que temos aqui”, revela Ralf. “Os restaurantes também são fantásticos. No Laranja da Terra, por exemplo, comemos de tudo um pouco e sempre sobra um espaço para as deliciosas sobremesas”, completa o alemão. Sua esposa Eileen concorda. “É muito legal trazer nossos amigos de fora para conhecer as belezas da cidade. Com certeza, Teresópolis deixa sempre uma saudade, uma vontade enorme de voltar”, afirma Eileen.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira