Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

08/01/2009 - 09:23

Montana Química presente no IRG Americas

Profissionais da Montana Química participaram do IRG Americas. Além do intercâmbio técnico e comercial, eles apresentaram os resultados de estudo sobre desempenho de preservativo em campo.

A Montana Química esteve presente no congresso internacional sobre preservação de madeira, o IRG (International Research Group on Wood Protection) - Americas Regional Meeting 2008, realizado na Costa Rica, no período de 30 de novembro a 02 de dezembro. A participação da Montana, representada por dois de seus profissionais, foi muito importante, por ser a única entre as empresas brasileiras no ramo da preservação a estar presente, além de apresentar um trabalho técnico. O objetivo foi divulgar internacionalmente os resultados do ensaio de campo do produto MOQ OX50, desenvolvido com tecnologia nacional e com formulação recomendada hoje pela comunidade européia devido a sua composição óxida, além de proporcionar troca de informações e busca de novas parcerias e negócios.

O fórum internacional do IRG reuniu fabricantes e pesquisadores ligados à preservação de madeira, oportunidade para a Montana apresentar seu trabalho com dados sobre madeira tratada com o produto. “Além dos Estados Unidos, outros países da América Central e do Sul, demonstraram muito interesse em nossos resultados. Empresas e instituições de pesquisa da América Latina precisam se engajar no desenvolvimento de novas tecnologias de produtos para preservação, compatíveis com os custos e especificidades da região. O nosso caso, tanto para quem produz, quanto para quem consome, é muito diferente se comparado à Europa ou Estados Unidos”, acredita Jackson Vidal, químico pesquisador da Montana Química. Para o Brasil e demais países da região, uma análise rigorosa de custo e desempenho de produtos aponta para o CCA e o CCB. É incomparável o desempenho do preservativo de madeira de base óxido que, ao contrário dos sais, não ataca metais e tem baixíssima lixiviação.

Realidade regional – Uma das discussões apresentadas no congresso é que o produtor brasileiro de madeira tratada não teria como repassar ao mercado nacional os custos até quatro vezes maiores – valores estimados dos produtos de nova geração para tratamento preservativo e, com resultados ainda não conclusivos – em comparação ao CCA e o CCB. “Temos que buscar o desenvolvimento de novos produtos usando matérias-primas locais e princípios ativos naturais disponíveis, compatíveis com a realidade latino-americana”. diz Vidal, que lembra que hoje o Brasil possui grandes áreas de reflorestamento de eucalipto, situação que vale também para o pinus, os quais ajudam a diminuir a pressão sobre matas nativas. Porém, o foco para os recursos florestais brasileiros não é a preservação de madeiras ou a construção civil, como se observa nos Estados Unidos. Para a expansão destes mercados, deve-se privilegiar produtos adequados às necessidades locais para os tratamentos preservativos. É bom lembrar que qualquer material construtivo tem limitações e precisa de manutenção. Em comparação com o concreto, por exemplo, a madeira tem vantagens que partem do baixo consumo energético desde a formação da árvore, passam pelo bom desempenho estrutural e culminam com o fato de ser material renovável, sequestrante e mantenedor do carbono.

Perfil da Montana Química - A Montana Química S.A., empresa com capital nacional, possui mais de meio século de tradição. Iniciou suas atividades com tecnologias canadense e norte-americana, avançou e, hoje, conta com modernos laboratórios próprios e disponibiliza linha completa de produtos para seus clientes, com assistência técnica gratuita. Investe no desenvolvimento de tecnologia e em produtos inovadores, eficazes para proteção e acabamento de madeiras. A Montana Química organiza-se em três divisões que proporcionam a sinergia entre importantes segmentos do mercado. A Divisão Revenda & Construção (R&C) atende ao mercado de proteção e acabamento de madeira para construção. A Divisão Osmose tem foco no tratamento industrial de madeiras nas usinas e no tratamento profilático para produtos de madeireiras e serrarias. A Divisão Vernici fabrica produtos para acabamento industrial-moveleiro de alto padrão.

A Montana está associada a entidades representativas de grande credibilidade nacional e internacional como o International Research Group on Wood Preservation (IRG/WP), a Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira da Indústria da Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) e Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira