Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

13/03/2007 - 07:31

Vencendo o desafio de escrever um romance


Reconhecido pelo International Guinness book of records como o escritor com o maior número de livros publicados no planeta, Ryoki Inoue divide sua experiência com o leitor. Em linguagem clara e dinâmica, ele aborda neste livro a estrutura do romance e revela as etapas necessárias para escrever uma boa história.

Só o sonho de escrever um livro não basta. Para colocar no papel um romance, é preciso muito mais do que isso. Quem garante é Ryoki Inoue, autor com o maior número de títulos publicados no mundo — reconhecido pelo International Guinness book of records como o mais prolífico do planeta. Em sua 1.074ª obra — o livro Vencendo o desafio de escrever um romance (176 pp., R$ 33,90), publicado pela Summus Editorial —, ele compartilha seu aprendizado com o leitor, conta como se dá seu processo criativo e explica os passos fundamentais para escrever um best-seller.

Inoue já havia iniciado a proposta de partilhar sua experiência no livro O caminho das pedras, publicado em 1995, pela Summus Editorial. Na ocasião, ele revelou o método de trabalho que o conduziu ao Guinness, com 1.036 livros publicados. “Mas ainda havia muito a ser dito. Nessa obra, enfatizo as dificuldades que todo escritor, seja ele estreante ou não, encontra quando decide transpor para um livro suas idéias ou sonhos”, afirma.

Exaltando a necessidade de pesquisa, organização e disciplina, Inoue apresenta um método para facilitar a criação, o desenvolvimento e a finalização de um romance ou novela. O livro permite conhecer profundamente cada etapa da execução de uma obra de ficção: o uso da imaginação, a dedicação mental e física, a preocupação com a verossimilhança e com os elementos que o autor chama de método de estruturação.

Segundo Inoue, é o conjunto harmônico que torna a obra interessante e, portanto, um sucesso. Em geral, “quando o livro é bom, é lido de uma só vez, sem intervalos”. Um livro de sucesso, diz ele, possui: apresentação, título, temática de interesse do leitor, trama envolvente, estruturação, linguagem e distribuição eficientes.

Os capítulos abordam todos os principais aspectos da pré-elaboração de um livro: análise das tendências de mercado, identificação do público, concepção da idéia, desenvolvimento do tema e elaboração da pesquisa. O leitor também aprende sobre o processo de construção, os conflitos, os gêneros narrativos, o projeto literário e a estrutura do romance.

Experiente, Inoue oferece também um esquema para organizar as informações do projeto de um livro. Item por item, apresenta os dados que interessam na hora de convencer o editor de que vale a pena investir na obra. No capítulo de conclusão, mostra um exemplo prático de um projeto completo: desde o título e o desenvolvimento de cada parte, incluindo uma sinopse, até a descrição de cada personagem.

Okky de Souza, editor da revista Veja, escreve o prefácio e afirma: “A linguagem elegante e os diálogos precisos fazem da leitura um prazer. Os conflitos centrais das narrativas – todo romance tem um conflito, ele ensina – se desenvolvem de forma a prender a atenção do leitor até o fim. Pois bem, Ryoki resolveu compartilhar sua técnica afiada com os candidatos a escritores”.

O autor - Paulista do Vale do Paraíba, médico formado pela FMUSP, Ryoki Inoue ingressou na literatura por hobby. A partir de 1986, passou a se dedicar integralmente à escrita, publicando livros de quase todos os gêneros literários – romances, ensaios, textos jornalísticos, biografias, contos e crônicas.

Em 1994 foi incluído no International Guinness book of records como o mais prolífico escritor do planeta – hoje conta com 1.074 obras escritas e publicadas. Um de seus maiores sucessos foi O caminho das pedras, com o qual se tornou referência no meio literário nacional.

Vencendo o desafio de escrever um romance, autor Ryoki Inoue, Editora Summus Editorial, 176 páginas, por R$ 33,90. Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 . Site: www.summus.com.br

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira