Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2008 - 09:14

Julio Bueno anuncia duas áreas para construção de novos estaleiros no Rio de Janeiro


Secretário fala sobre ações para atrair investimentos para indústria naval fluminense.

Rio de Janeiro– O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, anunciou no dia 20 de outubro (segunda-feira), duas áreas disponíveis para construção de novos estaleiros em Itaguaí, em seminário sobre indústria naval, no Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças (IBEF/Rio). O primeiro será em terreno da Companhia Docas do Rio de Janeiro, com 1,5 milhão de metros quadrados, com edital previsto para dezembro. O segundo, ainda em negociação, servirá para projeto específico da Marinha do Brasil.

Durante sua palestra, Bueno ressaltou a importância do momento positivo para a indústria naval fluminense, que gerou 20 mil novos empregos nos últimos cinco anos. O superintendente de Indústria Naval, Francis Fixel, completou a participação do secretário com apresentação de projetos para fazer com que o Rio de Janeiro tenha competitividade para concorrer internacionalmente.

A região em que serão construídos os estaleiros, em Itaguaí, conta com infra-estrutura privilegiada por estar situada no entorno de logística atrativa para o setor. Os terrenos localizam-se próximo à ferrovia, à rodovia federal e ao porto da cidade, além de estar no projeto do Arco Metropolitano, que estará ligado às principais rodovias do estado até 2010. Com isso, o investimento necessário para a construção de um empreendimento é reduzido para empresários interessados.

Atualmente, o Rio de Janeiro concentra cerca de 60% das encomendas ao setor. Por isso, o Governo do Estado trabalha para conquistar mais áreas disponíveis para construções de novos navios. Dessa forma, a indústria naval se mantém aquecida na região, com disponibilidade de mão-de-obra qualificada, além de capacidade de infra-estrutura já instalada para receber possíveis empreendimentos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está coordenando um grupo de trabalho para prestar suporte técnico aos investidores interessados no estaleiro de Itaguaí. O objetivo é apresentar as perspectivas e realidades sobre a região, se preparando para o aquecimento do setor, prometido pela logística requerida para explorar e produzir petróleo descoberto na camada pré-sal.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira