Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2008 - 11:01

Torre Perdido da Shell chega ao Golfo do México

Desenvolvimento submarino de petróleo e gás mais profundo do mundo chegou ao seu destino final e foi colocado no leito oceânico.

Nova York- A Torre Perdido Regional Development Spar operada pela Shell chegou às águas ultra-profundas do Golfo do México e está sendo amarrada no solo marítimo a 8.000 pés de profundidade. Quando terminada, a torre será quase tão alta como a Torre Eiffel e pesará tanto quanto 10.000 carros. A torre Perdido será o mais profundo desenvolvimento de petróleo do mundo, e a mais profunda plataforma de perfuração e de produção no mais profundo leito oceânico do mundo.

A torre será amarrada com nove correntes e cordas de poliéster, abrangendo uma área no leito oceânico do tamanho do centro de Houston. Sobre o leito oceânico, 22 poços serão conectados à torre Perdido. Petróleo e gás serão trazidos para a superfície sob a pressão das águas profundas com o auxílio de bombas elétricas de 1.500 cavalos de potência.

A torre Perdido foi rebocada por 160 milhas náuticas em menos de dois dias até o seu local de trabalho final, uma área do bloco 857 chamada Alaminos Canyon no Golfo do México.

A colocação da torre no seu local exigiu manobras cuidadosamente orquestradas. A grande torre 550 pés de comprimento e 118 pés de diâmetro chegou flutuando de lado. A tarefa era colocá-la de pé, girá-la da posição de flutuação horizontal para a vertical. Foi preciso o trabalho de dezenas de pessoas da embarcação de construção submarina "Balder" quase sem parar durante 24 horas.

Perdido será uma plataforma de petróleo e de gás totalmente funcional com uma plataforma de perfuração e acesso vertical direto aos poços, total processamento de petróleo e de gás, e poços remotos submarinos.

O local foi projetado para produzir 100.000 barris de petróleo por dia e 200 milhões de pés cúbicos padrão de gás.

A Torre Perdido receberá produção de três campos: Great White, Silvertip e Tobago. Estes campos estão localizados a 10 blocos da plataforma continental exterior em Alaminos Canyon, a aproximadamente 200 milhas ao sul de Freeport, Texas. Este desenvolvimento será a primeira produção comercial do Golfo do México no reservatório paleoceno. Todos os três campos foram concedidos unidades de produção pelo Minerals Management Service e o total acumulado estará completamente localizado nas águas dos EUA, a cerca de oito milhas ao norte da fronteira internacional do México. A produção destes campos será transportada através de tubulações novas e existentes até as refinarias dos EUA. A primeira produção de Perdido está prevista para a virada da década.

A Torre Perdido irá fornecer alojamento para 150 pessoas do setor. O convés de desembarque de helicópteros também irá estabelecer novos recordes da indústria, acomodando simultaneamente dois helicópteros Sikorsky S92, cada um com capacidade para 24 passageiros e tripulação.

A construção da torre foi completada em Pori, Finlândia e em 27 de maio de 2008 teve início a sua viagem de 8.200 milhas durante 23 dias para o estaleiro Kiewit Offshore Services em Ingleside, Texas EUA, antes de ser transportada para o seu destino final no Golfo do México no dia 8 de agosto de 2008.

A torre tem 39 metros (118 pés) de diâmetro e 170 metros (555 pés) de altura, e pesa aproximadamente 22.000 toneladas curtas. A construção da torre teve início em novembro de 2006 e foi terminada com segurança sem nenhum tempo perdido com ferimentos, e exigiu mais de dois milhões de homem-hora.

A Shell tem uma experiência comprovada na entrega destes tipos de sistemas e o projeto de Perdido faz parte da constante dedicação da Shell para com o alcance das 'primeiras' explorações tecnicamente desafiadoras na busca de recursos energéticos preciosos.

A Shell, detentora de 35% das ações da Perdido Regional Development Spar, é sua operadora junto com as parceiras BP (27,5%) e Chevron (37,5%). Perdido está programada para entrar em produção no final da década.| Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira