Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2008 - 09:54

Nestlé anuncia a expansão dos negócios na Bahia


Empresa investe R$ 50 milhões para triplicar a capacidade produtiva da unidade de Feira de Santana.

Salvador ― A Nestlé Brasil vai investir R$ 50 milhões para triplicar a capacidade produtiva de sua unidade fabril de Feira de Santana, município localizado a 110 quilômetros de Salvador. Inaugurada em 2007, a capacidade de produção passará das atuais 40 mil toneladas/ano para 120 mil toneladas/ano. Cinco novas linhas de fabricação vão integrar o projeto, incluindo os produtos cereais matinais, lácteos (duas linhas), bebidas achocolatadas e iogurtes. A fábrica já processa massas instantâneas, cereais e café solúvel.

Cerca de 1.000 novos postos de trabalho diretos e indiretos serão gerados nesta nova etapa e o empreendimento ocupará 80 mil m2 de área construída no total, das quais 14 mil m2 devem-se à expansão.

“A ampliação dos negócios em nossa unidade de Feira de Santana ocorre apenas um ano e quatro meses depois da inauguração da fábrica. O compromisso que assumimos na ocasião foi antecipado em função da velocidade da expansão do nosso projeto de regionalização”, afirma Ivan F. Zurita, presidente da Nestlé Brasil.

A cidade de Feira de Santana situa-se em um importante pólo industrial da região e está estrategicamente localizada, o que contribui para reduzir custos – sobretudo logísticos – e fazer com que os produtos Nestlé tenham preços mais competitivos e acessíveis à população da região.

A fábrica de Feira de Santana atende ao aumento da demanda do mercado nordestino por produtos da Nestlé. Esse crescimento é reflexo do investimento que a empresa vem realizando com o objetivo de ampliar sua presença no Nordeste desde 2004.

Regionalização da Nestlé - O Projeto de Regionalização da Nestlé no Norte/Nordeste começou em 2003, após a realização de detalhadas pesquisas de mercado na região para entender melhor os hábitos de consumo e a cultura dos 50 milhões de consumidores localizados nesta região.

Em 2004, a Nestlé criou a diretoria regional Norte/Nordeste com o desafio de criar um modelo de negócios e de comunicação que atendesse às necessidades desses consumidores. Nos últimos três anos, a empresa investiu R$ 30 milhões em marketing somente nas regiões Norte e Nordeste. A nova estrutura permitiu à Nestlé desenvolver produtos e ações de marketing voltadas para o público local. A Nestlé tem por objetivo atender às demandas específicas de cada grupo de consumidores espalhados pelo Brasil. “A empresa não acredita em ‘consumidores globais’; cada região tem características muito peculiares e para isso disponibilizamos produtos próprios para os diferentes grupos”, afirma Zurita.

Essa visão é a base do modelo de regionalização que inclui o lançamento de produtos específicos para essas regiões. Para atender ao paladar dos mercados do Nordeste, por exemplo, a Nestlé oferece um café solúvel mais suave (Nescafé Dolca) e biscoitos Bono e Negresco em embalagens menores, além do Ideal, produto lácteo enriquecido com Ferro, Cálcio e Vitaminas A, C e D.

Nutrir na Bahia - Como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a Nestlé busca disseminar seus conceitos de Nutrição, Saúde e Bem-Estar para a população. Pensando nisso, há um ano a Fundação Nestlé Brasil, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, deu início ao Programa Construir para Nutrir, em Feira de Santana (BA). A intenção do trabalho é estimular a alimentação saudável de crianças e adolescentes, por meio de ações sócio-educativas, com envolvimento da escola e da família.

Ao longo deste período, cerca de 30 organizações sociais da cidade de Feira de Santana foram capacitadas para o desenvolvimento de projetos voltados para a educação alimentar de crianças e adolescentes, promovendo o desenvolvimento comunitário. Dentre as sugestões apresentadas, a “Escola na Horta” foi aprovada e está desenvolvendo ações sócio-educativas com a implantação de horta escolar e doméstica. O projeto também promove a melhoria dos índices nutricionais, as mudanças de hábitos alimentares e ainda incentiva a inclusão social. A “Escola na Horta” visa ainda proporcionar aos alunos uma oportunidade de aplicar, de forma prática, as lições estudadas em sala de aula, oferecer condições de uma alimentação saudável e fruto do seu trabalho, e despertar o desejo para mudanças de hábitos alimentares possíveis de serem implementados na família.

Somente em 2008, cinqüenta escolas públicas participaram do Curso de Formação em Educação Alimentar, realizado pelo Programa Nutrir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Universidade Estadual de Feira de Santana. Ainda neste ano, a meta do programa Construir para Nutrir é capacitar 80% das famílias atendidas; reduzir em 10% o custo da alimentação familiar, com a inclusão dos alimentos produzidos na horta, e a construção de duas sementeiras e dois viveiros.

Liderança e competência - A Nestlé é a maior Empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar e opera em 86 países com marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores.

A atuação da Nestlé Brasil abrange inúmeros segmentos de mercado, entre os quais alimentos infantis, achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, produtos de nutrição clínica e de performance, produtos e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar (FoodServices) e alimentos para animais de estimação.

Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 98% dos lares brasileiros. São 28 unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Bahia (BA), Goiás (GO), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS) e Espírito Santo (ES). Emprega 16,7 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição dos 1.300 itens de 200 marcas­ que vende no País.

Em todo o Grupo Nestlé, as vendas da Nestlé Brasil ocupam o segundo lugar em volume e o quarto em valor, tendo triplicado nos últimos cinco anos, superando os índices de inflação e do PIB durante esse período.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: