Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2021 - 08:46

Qual o motivo para tanta inadimplência?

Deste de março de 2020, viemos enfrentando algo que jamais teríamos a noção em nossas vidas de vivenciar, uma PANDEMIA, com isso vieram à tona inúmeros motivos e causas de elevado índice de inadimplência em nosso país.

Só que a Pandemia e de um ano e meio atrás e a Inadimplência já vem sendo registrada a alguns anos pelas estatísticas de níveis cada vez mais elevados.

Contudo há algo que nem sempre tiramos como um nascimento desses números tão elevados de devedores que a origem do debito, isso e no momento da compra da liberação do credito, que assim teríamos que rever os processos de análise de crédito da sua empresa.

Mas acredite, existe uma grande diferença entre tirar a ficha de um cliente e analisar a sua situação financeira desse futuro comprador, para uma verdadeira decisão de crédito.

Investir na melhor capacitação do profissional de análise de crédito é essencial para evitar que mais casos de inadimplência cresça dentro da sua empresa.

Na hora da analise do CPF do devedor em muitas lojas e fornecedores simplesmente efetuam a consulta simples como SPC/Serasa, sem se atentar a consultas mais profundas como o histórico de compra de pagamentos de devedor como o mesmo efetua os pagamentos de outras dividas em seu nome, assim fazendo uma analise das faixas de atraso.

Pois algo muito importante, a se ter em mente na hora de liberar o credito e ter uma consulta de como o futuro comprador paga suas dividas, ou seja se paga em dia ou tem atrasos nos pagamentos como:

Baixo Atraso — As dívidas recentes, geralmente são fáceis de localizar e não é necessário o uso de qualquer ferramenta ou serviços de terceiros para localizar a maneira de como o comprador efetua os pagamentos.

São dívidas de 10 dias, 20 dias de atraso. Nesse caso, muitas vezes o cliente inadimplente só teve um imprevisto e logo estará em dia novamente.

Nesse tipo de faixa de atraso também costumamos ter os clientes sempre com os dados atualizados.

Alto Atraso — Já as dívidas com mais de 30 dias de atraso para pagamento, são aquelas que comprador que esta lhe pedindo crédito já está com dividas em atraso com mais de um mês e geralmente é onde você deve priorizar a liberação de credito para esse possível inadimplente.

Os dados dos devedores dessa lista estarão sempre desatualizados e será necessário ter um custo maior com a localização dos devedores para futura cobrança do mesmo.

Os clientes que atrasam o pagamento, mas sempre pagam, devem ser mantidos em uma lista a parte, pois geralmente eles estão com as informações cadastrais em dia, mas esses que tem um histórico de cobrança e necessário um cuidado maior para a liberação, pois e dessa maneira onde se origina grande parte de inadimplência de uma empresa, pois vender quantidade não significa vender com qualidade.

Desta forma se for efetuado uma analise com qualidade com certeza o índice de inadimplência da empresa terá uma redução considerável.

. Por: Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, Graduada em Processos Gerenciais e Graduanda em Direito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira