Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2021 - 09:12

Solução baseada em AI da Siemens elevou produtividade em fábrica da Coca-Cola


Peter Körte, Diretor Global de Estratégia e de Tecnologia da Siemens

Em 550 milhões de latas por ano.

Projeto para a fabricante de bebidas na China foi destaque nesta terça-feira durante o Siemens Innovation Forum em apresentação do Diretor Global de Estratégia e de Tecnologia, Peter Körte. Soluções inteligentes da companhia também beneficiaram unidades da montadora Mercedes-Benz e da farmacêutica BioNTech para a fabricação de vacinas.

Um projeto inovador realizado pela Siemens em parceria com a Swire Coca-Cola, na China, possibilitou à fabricante de bebidas um aumento na capacidade de produção de 550 milhões de latas ao ano. O incremento foi obtido a partir do desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de informações da fábrica baseado em Inteligência Artificial (AI), além do uso de soluções de software e hardware com dados baseados na plataforma MindSphere. O case foi apresentado no dia 24 de agosto (terça-feira), durante o primeiro dia do Siemens Innovation Forum em participação do diretor Global de Estratégia e de Tecnologia, Peter Körte.

O projeto usou soluções para rastreamento e análise de pontos de inatividade ao longo da linha de produção da fábrica, e todas as informações geradas foram unificadas em um aplicativo auxiliando na identificação rápida de problemas e manutenção preditiva na unidade. O novo sistema se tornou benchmark para novas plantas digitais da Swire Coca-Cola ao redor do mundo. Além de estender o novo sistema para cerca de 100 linhas de produção nos próximos dois anos, o projeto também deu início à construção de outras 18 plantas digitais no futuro que vão gerar uma economia de dez milhões de kWh por ano em eletricidade.

— Esse é um exemplo de como a cocriação é extremamente importante para possibilitar benefícios aos nossos clientes combinando sistemas de hardware e software — afirmou o executivo de Estratégia e Tecnologia da Siemens. — Tudo isso se atinge combinando os mundos real e virtual, e essa é a base para resolver os problemas de nossos parceiros — completou.

Em sua apresentação no evento, o executivo da Siemens abordou outros cases de sucesso da companhia. Um dos destaques foi o projeto desenvolvido para Mercedes-Benz para elevar os métodos sustentáveis na linha de produção da unidade de Berlim da montadora alemã. Realizada em parceria entre as áreas Digital Industries, Smart Infrastructure e Siemens Advanta, a iniciativa que implementou soluções digitais de ponta a ponta na fábrica reduziu as emissões de poluentes e tornou a unidade neutra em carbono. A planta da montadora na capital alemã está servindo agora de modelo para outras cerca de 30 unidades da companhia ao redor do mundo.

Körte também comentou sobre o case da BioNTech, onde o uso de Inteligência Artificial e simulação por meio de gêmeo digital possibilitou a adaptação em tempo recorde de uma fábrica da farmacêutica para a produção de vacinas contra a Covid-19. De um ano, o projeto foi realizado em apenas cinco meses, acelerando a fabricação do imunizante.

Já entre os projetos realizados no Brasil, foram citados na apresentação o uso de Inteligência Artificial para detectar fraudes na rede elétrica da CPFL; o uso de IoT industrial para aumentar a eficiência em máquinas de pesagem e empacotamento para a MQPack; a oferta de baterias de armazenamento de energia em contratos de performance junto à Micropower-Comerc (MPC); e o uso de Realidade Aumentada para análise de dados na indústria realizado em parceria com a Mix Reality.

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, para transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica e que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica. No ano fiscal de 2020, encerrado em 30 de setembro de 2020, o Grupo Siemens gerou uma receita de €55,3 bilhões e lucro líquido de €4,2 bilhões. Em 30 de setembro de 2020, a empresa contava com aproximadamente 293 mil funcionários em todo o mundo.| www.siemens.com

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. | www.siemens.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira