Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2021 - 07:28

Qualicorp apoia projeto para a construção do Museu Marítimo do Brasil


Inscrições para o concurso da escolha do projeto arquitetônico se encerram no dia 23 de julho. Espaço terá objetivo de promover o conhecimento sobre a relação histórico-cultural do brasileiro e o Mar

A Qualicorp, maior administradora de planos de saúde coletivos, está apoiando o projeto do Museu Marítimo do Brasil, que será erguido no píer do Espaço Cultural da Marinha, entre a Praça XV e Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro.

A empresa é uma das patrocinadoras do concurso do projeto de arquitetura, promovido pelo Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Marinha do Brasil, e organizado pelo Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ), para a definição do estudo preliminar para o futuro museu. As inscrições para o concurso de projeto de arquitetura destinadas a equipes multidisciplinares se encerram no próximo dia 23 de julho(sexta-feira).

— A construção do Museu Marítimo tem um objetivo nobre: o de reconectar a relação histórica e cultural dos brasileiros com o mar — afirma Pablo Meneses, vice-presidente de Operações e Relacionamento da Qualicorp. — Para nós, apoiar projetos nas áreas da saúde, esporte e cultura é mais uma forma de proporcionar bem-estar e qualidade de vida à sociedade—.

O píer do Espaço Cultural da Marinha, local em que o Museu Marítimo será erguido, fará parte de um complexo de museus e centros culturais existentes no Centro do Rio, como o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu do Amanhã, o Centro Cultural do Banco do Brasil e a Casa França-Brasil.

— O Rio de Janeiro terá uma nova joia, o Museu Marítimo do Brasil. E, evidentemente, o mar é a figura mais importante do seu entorno, de modo que uma das exigências é que, a partir do prédio do museu, os visitantes tenham uma plataforma para olhar o mar — enfatiza o vice-almirante José Carlos Mathias, que está à frente da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

O Projeto Museu Marítimo do Brasil – Fase 1 – é realizado pelo DCAMN, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. Além da Qualicorp, o projeto conta com o patrocínio de outras empresas. As inscrições para o concursos devem ser feitas pelo site http://www.concursomuseumaritimodobrasil.org/site/1/inscricao.

Por meio do concurso, pretende-se obter uma proposta arquitetônica inovadora, que afirme a excelência da arquitetura contemporânea brasileira e gere valor tanto à instituição quanto ao entorno urbano onde estará inserida. Além do museu, haverá, também, um auditório, um restaurante e uma cafeteria, disponíveis para a população em geral.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira