Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2021 - 09:15

SindiTabaco celebra 74 anos


Entidade representa os interesses comuns das empresas associadas e atua fortemente em temas ligados à sustentabilidade, assuntos regulatórios e visibilidade do setor.

Atuante na busca de soluções comuns para questões relacionadas à sustentabilidade, aos assuntos regulatórios e à visibilidade do setor de tabaco, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco completa na próxima quinta-feira, 24 de junho, 74 anos de atividades. Na bagagem, um rol de programas sociais, ambientais e de diversificação, como é o caso da inovadora iniciativa do Instituto Crescer Legal e do pioneiro Programa de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos.

— Nos últimos anos temos visto cada vez mais a necessidade de sindicatos e associações demonstrarem uma atuação que faça diferença para seus representados. O SindiTabaco tem desenvolvido muitas ações que visam a manutenção e o fortalecimento da cadeia produtiva do tabaco, trabalho este reconhecido pelas empresas associadas à nossa entidade. Nos últimos anos, com as mudanças regulatórias dentro do contexto da Convenção-Quadro, as ações conjuntas têm se mostrado grandes aliadas no enfrentamento às ações antitabagistas — avalia o presidente da entidade, Iro Schünke.

Para a Região Sul do Brasil, o tabaco é uma das atividades agroindustriais mais significativas. Está presente em 544 municípios, envolve cerca de 146 mil pequenos produtores e dá origem a 40 mil empregos diretos nas indústrias. O Brasil é o segundo maior produtor e líder mundial em exportações desde 1993, graças à qualidade e integridade do produto que é o 8º na pauta do agronegócio brasileiro.

Atualmente, são associadas ao SindiTabaco as empresas: Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos Ltda, ATC - Associated Tobacco Company Brasil Exportação e Importação de Tabaco Ltda, Brasfumo Indústria Brasileira de Fumos S/A, China Brasil Tabacos Exportadora S.A, CTA – Continental Tobaccos Alliance S.A, JRM Tabacos do Brasil Eireli, JTI Processadora de Tabaco do Brasil Ltda, OTC Comércio e Fabricação de Fumos Ltda, Philip Morris Brasil Indústria e Comércio Ltda, Premium Tabacos do Brasil S/A, ProfiGen do Brasil Ltda, Souza Cruz Ltda, Tabacos Marasca Ltda, Universal Leaf Tabacos Ltda e UTC Brasil Indústria e Comércio de Tabaco Ltda.

Perfil — Criado em 24 de junho de 1947, com o nome de Sindicato da Indústria do Fumo, o SindiTabaco teve distintas denominações. Inicialmente, a base territorial abrangia apenas os municípios de Santa Cruz do Sul, Candelária, Venâncio Aires, Lajeado, Cachoeira do Sul e Arroio do Meio. Em 29 de dezembro de 1978, por despacho do Ministro de Estado do Trabalho, o nome foi definido como Sindicato da Indústria do Fumo de Santa Cruz do Sul. E em 22 de junho de 1980, a base territorial foi ampliada para todo o estado do Rio Grande do Sul e, posteriormente, a atuação se estendeu para Santa Catarina e Paraná. A partir de 2009, a entidade passou a ser chamada Sindicato da Indústria do Tabaco da Região Sul do Brasil (SindiTabaco). E em 19 de julho de 2010 estendeu sua base territorial para o Brasil, com exceção dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, passando à denominação de Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco. Desde 1980, a estrutura administrativa do Sindicato está instalada em sede própria, no centro de Santa Cruz do Sul. | www.sinditabaco.com.br 

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira