Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2021 - 08:47

Múltiplas nuvens e simplicidade ao mesmo tempo?


Invista em um gerenciamento integrado.

Muito tem se falado sobre a nuvem e todos os benefícios que ela entrega para organizações de diferentes setores e portes. Seja nas telecomunicações, na saúde, na educação, no varejo ou até mesmo na esfera pública, a adoção dessa tecnologia possibilita inúmeras melhorias operacionais. E, apesar de todo o avanço nos últimos anos, a nuvem ainda tem um potencial enorme e tende a conquistar novos adeptos, colaborando cada vez mais com a transformação digital das companhias.

É ótimo que a migração para ela já faça parte do dia a dia ou dos planos das organizações, mas como garantir que essa jornada seja benéfica, segura e simples?

A resposta está em uma estratégia multicloud. Hoje, em dia, a VMware facilita a inovação por meio de uma plataforma única e segura, representando a base digital para as novas demandas trazidas por IA, Aprendizado de Máquina, Big Data/Analytics, DevOps e frameworks de tecnologia.

VMware Cloud é uma plataforma multi-cloud distribuída, que permite que as organizações acelerem a modernização de aplicações em data centers, perímetros e qualquer nuvem, para que os CIOs possam aproveitar as vantagens dessa nova inovação mais complexidade e risco.

Motivos para migrar para nuvem — Se antes a migração era vista como uma solução para otimização de custos, hoje os planos das empresas ao utilizar a nuvem vão muito além. Modelos de machine learning, melhor usabilidade de aplicações, foco na experiência do cliente, uso mais inteligente de dados para obter melhores resultados e, claro, escalabilidade, são alguns dos motivos que levam diversas companhias a fazerem esse movimento. Isso sem falar na liberdade de mudar as aplicações de um provedor para outro.

Além disso, dentro de uma empresa existem necessidades diversas e, com a ampla oferta de provedores de nuvem, ao adotar uma estratégia multicloud, é possível tirar o melhor proveito de cada uma delas conforme as demandas das áreas. Portanto, além do provedor, é preciso definir o melhor serviço para determinada tarefa. Seria como montar um quebra-cabeças, no qual é necessário entender como as peças, nesse caso os serviços, se unem para chegar ao resultado esperado, o que leva a ambientes complexos.

Contar com tecnologias que ajudem a ter uma visão ampla de como todas essas peças se unem é fundamental. Uma plataforma que integra todas as nuvens e viabiliza o controle delas em um único local possibilita simplicidade operacional, o que na prática significa mais visibilidade, mais segurança e menor custo.

Nos últimos anos, vários provedores de nuvem fizeram parceria com a VMware para ajudar os clientes a aproveitar as vantagens dos softwares de negócios e das soluções em nuvem disponíveis de migração para a nuvem. Provedores como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud e Oracle Cloud, que fornecem aos usuários acesso a milhares de soluções de desenvolvedores de código aberto e terceiros.

Para aumentar a compatibilidade de seus serviços, o Google anunciou recentemente a solução Google Cloud VMware Engine para a região de São Paulo. Nesse contexto, Eduardo Lopez, presidente do Google Cloud para a América Latina, disse:

"No Google Cloud, nosso foco sempre foi entender as necessidades de nossos clientes e acompanhá-los em seu processo de transformação digital. O trabalho remoto e a compreensão do cliente de hoje em seus respectivos setores são apenas duas das áreas em que trabalhamos em colaboração com organizações da região, que têm ajudado a criar uma aceleração que as empresas da América Latina estão exigindo. Hoje, buscamos criar parcerias com empresas como a VMware para ajudar os clientes a transformar suas arquiteturas tecnológicas pensando na transformação dos negócios. Considerando as mudanças geradas pela pandemia, isso é mais fundamental do que nunca.”

Outros provedores de nuvem, como Microsoft Azure e Oracle, fizeram um progresso significativo na oferta de serviços VMware Cloud para otimizar as operações para seus clientes:

“A parceria entre a Microsoft e a VMware permite que nossos clientes alavanquem seus investimentos e habilidades. Juntos, oferecemos a oportunidade de desenvolvimento e modernização contínuos da nuvem ao longo da jornada do cliente, já que o uso do VMware Horizon Cloud no Microsoft Azure elimina a necessidade de ferramentas de terceiros. Oferecemos uma arquitetura híbrida, com uma experiência de cliente aprimorada que ajuda a reduzir os custos de administração, o que acaba minimizando a complexidade da migração”, afirma Liliana Gonzalez, Diretora de Alianças Globais da Microsoft para a América Latina. “Tenho certeza de que junto com a VMware contribuiremos ainda mais para acelerar a jornada de transformação de nossos clientes, oferecendo uma melhor experiência de usuário, segurança, desempenho, gestão abrangente e otimização de investimentos”.

“O nosso maior compromisso é com o sucesso dos nossos clientes. Notamos uma demanda crescente da parte deles para trazerem os seus sistemas de missão crítica para a nuvem com maior agilidade e o menor risco possível. Queremos estar ao lado deles como parceiro estratégico nessa jornada e, para facilitá-la, a solução Oracle VMWare Cloud torna a migração mais transparente, fácil e rápida, permitindo que as empresas mantenham todo o seu conhecimento sobre a VMWare sem precisar testar novamente, reconfigurar ou reescrever as suas aplicações. Estamos muito satisfeitos com essa parceria”, afirma Marcos Pupo, vice-presidente sênior de nuvem da Oracle para a América Latina.

A utilização de múltiplas nuvens e uma plataforma que unifique a gestão é a melhor abordagem para aproveitar todas as possibilidades da computação em nuvem, pois viabiliza e acelera as iniciativas de transformação digital das empresas, seja na adoção de novas tecnologias ou modernização das existentes.

Com uma estratégia de várias nuvens, é possível levar a digitalização a um novo nível para garantir a simplicidade operacional e não apenas nas áreas de TI.

. Por: André Andriolli, CTO da VMware na América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira