Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2021 - 07:52

O impacto dos padrões de comportamentos na vida profissional

No artigo anterior eu comentei sobre o nosso lado sombra, que representa muitas vezes padrões de comportamentos, que podem levar você a um condicionamento.

Vamos ver a seguir alguns exemplos de padrões de comportamentos.

Autopiedade: posturas de submissão e obstinação, que podem gerar relações de vitimização, principalmente em pessoas que se doam demais ou até se anulam em prol dos outros e, por não receberem o reconhecimento que esperam, tendem à autopiedade e ao isolamento, colocando-se no papel de vítima das relações.

Isolamento: a dificuldade de inter-relação gera melancolia, isolamento e falta de identificação com o mundo exterior. Com essa postura, o indivíduo pode criar barreiras internas na comunicação com outros, tendendo a ficar cada vez mais só.

Instabilidade emocional: alta dispersividade e omissão, causadas pela insegurança emocional, podem levar o indivíduo à instabilidade de humor, com explosões de temperamento, principalmente quando se sentir frustrado em suas vontades e expectativas.

Indecisão: o indivíduo desenvolve uma postura de confusão, percebendo a vida sob uma ótica muito limitada e intolerante. Essa postura abre espaço para indecisões e depressões.

Medo do Fracasso: o medo de fracassar ou de não ter importância pessoal e um senso de pertencimento leva a uma insegurança nas decisões, omissão e intolerância.

Dissimulação: desenvolvendo posturas de não se comprometer e não se envolver, o indivíduo acaba deixando que outros assumam responsabilidades, que seriam suas. Sente dificuldade em expressar os próprios sentimentos, tendendo a ocultar opiniões.

Obsessão: o receio em relação ao futuro pode tornar o indivíduo tenso e obcecado pelas coisas materiais, o que gera medos de todos os tipos.

Intolerância: o indivíduo pode desenvolver posturas agressivas e de intolerância, entrando muitas vezes em contradições. A ingenuidade gera desequilíbrios de comunicação e consequentemente dificulta sua realização pessoal.

Repressão: tensões emocionais oriundas de bloqueios na comunicação podem se intensificar e repercutir no físico, gerando forte agressividade, carência e muitas limitações nas inter-relações.

Arrogância: por sentimentos de inadequação, desenvolve atitudes arrogantes e orgulhosas que muitas vezes isolam o individuo nas relações, afastando os demais, em quem provoca irritação, em vista de seu ar de superioridade.

Submissão: desenvolve percepções pessimistas com relação à vida, o que gera atitudes omissas ou submissas. Pode também camuflar as verdades, não enfrentando os confrontos.

Decepção: A dificuldade de se relacionar com as pessoas e com o fluxo da vida tende a gerar conflitos e sentimentos de decepção. Quando não consegue se recuperar dessa condição, tende a perder a energia e a vitalidade. Consequência disso é que não encontra "forças" para finalizar o que intenciona.

Frustrações: a insegurança gera dúvidas quanto a si mesmo, irracionalidade e julgamentos rígidos.

Esses são apenas alguns de muitos condicionamentos, que podemos acabar desenvolvendo ao longo da nossa vida.

Por isso enxergar o nosso lado sombra significa mergulhar em um profundo autoconhecimento, sair da nossa zona de conforto, nos colocarmos em estado de vulnerabilidade, para então desenvolvermos nossas soft skills.

Nos meus mais de 20 anos atuando nas organizações como consultora, coach e mentora, observo como os problemas comportamentais afetam os resultados dos negócios e foi dessa minha percepção que emergiu o sonho de criar uma obra, que reunisse profissionais c-levels com as mais diversas bagagens, para juntos, trazer contribuições importantes para você.

No best-seller eleito pela revista Veja em dezembro/2020 – “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos” (Literare Books International) selecionei as 33 softs skills mais buscadas pelas empresas nos profissionais do agora.

. Por: Lucedile Antunes, mentora, coach e palestrante. Coordenadora e idealizadora do best-seller “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos”. CEO da L. Antunes Consultoria & Coaching.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira