Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2021 - 09:25

ANP e FGV Energia lançam publicação sobre descomissionamento


Caderno Descomissionamento Offshore no Brasil — Oportunidades, Desafios & Soluções.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a FGV Energia lançaram no dia 25 de janeiro (segunda-feira), à noite o Caderno Descomissionamento Offshore no Brasil — Oportunidades, Desafios & Soluções. O lançamento ocorreu em um webinar organizado pela FGV, com participação do diretor-geral da Agência, Rodolfo Saboia. O Caderno foi organizado pela FGV e pela ANP, com ampla participação da academia, reguladores e empresas, como a Coppe/UFRJ, CNEN, Petrobras, Shell, ABPIP, Abespetro e Estaleiro Atlântico Sul.

Na abertura do evento, o diretor-geral da ANP falou sobre a importância do caderno, que, segundo ele, — já nasce histórico, como principal referência, no Brasil, para um tema tão atual quanto descomissionamento—.

— Há toda uma indústria envolvida nas atividades de descomissionamento, desde o projeto de engenharia até os estaleiros, com a geração de emprego e renda ao longo de toda essa cadeia. No mundo, estima-se que ao menos US$ 85 bilhões serão gastos em descomissionamento nesta década. No Brasil, esta indústria deverá movimentar R$ 28 bilhões até 2025, entre arrasamento e abandono de poços, recuperação de áreas e retirada de equipamentos. A maior parte desses recursos irá para as bacias de Campos e Santos, mas haverá também oportunidades em praticamente todas as regiões do país, como no caso das bacias Potiguar, Sergipe-Alagoas, Solimões e Amazonas — afirmou Rodolfo Saboia.

Também participaram do evento o superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP, Raphael Moura, e representantes da FGV e de empresas do setor de petróleo e gás.

A publicação lançada ontem traz um diagnóstico aprofundado sobre a atividade de descomissionamento no Brasil, por meio das perspectivas de diferentes atores, e tem por finalidade abordar oportunidades, desafios e soluções, assim como esclarecer a sociedade sobre as possibilidades dessa atividade no país.

O descomissionamento é o conjunto de atividades associadas à interrupção definitiva da operação das instalações, ao abandono permanente e arrasamento de poços, à remoção de instalações, à destinação adequada de materiais, resíduos e rejeitos, à recuperação ambiental da área e à preservação das condições de segurança de navegação local.

. A Webinar: https://www.youtube.com/watch?v=orthd5t-X2k

. O Caderno Descomissionamento Offshore no Brasil — Oportunidades, Desafios & Soluções: https://bit.ly/2M3gQ2Y

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira