Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2020 - 08:37

Os benefícios de gerenciar os requisitos de desempenho dos projetos utilizando o BIM


Dentre as áreas da construção civil, o atendimento aos requisitos do projeto é um dos aspectos mais críticos de todo o desenvolvimento do empreendimento, pois é a principal fonte de informações para o seu avanço. Essas exigências podem ser específicas ao projeto, mas ganham destaque aquelas advindas de normas técnicas, que se propõem a atender às necessidades dos usuários e agregar qualidade na construção, como os critérios de desempenho de uma edificação.

É inegável que a Modelagem da Construção da Informação (BIM) está alterando o modo como enxergamos os edifícios, sendo um dos mais promissores desenvolvimentos para a indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Assim, uma vez que a premissa é garantir, da melhor maneira possível, o atendimento aos critérios de desempenho, os profissionais do setor passam a ter maior munição para cumprir a tarefa com os processos e ferramentas BIM, cujos benefícios facilitam uma visão mais sistêmica do empreendimento, fomentam a colaboração e comunicação com diferentes pessoas, além de melhorar a verificação de projetos para este fim.

Uma das grandes oportunidades que surgem neste contexto é a utilização de um Ambiente Comum de Dados, conhecido como CDE, que é capaz de centralizar e gerenciar todas as informações e requisitos do projeto, garantindo que o modelo siga todas as exigências necessárias. Há diversas opções disponíveis no mercado, mas o ideal é optar por uma solução que lide diretamente com a informação e com o dado, conversando com o modelo.

Além disso, a utilização do CDE pode poupar muito tempo na posterior verificação da qualidade dos projetos, normalmente feita de maneira manual e mais propensas a erros. Mesmo não sendo um verificador de regras automático, essa solução ainda sim confere maior automatização para este processo, garantindo maior controle no atendimento aos requisitos de desempenho, graças às suas fichas de dados e à capacidade de gerenciar famílias. As tecnologias do BIM já estão aí, disponíveis. A grande questão é realmente se apropriar delas em prol das nossas necessidades.

. Por: Paola Nicolai é gerente de produtos do Construtivo, empresa de tecnologia com DNA de engenharia. | www.construtivo.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira