Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2020 - 08:14

OPEP completa 60 anos

O dia 14 de Setembro é um dia muito especial para a OPEP, que comemorou seus 60 anos .

Viena, Áustria — Poucos teriam previsto há seis décadas que a Organização teria alcançado as alturas que alcança na arena global de energia. Naquela época, em Bagdá, os cinco fundadores da OPEP, Juan Pablo Pérez Alfonzo da Venezuela ; Abdullah al-Tariki da Arábia Saudita ; Dr. Tala'at al-Shaibani do Iraque ; Dr. Fuad Rouhani do Irã ; e Ahmed Sayed Omar, do Kuwait, reuniram-se no Al-Shaab Hall em Bagdá para dar a Opep ao mundo.

No contexto daquela época, em que a indústria do petróleo era dominada pelas grandes petroleiras, o que se refletia em sua estrutura e comportamento, foi um ato heróico e pioneiro dos Membros Fundadores se reunirem na capital iraquiana.

Na seminal ' Conferência de Bagdá ', esses cinco visionários dos Países Membros Fundadores se reuniram em torno da premissa de cooperação e com a necessidade de escrever sua própria história. Pérez Alfonzo disse após a reunião: —Agora estamos unidos. Estamos fazendo história. —Seria uma declaração profunda.

Na década de 1960 , a OPEP firmou-se com coragem, persistência e diligência, por meio da elaboração de seu Estatuto que se mantém até hoje, registrando-se no Secretariado das Nações Unidas (ONU) em 6 de novembro de 1962 , sob a Resolução da ONU nº 6363 , iniciando uma série de decisões marcantes, como a ' Declaração Declaratória da Política Petrolífera nos Países Membros ' em 1968 e a expansão de seus Membros.

60 nos depois, a Organização que hoje é 13 Países Membros é agora parte integrante da comunidade energética internacional e do sistema multilateral. É amplamente consultada sobre assuntos da indústria petrolífera, permanece firmemente comprometida com o fornecimento seguro e estável e retornos justos para os investidores, os países membros administram seus próprios setores de petróleo domésticos em toda a cadeia de valor, e a Organização expandiu suas atividades para defender questões que afetam a humanidade como um todo.

Ao refletir sobre isso, Mohammad Sanusi Barkindo , Secretário-Geral da OPEP, disse: — Freqüentemente, penso naquele dia em 1960, o clima em Bagdá, como aqueles visionários viam o futuro da OPEP e da indústria do petróleo. O que está claro é que o que foi colocado em movimento resistiu ao teste do tempo; A OPEP ainda tem os mesmos objetivos centrais, de ordem e estabilidade nos mercados globais de petróleo, mas seu papel também se ampliou consideravelmente, em termos de cooperação mais profunda com outros produtores, diálogo com uma série de partes interessadas da indústria e um abraço de preocupações humanas, como desenvolvimento sustentável, meio ambiente e erradicação da pobreza energética—.

O 60º aniversário é um momento para refletir e valorizar os esforços de todos aqueles que trabalharam tão arduamente ao longo de nossa história para fazer da OPEP o sucesso retumbante que se tornou. Isso inclui gerações de Chefes de Estado e de Governo, Ministros, Governadores e outros especialistas de alto nível de fora do Secretariado e, de dentro do Secretariado, Secretários Gerais, Administração e Funcionários de todas as disciplinas relevantes. Todos eles enriqueceram a Organização, por meio do compromisso, perseverança e sacrifício, para fazer frente aos muitos altos e baixos vividos pela OPEP e seus países membros.

É também uma oportunidade para, mais uma vez, estender a gratidão da Organização à Áustria e à cidade de Viena , que têm sido anfitriões calorosos e generosos do Secretariado desde que a OPEP se mudou para esta grande e histórica cidade, 55 anos atrás .

Para comemorar ainda mais o 60º aniversário , o Iraque , a cidade de Bagdá e o Al-Shaab Hall planejam realizar eventos, incluindo música e atividades culturais, embora isso dependa da pandemia Covid-19. Mais detalhes serão fornecidos assim que disponíveis.

Olhando para o futuro, a Organização está pronta para enfrentar os muitos desafios que enfrentaremos ao entrarmos nos próximos 60 anos de nossa história. Continuamos focados em um mercado de petróleo equilibrado e estável , no interesse tanto dos produtores quanto dos consumidores , conforme mais recentemente demonstrado por meio da Declaração de Cooperação e dos ajustes históricos de produção de 2020 ; elevar ainda mais o diálogo e a cooperação por meio da Carta de Cooperação ; e fornecer opções e soluções para alguns dos principais desafios que a humanidade enfrenta, como o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza energética .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira