Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2020 - 08:02

Nasce David19

Uma tecnologia para reunir milhões de heróis contra a Covid-19 anonimamente.

Baseada na tecnologia como a chave para esta e futuras crises, esse aplicativo, disponível em mellamodavid19.org, fará com que cada pessoa se torne um herói diante do vírus e se junte a um movimento que promoverá a transformação digital em diferentes aspectos da vida.

Washington DC — Um movimento está começando a tomar forma no dispositivo inteligente que temos em nossas mãos. Os esforços contra a crise global da saúde acabam de reunir milhões de reforços potentes e, além disso, está sendo erguida uma plataforma capaz de acelerar a transformação digital e integrá-la à vida cotidiana de cada pessoa. A tecnologia, como base para enfrentar esta e futuras pandemias, deu origem a David19: uma solução histórica que leva muito mais longe a capacidade humana de trabalhar em conjunto.

Graças à aliança formada pelo LACChain, um programa regional do Laboratório de Inovação do Grupo BID (BID Lab), a plataforma digital David19 permitirá que cada cidadão seja um herói para enfrentar a pandemia. Essa ferramenta, baseada na tecnologia blockchain, é a primeira solução de código aberto na qual os dados sobre a doença podem ser compartilhados sem expor as informações pessoais do usuário.

Em sua primeira fase, esse ambiente colaborativo de cidadão para cidadão (C-to-C) permitirá que milhões de pessoas sejam protagonistas no enfrentamento da pandemia, permitindo que compartilhem suas próprias informações de maneira segura e anônima, através de certificados de autodeclaração, ajudando a transformar esse inimigo invisível em visível, com o nível de confiança de uma macro-pesquisa social, contribuindo para mudar a direção dessa crise de saúde.

Em sua segunda fase, David19 propõe uma revolução em termos de identidade e verificação por meios digitais entre empresas e cidadãos (B-to-C). A participação em massa evolui naturalmente à medida que milhares de empresas privadas ingressam no ecossistema David19 para emitir credenciais mais sofisticadas, como autorizações de retorno ao trabalho, depoimentos, certificações médicas, autorizações de viagem ou diplomas acadêmicos, mediante documentos emitidos por terceiros. Em suma, um portfólio de vida no seu bolso. Além disso, a infraestrutura digital estará preparada para enfrentar futuros surtos deste e de outros vírus, ou mesmo outros fenômenos e situações de emergência que enfrentaremos como humanidade no futuro, como os relacionados às mudanças climáticas.

Nesse cenário de infinitas possibilidades, esse é o primeiro passo para que, no futuro, uma pessoa precise apenas de seu celular para se identificar, para demonstrar que está em condições seguras o suficiente para embarcar em um avião, retornar ao trabalho, visitar uma galeria de arte ou entrar em um show ou evento esportivo, em cumprindo um conjunto de disposições para cada caso específico.

Como funciona David19? David19 funciona como um agregador de carteiras digitais, uma tecnologia emergente baseada em aplicativos móveis que usam protocolos e padrões de identidade soberana digital; isto é, uma tecnologia que garante ao usuário manter o poder total sobre seus dados o tempo todo. Por meio de David19, cada pessoa poderá selecionar sua carteira digital preferida, criar seu perfil e começar a enviar as principais informações para entender e ver como a Covid-19 se move na região. Ou seja, cada pessoa se torna um herói, somos todos David19.

Depois que alguém registra seus dados em relação à quarentena, seus movimentos durante o período, seu estado de saúde, basta manter as informações atualizadas na carteira digital e ver como o mapa interativo de monitoramento evolui. Este mapa, composto de dados compartilhados por milhões de pessoas, será público e é o coração do David19.

Um problema da magnitude da Covid-19 precisa de uma resposta coletiva solidária que, reforçada pela capacidade atual da tecnologia, oponha um poder equivalente. Portanto, é o David19 contra o Golias do coronavírus”, disse Alejandro Pardo Vegezzi, especialista principal do BID Lab e líder da LACChain e David19. "O David19 nos oferece toda a oportunidade de uma saída digital para nosso confinamento, de nos tornarmos heróis e sermos protagonistas no enfrentamento dessa pandemia".

"Estamos passando por um momento muito difícil como humanidade e a tecnologia digital já mostrou que pode fazer parte da solução para cidadãos e empresas", acrescentou Irene Arias, CEO do BID Lab.

A LACChain, sob a liderança do BID Lab e em conjunto com everis, World Data IOVLabs, Grupo Sabra e LLYC, desenvolveu esta plataforma para romper com o debate sobre segurança versus privacidade, promovendo ambos simultaneamente, ao integrar uma opção confiável, aberta e descentralizada, que se apresenta como uma solução multilateral para um problema global.

O ecossistema David19 é composto pelo seu site (mellamodavid19.org), um aplicativo nativo, disponível nessa mesma página, diferentes carteiras digitais e suas redes sociais oficiais. Em todos esses entornos qualquer parte interessada pode interagir e manter-se informado sobre o projeto.

“Nossa ideia era aproveitar a tecnologia blockchain para tornar cada pessoa um protagonista ativo contra a pandemia, protegendo nós mesmos e ajudando a proteger outras pessoas da Covid-19 por meio de credenciais verificáveis. Esse é o conceito por trás do David19 ”, explicou Moises Menendez, assessor principal consultor do LACChain. "Esta aplicação é única em seu conceito e desenvolvimento"

"David19 é uma solução solidária entre cidadãos comprometidos", disse Marcos Allende, coordenador de tecnologia da LACChain. "Esta solução, que usa carteiras digitais e a rede blockchain LACChain, usa o Hyperledger Besu para garantir que as informações fornecidas pelos usuários sejam completamente anônimas e transparentes".

"Um problema global precisa de uma solução multilateral e é por isso que o selo LACChain e BID Lab são marcas de garantia para o potencial de David19", disse Alejandro Romero, CEO das Américas na LLYC. “As grandes crises são berços de grandes inovações e David19 chega para enfrentar esta e futuras pandemias".

Nos canais oficiais de David19, há todas as informações sobre como usar o aplicativo, seus mecanismos de segurança e proteção para as pessoas e os resultados dessa ambiciosa iniciativa.

A aliança apela a todos para que se juntem a este movimento que promete ser um passo importante para acabar com a crise global de saúde.

Perfil — LACChain é a aliança global para o desenvolvimento do ecossistema blockchain para a América Latina e Caribe. Esta é uma iniciativa do Laboratório do BID (BID LAB) para promover o uso dessa tecnologia com impacto na inclusão. Esse objetivo comum atraiu a atenção e a vontade de colaboração dos atores que lideram o incipiente desenvolvimento de ecossistemas blockchain nos países da região, como, por exemplo, autoridades governamentais digitais na região e de países, como Argentina, Colômbia ou Costa Rica, além de entidades como Adhara, Alastria, AidTech, Blockchain Research Institute (BRI), ConsenSys, PegaSys, Uport, EEA, everis, Grupo Sabra, Idemia, ioBuilders, LegalBlock, Multiledgers, MIT Media Lab, NTT Data, RSK, Tradel, World Data e BID.

Perfil — BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo BID, a principal fonte de financiamento e conhecimento para o desenvolvimento, focada em melhorar a qualidade de vida na América Latina e Caribe (ALC). Seu objetivo é promover a inovação para inclusão na região, mobilizando financiamento, conhecimento e conexões para co-criar soluções capazes de transformar a vida de populações vulneráveis devido a condições econômicas, sociais ou ambientais.

A everis - NTT Data: everis, uma empresa da NTT Data, trabalha a disrupção no mundo dos negócios com base em tecnologias exponenciais. everis quer marcar o início da próxima geração tecnológica através de diferentes iniciativas inovadoras e disruptivas. E tem como objetivo projetar o futuro, aumentar o valor dos funcionários por meio de inteligência artificial, aprimorar a educação tecnológica por meio de tecnologias criativas e ser um ponto de união entre o ecossistema global de startups e grandes corporações. Para isso, ele se dedica à consultoria e terceirização, abrangendo todos os setores da área econômica. O grupo NTT Data é a sexta empresa de serviços de TI do mundo, com 100.000 profissionais e presença na Ásia-Pacífico, Oriente Médio, Europa, América Latina e América do Norte.

Perfil — O IOVlabs trabalha para que todos tenham a oportunidade de participar de uma nova economia para a nossa nova era da Internet, facilitando a expansão do blockchain como a Internet de valor. Para isso, desenvolve plataformas altamente seguras, de baixo custo e fáceis de usar para a nova economia mundial. Com a ajuda das plataformas IOVlabs, pessoas em todo o mundo terão a capacidade de criar identidades digitais, desenvolver reputações, estabelecer e executar acordos e se envolver em transações comerciais sem intermediários.

Grupo Sabra é uma empresa argentina especializada em serviços de software e desenvolvimento e implementação de soluções de negócios. Desde a sua fundação em 2009, eles posicionaram seus clientes no centro de seus processos, a fim de fornecer-lhes serviços e soluções de alta qualidade que impactam seus principais processos de negócios.

World Data Inc. é um grupo de tecnologia da informação, engenharia e consultoria que fornece soluções para pequenas e médias empresas há mais de 30 anos. Conta com engenheiros experientes, profissionais com vasta experiência em todas as disciplinas de TI e de rede, incluindo mobilidade, computação em nuvem e análise de dados. A World Data Inc trabalha com seus clientes como parceiros para atender a todos os requisitos de tecnologia, aproveitando suas próprias soluções.

A ConsenSys foi fundada pelo co-fundador da Ethereum, Joseph Lubin, em 2014. Desde a sua formação, a Consensys construiu ferramentas de desenvolvedor de blockchain, que foram adotadas em todo o ecossistema da Ethereum. A Consensys incubou e acelerou as startups da Ethereum que estão lançando produtos em diversos setores, como financeiro, cadeia de suprimentos e jurídico. Implementou soluções para o mundo real através da Enterprise Ethereum, que estão ajudando corporações, governos e ONGs a proteger sua infraestrutura de TI, otimizar fluxos de trabalho e desbloquear novos modelos de negócios baseados em blockchain.

LLYC — É uma empresa global de consultoria em comunicação e assuntos públicos que ajuda seus clientes a tomar decisões estratégicas de forma proativa, com a criatividade e a experiência necessárias em um contexto disruptivo e incerto, incorporando inovação e tecnologia em suas soluções. Atualmente, a LLYC possui 16 escritórios na Argentina, Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madri e Barcelona), Estados Unidos (Miami, Nova York e Washington, DC), México, Panamá , Peru, Portugal e República Dominicana. Além disso, oferece seus serviços através de empresas afiliadas nos demais mercados da América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira