Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/04/2020 - 08:23

Vale prevê retomada de operação na mina Timbopeba


Eduardo Bartolomeo, diretor-presidente da Vale

A princípio o processamento a seco na mina, parte do Complexo Mariana e, no quarto trimestre, as atividades de processamento a úmido, cuja capacidade total de produção deverá chegar a 1,0 milhão de toneladas por mês.

A Vale informou em teleconferências (webcasts), com analistas e investidores, no dia 29 de abril (quarta-feira), que, na próxima semana, irá retomar as operações de processamento a seco na mina de Timbopeba, parte do Complexo Mariana, em linha com o informado anteriormente em seu Relatório de Produção em 17 de abril de 2020. A produção foi autorizada pela auditoria externa contratada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, conforme acordo entre a Vale e os Promotores na Ação Civil Pública de Timbopeba. As operações na mina de Timbopeba estavam suspensas desde março de 2019.

— Testes de gatilho de vibração foram concluídos em janeiro de 2020 e foi certificada a ausência de impacto nas estruturas geotécnicas do site, que permitiu o reinicio das operações de processamento a seco com produção mensal de aproximadamente 330.000 mil toneladas de finos de minério de ferrono sistema Sul e Sudeste. As atividades de manutenção para garantir um retorno seguro às operações foram concluídas com êxito, e espera-se retomada no início de maio — disse o diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, durante a teleconferência com analistas e investidores.

Processamento a úmido — As atividades de processamento a úmido devem ser retomadas no quarto trimestre de 2020, após a conclusão da construção de um duto para a disposição de rejeitos na cava de Timbopeba e dependem de autorização externa. A retomada das atividades de processamento a úmido permitiria à operação atingir sua capacidade total de produção de cerca de 1,0 milhão de toneladas por mês. Alternativas para antecipar a retomada das atividades de processamento a úmido estão em avaliação.

— A retomada do processamento a seco e o retorno esperado do processamento a úmido no quarto trimestre de 2020 já estão incluídos no guidance de produção de finos de minério de ferro da Vale para 2020, de 310-330 milhões de toneladas— ressaltou a mineradora.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira