Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2020 - 09:07

Uerj promove encontro sobre independência e educação na América e África

No período de 11 de março a 23 de junho a Universidade do Estado do Rio de Janeiro recebe o Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação, no Auditório 113 do campus Maracanã. O evento tem como objetivo discutir os processos de emancipação em países dos dois continentes, abordando as relações entre os projetos de nação e os de formação das populações, as iniciativas utilizadas para a consolidação dessas experiências, bem como as medidas educativas.

“Vamos debater iniciativas a respeito da educação, políticas locais, ações de lideranças letradas, além de representações contidas em impressos editados em localidades diversas”, informa José Gondra, da Faculdade de Educação da Uerj. De acordo com ele, estão confirmados 20 palestrantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste e 11 do exterior. “Ao observar as relações de força estabelecidas dentro e fora do Brasil, hoje, o tipo de reflexão que consta na agenda do Colóquio ainda demonstra ser muito necessária e extremamente relevante”, afirma o professor, que divide a coordenação geral do encontro com a professora Aline Limeira.

Durante as primeiras sessões, marcadas para os dias 11, 12 e 13 de março, o público poderá interagir com convidados da Espanha, Portugal, Moçambique, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, Argentina e Chile. Entre os temas em debate, o imaginário escolar argentino, os dilemas da formação cidadã uruguaia, a história do Estado do Grão Pará, a formação dos professores de Moçambique na década de 1970, a pedagogia dos panfletos políticos na independência do Brasil, a construção da identidade através de projetos de escolarização, a inauguração do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) no prédio do Palacete Dom João VI, entre outros.

. A programação completa do Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação pode ser conferida no site https://uerjbicentenario.wixsite.com/evento. O encontro acontece, de 11 de março a 23 de junho, das 9h às 18h, no Auditório 113 da Uerj, na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira