Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2019 - 08:56

Maglev-Cobra comemora cinco anos de atividades


O Maglev-Cobra – trem de Levitação Magnética da Coppe/UFRJ – completa cinco anos de atividades no dia dia 1º de outubro (terça-feira). Compacto, leve, e não poluente, o veículo que flutua silenciosamente já transportou cerca de 18 mil pessoas em uma linha experimental que liga os Centros de Tecnologia 1 e 2, na Cidade Universitária, sempre às terças-feiras. Para celebrar a data, a equipe do projeto promoverá evento, a partir das 11 horas, na estação no Centro de Tecnologia 1.

Como parte da programação, será lançado o livro "MagLev-Cobra: uma breve retrospectiva", de autoria do professor Richard Stephan, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe e coordenador do projeto. Durante a solenidade, haverá apresentação de um grupo da Escola de Música da UFRJ e será prestada uma homenagem ao passageiro que mais viajou no Maglev durante esta meia década.

Desenvolvido no Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, o Maglev-Cobra, que já despertou interesse de um grupo de investidores chineses, foi planejado para ser uma alternativa de transporte em centros urbano, e é o primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade. Não por acaso, atraiu pesquisadores da universidade Southwest Jiaotong University (Swjtu), sediada em Chengdu, na China, conhecida como o berço dos engenheiros ferroviários e da educação moderna em transportes, engenharia civil e mineração e metalurgia naquele país. Em 2017, Coppe e Swjtu firmaram parceria acadêmica para o desenvolvimento de novas tecnologias.

O projeto da Coppe iniciou a fase de testes operacionais já no nível 7 de uma escala de evolução tecnológica utilizada pela Nasa, que vai até 9. Ao atingir a etapa seguinte, o projeto estará pronto para a industrialização, após ser certificado por uma instituição técnica, que avaliará o desempenho do veículo de levitação em quesitos como estabilidade, propulsão, velocidade, aceleração e frenagem.

Vantagens do veículo — O Maglev-Cobra tem uma série de vantagens se comparado a outros meios de transporte. A principal delas é o baixo custo de implantação por quilômetro, que é de cerca de 1/3 do valor necessário para implantação do metrô na mesma extensão. A operação silenciosa e a não emissão de poluentes são outras vantagens do trem de levitação, que é movido à energia elétrica da rede convencional. O projeto de implantação de linha experimental incluiu também a instalação de painéis de energia solar fotovoltaica capazes de gerar energia suficiente para alimentar o veículo.

Esta versão do veículo é composta por quatro módulos de 1,5 metros de comprimento cada e pode transportar até 30 passageiros por viagem. Mas é possível conectar novos módulos e aumentar a capacidade caso haja necessidade. Como se trata de uma linha experimental para demonstrar a tecnologia de levitação, o trem circula a uma velocidade de 20 km/hora, mas pode atingir até 100 km/hora ou mais, com segurança, em percursos mais longos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: