Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2019 - 08:34

Parceria entre VLI e Fertilizantes Tocantins amplia volume de fertilizante na ferrovia


Sistema integrando ferrovia, terminal e fábrica do cliente é inédito.

A VLI, companhia logística que integra ferrovias, terminais intermodais e portos oferecendo soluções para o agronegócio, entre outros setores da economia — já começou as atividades decorrentes da parceria com a Fertilizantes Tocantins (FTO), em Araguari, no Triângulo Mineiro. Com o atendimento iniciado em maio, a VLI vai aumentar em 20% o volume de fertilizantes transportado na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A matéria-prima originada no porto de Tubarão (ES) passa pelo Terminal de Araguari e chega à fábrica da FTO por meio de uma interligação por correias transportadoras.

Em 2018, o terminal de Araguari movimentou mais de 700 mil toneladas de insumos para fertilizantes e para este ano a previsão é de alta. Os resultados da parceria já podem ser vistos: a ferrovia movimentou volume recorde para o mês de junho, quando alcançou mais de 120 mil toneladas de fertilizantes. Em razão disso, a VLI contratou 16 pessoas (próprios e terceiros) para ampliar fluxo desse produto no terminal. “Vamos aumentar o volume descarregado e proporcionar ao cliente uma fila menor lá na outra ponta, no desembarque dos navios. Isso consolida nosso modelo de negócio, que conecta porto, ferrovia e terminal como uma solução eficiente e reforça a rota de fertilizantes entre Tubarão e Araguari”, observa, Ricardo Ferreira, gerente geral de Fertilizantes da VLI.

Inédita, integração favorece o mercado — Dos vagões a carga pode seguir direto para a fábrica da FTO ou, se necessário, ser condicionada no armazém de fertilizantes da VLI. Esse modelo de interligação e a integração entre porto, ferrovia, terminal e fábrica, sem a utilização de carretas é inédito no Brasil e proporciona mais agilidade e qualidade à cadeia de abastecimento. A localização estratégica associada a um modal eficiente traz benefícios a todo agronegócio da região, que ganha em rapidez e segurança ao contar com um fornecedor tão próximo e conectado como a FTO.

Raio-X do Terminal de Araguari, em operação desde 2012, investimento de R$ 151 milhões, capacidade anual de cinco milhões de toneladas de grãos e um milhão de toneladas de fertilizantes, gera 234 empregos, entre próprios e terceiros.Principais produtos soja, farelo milho e fertilizantes, cargas originárias de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, e Goiás. Fertilizantes chegam do porto de Vitória, com destino dos grãos para o Porto de Tubarão, em Vitória, fertilizantes, Triângulo Mineiro, Goiás e Mato Grosso.

A fábrica da FTO tem investimento de R$ 91 milhões, gera 200 empregos, com capacidade de armazenagem de 100 mil toneladas, e expedição diária de até seis mil toneladas.

Perfil — A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

A FTO / EuroChem, fundada em 2003, a Fertilizantes Tocantins está estrategicamente localizada nas áreas de maior crescimento agrícola do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais. A FTO teve crescimento de dois dígitos por diversos anos consecutivos e atingiu 1.8 milhão de toneladas produzidas em 2018, alcançando posição de destaque entre as principais empresas de fertilizantes do Brasil.

A FTO emprega atualmente 700 pessoas que estão distribuídas entre a sede administrativa em Goiânia e em outras oito unidades de produção localizadas nas cidades de Porto Nacional (TO), São Luís (MA), Querência (MT), Sinop (MT), Rondonópolis (MT), Barcarena (PA), Catalão (GO) e Araguari (MG).

Para impulsionar o grandioso plano de crescimento no país, assim como o de verticalizar a cadeia de produção, em agosto de 2016 a FTO teve o controle acionário adquirido pelo grupo EuroChem, um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes à base de Nitrogênio, Fosfato e Potássio.

Com sede em Zug, na Suíça, e com fábricas na Europa e Ásia, o grupo EuroChem possui um sistema integrado que inclui atividades que vão desde a mineração e produção de fertilizantes, passando pela logística até a distribuição em todos os continentes. Ao todo a empresa emprega mais de 26 mil pessoas ao redor do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: