Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2019 - 08:32

Pesquisadora espanhola debate qualidade do azeite em Maria da Fé


Belo Horizont (MG) — O Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais — Epamig, em Maria da Fé sedia no dia 20 de setembro(sexta-feira), às 8h30, a palestra "Posicionamento estratégico da Olivicultura para a Serra da Mantiqueira: Valorização dos azeites de oliva extravirgens de montanha", que será ministrada pela pesquisadora do Instituto de Investigácion y Formación Agraria y Pesquera da Espanha (Ifapa), Brígida Jiménez Herrera.

Uma das profissionais mais respeitadas da olivicultura mundial, Brígida é doutora em Farmácia e desde 1990 dirige a Unidade do Ifapa em Cabra, na província de Jaén, maior centro produtor de azeite do mundo. "A Brígida é conhecedora e incentivadora de uma olivicultura que lá na Espanha é chamada de ecológica e se assemelha muito com a da nossa região, devido às condições de topografia. Por isso, acreditamos que ela poderá contribuir muito no processo de evolução da atividade na Mantiqueira", avalia o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira.

A palestra é uma realização da Prefeitura de Maria da Fé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceira com EPAMIG e Estilo Gourmet Azeite. "A pesquisadora Brígida aceitou este desafio de conhecer melhor nossos olivais e nos auxiliar no desenvolvimento sustentável da cultura em nossa região. Todos os envolvidos estão engajados no objetivo de capacitar técnicos e obter novas referências sobre o cultivo de oliveiras", garante a secretária de Agricultura de Maria da Fé, Carina Mori.

Além do encontro na Epamig, a pesquisadora vai conhecer propriedades produtoras de azeite na região e se reunir com especialistas. "A Brígida é também especialista em azeites e pode nos ajudar a traçar um perfil sensorial e caracterizar nossos produtos", completa Luiz Fernando. A visita tem o apoio do Sebrae e do Instituto de Olivicultura da Mantiqueira - Ioman.

As vagas para a palestra são limitadas a 50 participantes. As inscrições, no valor de R$30, devem ser feitas pelo telefone (35) 3662-1185 (Secretaria de Municipal de Agricultura de Maria da Fé). Não serão realizadas inscrições no local do evento.

Palestra: "Posicionamento estratégico da Olivicultura para a Serra da Mantiqueira: Valorização dos azeites de oliva extravirgem de montanha", dia 20 de setembro de 2019 (sexta-feira), às 8h30, no Campo Experimental da Epamig em Maria da Fé, Rua Washington Alvarenga Viglioni, s/nº, Bairro Vargedo. Informações e inscrições: (35) 3662-1185 — [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: