Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2019 - 08:32

Litro de Luz iluminará quilombo no Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Nissan

A comunidade, junto aos voluntários, montará seus próprios lampiões que funcionam por meio de energia solar.

O Quilombo Santa Justina /Santa Izabel, em Mangaratiba, Rio de Janeiro, receberá em torno de 40 lampiões movidos a energia solar. O Litro de Luz, em parceria com o Instituto Nissan e com apoio da Azul Linhas Aéreas, fará ação na comunidade no dia 14 de setembro (sábado).

Esta será a primeira vez da organização em uma comunidade não urbana no Rio de Janeiro, além de ser a primeira vez também em que serão montados lampiões ao invés de postes no estado. Até a data da nova empreitada, a equipe terá contabilizado, ao todo, 4 meses de visita a Santa Justina e Santa Izabel, entre reconhecimento da região e reuniões com moradores e lideranças comunitárias.

"A metodologia do Litro de Luz crê que as pessoas impactadas pela organização são sempre as protagonistas do processo, participando ativamente de todas as etapas de montagem e instalação das soluções junto ao corpo de voluntários. Desta forma, fomenta-se nelas o interesse pelo aprendizado técnico-profissional, ampliando o seu horizonte de possibilidades na sociedade", explica Luna Carrano, líder do Litro de Luz no Rio de Janeiro.

O Litro de Luz — No Brasil desde 2014, o Litro de Luz desenvolve soluções sustentáveis para combater a falta de iluminação nas cinco regiões do país, tendo impactado diretamente mais de 13 mil pessoas. Foi por meio de uma solução acessível, criada pelo brasileiro Alfredo Moser, em 2002 – que usou garrafas pet abastecidas com água e alvejante para solucionar o problema da falta de luz dentro de casa, que tudo começou. Inspirado na solução do brasileiro, o movimento global Liter of Light foi criado nas Filipinas, em 2011. Atualmente, a organização está presente em cerca de 15 países e já impactou a vida de milhões de pessoas, além de ter recebido importantes premiações como o World Habitat Awards 2015, da ONU, e o Zayed Energy Future Prize, entre outros. Usamos uma tecnologia simples, econômica e ecologicamente sustentável, composta por painéis solares e LEDs.

Perfil — O Instituto Nissan foi criado em 2013 com o objetivo coordenar todas as ações de responsabilidade social da empresa no Brasil. Desde então, as ações sociais beneficiaram diretamente cerca de 71 mil pessoas nas cidades do Rio de Janeiro, onde fica a nossa sede, Resende, São Paulo e São José dos Pinhais. As atividades são baseadas em nos eixos principais: educação profissionalizante, meio ambiente e mobilidade. São desenvolvidas tanto em parceria com associações da sociedade civil, poder público e empresas, quanto através do grupo de voluntariado. | www.institutonissan.org.br/atuac

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira