Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2019 - 08:32

Instituto JCA lança publicação na Bienal do Livro

A publicação gratuita pretende inspirar iniciativas novas e inovadoras

O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) lança, no dia 7 de setembro, de 10h às 12h, o livro Fortalecendo trajetórias: novos caminhos para jovens talentos na Bienal do Rio, maior evento literário do Brasil, no Riocentro. A obra apresenta aos leitores uma das ações desenvolvidas pelo Instituto, o Fortalecendo Trajetórias, um programa permanente cujo objetivo é dar aos jovens a oportunidade de ter uma boa formação no ensino médio, de modo a estarem capacitados a ingressar e cursar boas faculdades, com valores fortes e autonomia intelectual para construírem trajetórias de vida de sucesso pessoal e profissional. A iniciativa tem como objetivo compartilhar com a sociedade o programa, visando inspirar iniciativas novas e inovadoras. Ao todo, serão distribuídos gratuitamente 150 exemplares no estande da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói.

“Após 14 anos de atividades e mais de duas centenas de jovens inseridos nas melhores universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro, entendemos que o programa já atingiu um grau de maturidade suficiente para compartilhar sua história, metodologia e experiência”, destaca Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.

Ao longo das 107 páginas, a publicação apresenta como o Fortalecendo Trajetórias se estrutura, os princípios e valores que norteiam as práticas diárias e a visão pedagógica adotada em suas ações. Conta, ainda, os desafios enfrentados e as soluções encontradas pelo Fortalecendo Trajetórias. Durante o lançamento, haverá uma roda de conversa protagonizada por alunos e ex-alunos do programa.

“Acreditamos muito no que nossa equipe tem realizado ao longo de todos esses anos, em estreita parceria com escolas, famílias e jovens, que são, em larga medida, os verdadeiros autores de suas trajetórias. É uma honra estar na Bienal com jovens que fizeram parte do Fortalecendo Trajetórias, ainda mais em 2019, quando o instituto JCA comemora 15 anos”, ressalta Terezinha Doin, coordenadora pedagógica do IJCA.

No Fortalecendo Trajetórias mais de 50% dos jovens capacitados, a partir de reforço escolar para alunos do 9º ano do ensino fundamental, ingressaram em escolas públicas estaduais e federais de ensino médio. Além disso, desde 2005, 77% dos alunos que concluíram o 3º ano do ensino médio foram aprovados no vestibular. Nos últimos dois anos, 100% dos alunos oriundos de escolas públicas do ensino médio ingressaram nas universidades. O programa conta com as parcerias das secretarias municipais de educação de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí; os colégios Pensi (Niterói), Santa Mônica (São Gonçalo), escolas da rede pública de ensino (Niterói e São Gonçalo) e conselhos de alunos e ex-alunos.

IJCA — O IJCA é um investimento social familiar, fundado em 2004, que leva o nome de seu fundador, um importante empresário do setor de transportes. Uma organização que acredita na educação como instrumento para a transformação social por meio da emancipação de jovens. Em 15 anos, o instituto impactou positivamente as vidas de 3000 jovens com origem popular, a partir do investimento no protagonismo e do estímulo à criação para a concretização de sonhos e projetos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: