Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2019 - 08:54

Controle de horas trabalhadas no escritório de advocacia

Os escritórios de advocacia possuem uma particularidade em seu segmento que é a de trabalhar em muitos casos ou processos por longo tempo. Então como saber a lucratividade de cada cliente ou processo ao receber honorários?

Uma das ferramentas para suprir é o controle de horas, também conhecido como timesheet, que é o termo usado para definir um sistema onde é registrado o tempo gasto com cada atividade realizada no trabalho diariamente. O sistema é usado para fazer o controle de horas trabalhadas em processos ou clientes dentro de um escritório, facilitando assim, a gestão do tempo da equipe e visualizando o custo do trabalho realizado.

É fato que muitas vezes existe resistência por parte das pessoas para efetuar este controle, já que é necessário desprender de tempo e atenção para abastecer os dados muitas vezes em um software, porém ele é fundamental para que possam ser identificadas informações relacionadas ao custo e consequentemente a precificação dos honorários.

Existem as situações em que o cliente é mensalista, ou seja, mantém uma Assessoria Jurídica onde paga um valor fixo mensal, aliás, muito comum nos escritórios. Como saber se o cliente com este perfil trás lucratividade e se é viável financeiramente? A resposta é que também por meio da ferramenta do controle de horas, pois se sabe o valor da receita mensal e tendo o indicador das horas trabalhadas, é possível identificar o tempo de trabalho que está sendo destinado especificamente ao cliente, portanto ficando mais fácil fazer o comparativo.

É claro que para efetuar este controle não basta apenas ter o número de horas em tempo, elas devem estar monetizadas, isso com base nas informações financeiras e o custo mensal do escritório pode-se chegar ao valor. Por exemplo, a hora trabalhada irá variar de acordo com funcionário ou diretor, pois os salários e pró labores são diferentes, uns maiores outros menores.

Por mais que a atividade do advogado seja intelectual e não prioritariamente de quantificação de horas do trabalho, é necessário de alguma forma identificar o serviço prestado por intermédio de indicadores financeiros para que possa visualizar individualmente o lucro de cada cliente.

. Por: Eduardo Sehnem Ferro, Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior / Consultor – Administrativo/Financeiro Corporativo e Pessoal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira