Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2019 - 08:15

Ministro da Infraestrutura e governador do Pará definem prioridades de infraestrutura para o estado

Tarcísio Gomes de Freitas e Helder Barbalho discutem sobre a exploração do Canal de Quiriri e derrocamento do Pedral do Lourenço, no estado do Pará.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu na noite do dia 23 de julho (quarta-feira), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB/PA), para tratar da agenda de infraestrutura no estado. Na pauta do encontro, a delegação de competência para o governo do estado dos estudos de viabilidade de exploração da infraestrutura aquaviária e extensão do canal de acesso ao complexo portuário de Barcarena, o Canal de Quiriri.

O ministro sinalizou que, após a conclusão dos estudos de viabilidade, que estão em andamento, União e estado vão discutir a possibilidade de delegação. “Estamos tratando de uma dragagem de um canal que vai aumentar a capacidade portuária do Porto de Vila do Conde, e isso vai mudar a vocação do porto que vai criar uma rota importante para a movimentação de minério e de outros produtos”, explicou Freitas.

Ainda no encontro, foi discutida a obra do derrocamento do Pedral do Lourenço, que tem grande importância logística no transporte de cargas, mas que não permite a navegação de grandes embarcações, devido a sua profundidade. O ministro afirmou que vai tratar do assunto com prioridade, uma vez que há uma necessidade de aproveitamento das janelas climáticas para realização da obra.

Segundo ele, o derrocamento do Pedral do Lourenço é transformadora do ponto de vista de logística. “A carga que vem pela Zona Franca poderá descer por hidrovia, já a carga do agronegócio vai poder subir do Nordeste do Mato Grosso até o porto de Marabá” explicou. No entanto, para que as obras sejam iniciadas, é necessário aguardar a licença ambiental de instalação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: