Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/07/2019 - 09:40

BASF participa da 4ª edição do Programa Startups Connect

Empresa procura parceiros para atuar em projetos de economia circular, principalmente de resíduos plásticos. Iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha visa o desenvolvimento de novos negócios entre startups e grandes companhias.

Pelo quarto ano consecutivo, a BASF participa do Programa Startups Connected, da Câmara Brasil-Alemanha, iniciativa que visa o desenvolvimento de novos negócios entre startups e grandes empresas. A companhia procura parceiros para atuar em projetos relacionados à economia circular, que busca soluções inovadoras especialmente para estimular o uso mais eficiente dos materiais, neste caso com o objetivo de aumentar a reutilização e a reciclabilidade de resíduos plásticos.

O Startups Connected é um programa de aceleração que fomenta não só a conexão entre startups e grandes empresas, mas também a cocriação de novas soluções em conjunto com as empresas âncoras. Entre os nove temas deste ano, a BASF participa do programa com o desafio “Economia Circular”.

“Como cofundadora da Alliance To End Plastic Waste (AEPW) e signatária do Pacto Global da ONU, a BASF está comprometida com o manejo responsável do plástico e com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por isso incentivamos projetos de economia circular em plásticos para que não haja mais resíduos e sim material reciclado que pode ser utilizado como uma nova matéria-prima”, afirma Rodolfo Viana, gerente de Sustentabilidade da BASF para América do Sul.

Segundo Bruno Vath Zarpellon, diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha, cada vez mais grandes empresas estão buscando se conectar com startups a fim de mapear tendências, criar produtos e entrar em novos mercados. “Isso não acontece por acaso, é quase um senso comum que startups trazem como diferenciais rapidez e ineditismo em suas soluções. É por este motivo que nós, da Câmara Brasil-Alemanha, estamos nos dedicando desde 2015 à inovação aberta junto a startups”, diz.

As startups que possuem soluções para o desafio devem se inscrever até 19 de julho. Desde sua 3ª edição, o Programa Startups Connected conta com a parceria do Edital de Inovação para a Indústria. Esta parceria possibilita que as startups possam usufruir dos benefícios da Categoria C do Edital, que vão desde acesso à estrutura dos Institutos de Inovação SENAI até disponibilização de insumos e especialistas.

A startup vencedora de cada desafio é acelerada durante cinco meses, tendo acesso a diversos benefícios de acordo com o seu perfil e estágio de maturidade. Estes benefícios são direcionados principalmente ao projeto a ser desenvolvido em conjunto com a respectiva empresa âncora, porém, podem ser oferecidos também para o desenvolvimento do empreendedor. Para ampliar os benefícios oferecidos às startups, o Programa Startups Connected conta com empresas parceiras especializadas em áreas estratégicas, como: gestão da inovação, desenvolvimento do negócio, finanças, questões jurídicas, incentivos à inovação etc.

Startups sediadas no Brasil e na Alemanha podem se inscrever. Para formalizar a inscrição, é necessário apresentar a startup, a solução proposta para o desafio e contar um pouco sobre a equipe envolvida no projeto. | www.startupsconnected.com.br .

A BASF a as iniciativas para reduzir e eliminar os resíduos plásticos — A BASF é cofundadora da Alliance to End Plastic Waste (AEPW), uma aliança global de aproximadamente 30 empresas para promover soluções que reduzam e eliminem os resíduos plásticos descartados no meio ambiente, principalmente no oceano. A AEPW comprometeu-se com mais de 1 bilhão de dólares e tem a meta de investir até 1,5 bilhão de dólares nos próximos cinco anos para ajudar a eliminar o resíduo plástico no meio ambiente. Novas soluções serão desenvolvidas e colocadas em escala para minimizar e manejar o resíduo plástico, incluindo a promoção de soluções para plásticos já utilizados, ativando a economia circular.

Além disso, a empresa está inovando na reciclagem de resíduos plásticos por meio do projeto ChemCycling, reciclagem química que permite reutilizar os resíduos plásticos que não são atualmente reciclados, como plásticos misturados ou contaminados, com a mesma qualidade de materiais primários. Dependendo da região, este tipo de resíduo é geralmente enviado para o aterro sanitário ou incinerado com recuperação energética. Mas a reciclagem química oferece uma alternativa. Usando processos termoquímicos, esses plásticos podem ser utilizados para produzir gás de síntese ou óleo de pirólise. As matérias-primas recicladas resultantes podem ser usadas como insumos na produção da BASF, substituindo parcialmente os recursos fósseis. De forma inédita, a BASF fabricou produtos baseados em resíduos plásticos quimicamente reciclados, sendo, portanto, pioneira global no setor. Para saber mais sobre essas alternativas, acesse www.basf.com.br.

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com/br

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. É a instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países.

Suas atividades englobam ações como eventos, seminários e congressos sobre diversos temas, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de Formação Profissional, Inovação, Inclusão, Mineração, Meio Ambiente, Energia e Eficiência Energética.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo congrega 800 associados, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. Juntas representam cerca de 10% do PIB industrial brasileiro. A cidade de São Paulo é também o maior polo industrial alemão fora da Alemanha. Adicionalmente, a instituição faz parte de uma rede de 140 Câmaras alemãs espalhadas por mais de 92 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: