Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2019 - 10:24

Johnson & Johnson destaca a importância do bem estar de seus colaboradores

Em seu relatório de sustentabilidade. No Brasil, funcionários foram motivados a participar de programas de voluntariado e a incorporar iniciativas mais saudáveis em suas rotinas no trabalho e em casa.

Um dos desafios atuais das empresas, sobretudo as de atuação global, é engajar seus colaboradores a acreditarem e, além disso, se tornarem multiplicadores do propósito do local onde desempenham suas funções. A Johnson & Johnson, por exemplo, enfatiza o compromisso de sempre criar uma cultura diversificada de respeito, inclusão e participação. E continua com o esforço de ter a força de trabalho mais saudáveis do mundo. Em meio a esse propósito, o pilar “nossas pessoas” se destacou positivamente no relatório anual de sustentabilidade da companhia — ‘Saúde para a Humanidade’ — que detalha os avanços alcançados em 2018. O Brasil, principalmente, obteve resultados expressivos que demonstram o engajamento da força de trabalho local.

Voluntariado que faz a diferença — Dentre os projetos está a “Maratona de Aceleração Social 2018”, programa de trabalho voluntário em que os colaboradores doam seus conhecimentos e habilidades profissionais para solucionar desafios de gestão de Organizações Sociais (OSCs) das regiões de São Paulo e São José dos Campos, no interior do Estado. Dez OSCs foram selecionadas na capital e cinco, em São José. As causas de interesse delas eram as mais diversas, como câncer infantil, inclusão de PCD (Pessoa com Deficiência), doenças do coração, oftalmológicas, lábio leporino, prevenção de acidentes e até cirurgias. Em apenas três semanas, das 15 Organizações Sociais participantes, 12 já apresentavam resultados e melhorias na sua gestão, diretamente beneficiadas pelas ações dos 107 colaboradores da Johnson & Johnson.

O valor do voluntariado para o colaborador — Voltando ao propósito da empresa que ressalta o compromisso de inclusão e participação foi importante observar que os próprios colaboradores se sentiram beneficiados. Pesquisa realizada após a ação apontou que, em média, 62% disseram que a iniciativa ofereceu oportunidades únicas de desenvolvimento em relação às atividades desenvolvidas na companhia. E cerca da metade (49%) mencionou que a melhor experiência vivida foi o quanto a ação estava alinhada com os propósitos da Johnson & Johnson, aumentando a satisfação em trabalhar na empresa. 98% dos participantes relataram interesse em participar do projeto no próximo ano. Em 2019, o programa terá continuidade no Brasil e vai ter a sua primeira edição no México também.

Outro programa da empresa que incentiva a participação dos colaboradores em projetos de voluntariado é o Global Pro Bono, iniciativa projetada para combater as causas sociais, aproveitando o poder de seu recurso mais poderoso - seu pessoal. É um desdobramento de um programa bem-sucedido, conhecido como o Programa de Aumento da Confiança de Cidadania Corporativa , oferecido aos funcionários da empresa na Europa, Oriente Médio e África, desde 2014.

Em 2018, um brasileiro foi selecionado para participar do programa, Carlos Eduardo Dias, Global Health Services Manager. Junto com outros dez colegas de diferentes regiões ele ajudou a ONG Save the Children a oferecer apoio às crianças que sofreram traumas com o furacão Maria, que causou sérios prejuízos em Porto Rico no ano de 2017. “Faria tudo de novo. É muito bom ajudar o próximo e ver o quanto nosso conhecimento profissional pode fazer a diferença. Nossa cultura de cuidado com saúde e habilidades do mundo empresarial acrescentam muito ao trabalho de ONGs. Além disso, há uma troca de experiência incrível entre colaboradores da Johnson de outros países. Recomendo a experiência para todo mundo. Saber que seu trabalho está fazendo a diferença na vida de alguém traz um crescimento pessoal incrível”, conta Carlos Eduardo.

Durante o tempo de voluntariado, Carlos Eduardo ofereceu consultoria a ONGs locais para que elas pudessem aprimorar o atendimento às comunidades locais. “Ao final do programa de voluntariado, entregamos um projeto de Early Child Development and mental Health para a crianças de Porto Rico. Trata-se de um programa de rádio e TV que visa o alcance de todos os pais da ilha e que começou a ser aplicado, na prática, em fevereiro de 2019. Deixamos um legado”.

Funcionários e famílias muito mais saudáveis — Quanto ao tópico do propósito que envolve o esforço para ter uma das forças de trabalho mais saudáveis do mundo, o relatório ‘Saúde para a Humanidade’ refletiu os importantes avanços alcançados em 2018. O programa Energy for performance Life trabalha para expandir a energia e tornar o colaborador a sua melhor versão, no trabalho e em casa. As iniciativas e recursos se apoiam em três pilares: alimentação saudável, movimento saudável e mente saudável.

A Johnson & Johnson está fazendo mudanças em seus locais de trabalho para ajudar seus colaboradores a fazerem escolhas saudáveis. Continuam com o objetivo de a melhorar a oferta de frutas gratuitas, opções de alimentos e bebidas mais saudáveis em seus refeitórios, acesso a oportunidades de se exercitar e movimentar, e recursos convenientes para manter as pessoas conectadas à sua saúde. Incentivam caminhadas indoor e outdoor para quebras de rotina, acesso a centros de fitness nas instalações da Johnson & Johnson.

Em prol do movimento saudável, sediam um desafio anual de atividade global, que historicamente tem demonstrado um aumento significativo no movimento para os participantes. Os funcionários em todo o mundo receberam acesso a 70% dos elementos listados no plano de cultura saudável e de movimento saudável, representando 117.132 e 121.446 pessoas, respectivamente. Cerca de 30.000 participantes aumentaram seu movimento em 22% e, coletivamente, registrou-se aproximadamente 5 bilhões de passos durante o desafio de atividade global de 30 dias em 2018.

Além do desafio de atividade global, a Johnson & Johnson oferece um programa de reembolso de exercício global. Este programa estará disponível em breve para todos os funcionários em tempo integral e regular para apoiá-los na incorporação de movimentos de maneiras que são divertidos e convenientes para eles. O benefício oferece apoio financeiro e incentivo para para subsidiar o custo de taxas de centros de esporte, sessões de treinamento pessoal, corridas organizadas, aulas de ginástica, entre outros.

Em apoio a mente saudável, estabeleceram programas destinados a fornecer acesso a recursos de bem-estar mental, avaliar e abordar os riscos, aumentar a conscientização e reduzir o estigma relacionado a doença mental no local de trabalho. A política de mente saudável global descreve as abordagens esperadas e os recursos/programas necessários para apoiar o bem-estar mental na Johnson & Johnson, criando um ambiente laboral de apoio através de revisões rotineiras de trabalho e programas de capacitação pessoal online. Oferecem treinamento de líderes de pessoas e webinars para aumentar a conscientização em saúde mental e o plano de benefícios médicos inclui cobertura para programas de saúde mental.

Outra iniciativa, o “Healthy & Me”, é um aplicativo de saúde, plataforma móvel dinâmica que conecta os colaboradores e suas famílias a questões relacionadas a bem-estar e que está disponível para aproximadamente 97% da força de trabalho em 72 países.

O programa “Healthforce 2020” recebeu da American Heart Association o reconhecimento nível ouro no índice da realização da saúde do local de trabalho. É importante observar que nenhuma dessas conquistas seria possível sem a força de trabalho global da empresa, que colabora todos os dias para aprimorar os 75 anos do propósito da Johnson & Johnson.

O relatório ‘Saúde para a humanidade’ — O relatório ‘Saúde para a Humanidade’ fornece uma atualização anual sobre o desempenho e o progresso nas áreas ambiental, social e de governança, que são relevantes para o nosso negócio. O relatório detalha como estamos cumprindo nossos compromissos em quatro áreas-chave: melhor saúde para todos, investindo em nossas pessoas, práticas comerciais responsáveis e proteção ao meio ambiente. O relatório está disponível online em http://healthforhumanityreport.jnj.com/ , incluindo uma versão PDF personalizável. O resumo do relatório apresenta versões em inglês, espanhol, francês, português, chinês (tradicional e simplificado) e japonês.

Perfil — Na Johnson & Johnson, acreditamos que a saúde é a base de vidas vibrantes, comunidades prósperas e progresso. É por isso que, por mais de 130 anos, temos como objetivo manter as pessoas com saúde em todas as idades e em todas as fases da vida. Atualmente, sendo a maior empresa com a mais ampla base de cuidados com a saúde do mundo, temos o compromisso de usar nosso alcance e tamanho para o bem. Lutamos para melhorar o acesso e os preços, criar comunidades mais saudáveis e colocar mente, corpo e ambiente saudáveis ao alcance de todos, em todo o mundo. Misturamos nosso sentimento, ciência e criatividade para mudar profundamente a trajetória da saúde para a humanidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: