Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2019 - 11:41

Supermercados phygital: a próxima onda do varejo

Tecnologias avançadas ganham cada vez mais espaço no varejo. Do início das discussões a respeito de lojas “omnichannel” ao uso de tecnologias avançadas para inserir em ambientes físicos aspectos digitais– os chamados Phygital – foram realizadas transformações importantes e significativas, um caminho que não deve ter fim tão cedo.

Considerando especificamente o cenário de América Latina, é possível observar o esforço de grandes varejistas para se adaptar à nova tendência do varejo ao analisar a busca recente por parcerias com gigantes de tecnologia. Na prática, isso significa que não basta estar presente nos canais físicos e digitais, com e-commerces capazes de satisfazer às necessidades do consumidor, mas sim promover uma experiência de compra encantadora também nos pontos físicos, aperfeiçoando pontos como o self check-out e reconhecimento facial.

Um exemplo do amplo potencial a ser explorado nesse sentido está ligado ao ambiente dos supermercados: hoje, os produtos frescos vendidos nesses estabelecimentos respondem por grande parte dos itens comprados nas lojas físicas – mas são a minoria nas vendas online. A dificuldade de logística e a mudança dos hábitos do consumidor ainda representam barreiras a serem superadas, com um potencial de ganhos enorme.

Esse novo conceito surge a partir de um entendimento cada vez mais aprofundado do estilo de vida do consumidor. Novos clientes buscam informações novas a todo momento, exigem transparência e buscam novas soluções constantemente. Atender às demandas deste público, no fundo, é oferecer uma relação comercial personalizada, mais ágil e simples, utilizando a tecnologia como meio para alcançar este objetivo.

As novas fórmulas de distribuição, com sistemas para melhorar a gestão de transportes e armazéns; ferramentas e aplicações setoriais (tais como sites, soluções de etiquetagem, gestão de tarifas, frotas...), ou soluções de gestão empresarial, são apenas algumas das áreas em que é necessário aportar valor para se adaptar aos novos cenários exigidos pelo setor no futuro, em que tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial, analytics, blockchain ou realidade virtual e aumentada podem fazer a diferença.

As recentes movimentações no setor demonstram o potencial de investimentos nesse sentido. A união de negócios entre uma das maiores redes de hipermercados do mundo e uma tecnológica com o objetivo de rastrear entregas via blockchain mostra o pontapé inicial para esse processo. A aquisição de uma empresa de delivery por outra gigante supermercadista como parte dos esforços para avançar no canal online de varejo alimentar também mostra que é necessário aproveitar o que o mundo digital tem a oferecer para transformar a relação com o consumidor.

Estes novos hábitos de compra estão associados à criação de novos marketplaces, físicos ou virtuais, onde o consumidor pode ter satisfação pessoal durante a compra. Com isso, as empresas buscam fazer do momento da compra um prazer emocional e não uma obrigação. Companhias vencedoras vão aproveitar o máximo potencial disso para trazer resultados eficazes ao longo do tempo.

. Por: Marcelo Bernardino, diretor de Indústria e Consumo da Minsait no Brasil: Indra: Minsait no Brasil — Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2018, a receita da Indra foi de 3.104 milhões de euros, conta com 43.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países. | www.indracompany.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira