Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2019 - 10:08

Confiança dos empresários sobre o cenário econômico melhora em junho, aponta IFec RJ

Otimismo cresce em relação a maio.

O monitoramento de junho da pesquisa Visão da Economia, realizada pelo IFec RJ, revelou que o percentual de empresários fluminenses do setor do comércio de bens, serviços e turismo que estão confiantes ou muito confiantes com a evolução da economia fluminense e brasileira cresceu relativamente em maio de 2019.

No mês de junho, 48,9% dos empresários disseram estar confiantes ou muito confiantes com a economia brasileira para o próximo mês, contra 46,4% registrados no mês anterior. O aumento do otimismo também foi verificado em relação à economia fluminense. Embora sempre em menor nível que o otimismo revelado no cenário econômico brasileiro, o percentual de otimistas com a economia fluminense para o próximo mês cresceu de 38,3% verificado em maio, para 41% do mês corrente.

O otimismo para o médio, isto é, para os próximos três meses, repetiu o crescimento verificado para o otimismo de curto, anotando variação ainda mais positiva. Para o Brasil, 58,50% estão confiantes ou muito confiantes para os próximos três meses, aumento de 7,4 p.p. frente ao mês anterior. Para o Rio de Janeiro, a confiança aumentou 7,1 p.p. e atingiu 51,5%.

O crescimento da confiança pode ser reputado à diminuição dos ruídos econômicos produzidos pelo governo, como o que aconteceu em decorrência do congelamento do reajuste do preço do diesel da Petrobrás em meados de abril.

Os fatos políticos e econômicos que acontecem no presente exercem importância relativa maior na formação das expectativas dos empresários para o próximo mês do que para a formação das expectativas para meses mais distantes. Portanto, a desaceleração do ritmo da atividade econômica — o IBGE divulgou no início de junho que o crescimento da economia brasileira desacelerou e o PIB brasileiro do primeiro trimestre caiu 0,2% na comparação com o último trimestre de 2019 – contribuiu para o crescimento mais moderado das expectativas para o próximo mês.

O aumento da confiança se refletiu sobre as perspectivas que os empresários fazem a respeito dos resultados futuros de faturamento e número de empregados. Em maio, os empresários esperavam um crescimento de 0,9% do faturamento em três meses; em junho, o aumento esperado subiu para 3,5%. Também em maio, os empresários calculavam que o número de empregados se reduziria em 4,5% em três meses; em junho, a redução esperada diminui para 3,7%.

Finalmente, o Visão da Economia de maio já tinha revelado que o otimismo dos empresários com o futuro tem diminuído à medida que o futuro se aproxima. O levantamento de junho confirmou esse padrão. Em abril, 49,7% dos empresários estavam otimistas com a economia fluminense para julho. Já em junho, apenas 41% afirmam estar otimistas para julho. A queda do confiança reflete o ritmo ainda muito lento de recuperação da atividade econômica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira