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31/05/2019 - 08:43

Tecnologia atual, e o uso do telefone no atendimento ao cliente

O Brasil vem passando por constantes mudanças com as novas tecnologias, e a variedade de produtos de serviços oferecidos, tornando os clientes cada vez mais exigentes, com isso as empresas e escritórios estão buscando caminhos sólidos para manter seus clientes fiéis e conquistar clientes novos .Um ponto que precisa ser observado, é que existem inúmeras reclamações quanto a esse tipo de serviço: atendentes e secretárias despreparados, rudes ou estressados, a demora no atendimento, a falta de solução do problema, entre muitos outros, que fazem com que os clientes sintam-se imensamente insatisfeitos.

Devemos prestar atenção em alguns requisitos ao falar ao telefone, tom de voz, linguagem, e posicionamento nas palavras, seja sempre cordial e simpático, clientes precisam se sentir acolhidos e importantes, porém nem sempre temos a sorte de lidar com pessoas altamente satisfeitas, e que após ser atendido entra em contato com o atendente/secretária para agradecer e elogiar o atendimento. Muitas vezes é possível se deparar com clientes insatisfeito nessas horas é fundamental contar com a inteligência emocional, principalmente se o cliente estiver muito nervoso e começar a lhe ofender.

O seu papel, caso atenda um cliente rude, é não devolver a ofensa ou ser mal educado. Procure sempre ouvi-lo com paciência, buscando entender a sua queixa e mantendo sempre a educação, para que assim ele se acalme e você consiga ajudá-lo.

Algumas dicas podem ser de grande valia, como atender o telefone no máximo até o terceiro toque, saber escutar, sempre anotar o nome da pessoa com quem está falando, e os pontos importantes da conversa.

Chame sempre o cliente pelo seu nome, seja cordial, use, por favor, desculpe e obrigado, não deixe o cliente esperando na linha. Tenha informações suficientes e concretas para responder, não minta, não omita, jamais desligue o telefone antes do cliente e lembre-se que, para o cliente, você é a empresa.

. Por: Tairine André de Souza Borges, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

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