Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2019 - 09:22

Em busca de um novo trabalho

A tarefa de encontrar um novo trabalho requer dedicação, disciplina e uma forte capacidade de interpretar o contexto em que estamos inseridos e, longe de ser menos árduo, ter um profundo conhecimento de si mesmo. Neste contexto, seguem algumas dicas para esta empreitada.

Em busca de um novo emprego: Redes sociais – Sim, existem redes sociais direcionadas para busca de emprego como o Linkedin. Nesta rede – não espere por um site de vagas -, você poderá divulgar seus projetos, ideias ou conteúdo que você poderá dispor como em um blog. Assim, as pessoas poderão ver o quanto você é capaz. No Linkedin, você deve acompanhar pessoas que são divulgadoras de conteúdos que podem te inspirar profissionalmente, gerando aprendizado. Não espere montar uma rede de bons contatos rapidamente. Importante: nada de compartilhar seus eventos e aspirações sociais nesta rede.

No Linkedin, você pode enviar mensagens para possíveis empregadores. Mas estes contatos precisam ser muito convincentes. Lembre-se: Você nunca vai conseguir o que você não pede.

2. Currículo X Recrutadores A verdade é que apesar da necessidade (de contratar alguém), o recrutador precisa otimizar seu tempo de busca. Dados da CareerBuilder indicam que 68% dos recrutadores gastam até 2 minutos ao analisar um currículo, sendo que 17% dos recrutadores dedicam não mais do que 30 segundos. Portanto, o melhor é ser assertivo na sua apresentação.

3. O que colocar no currículo — Hoje em dia, quem procura uma oportunidade precisa se diferenciar. É importante que você se destaque através da comunicação. Seu currículo é um dos itens deste processo. Vamos lá: seu CV deve conter apenas o essencial para o processo seletivo, ou seja, um CV para cada vaga. Com a “cara” da vaga. Comece com cabeçalho: nome; e-mail; celular; idiomas que domina. Idade e endereço deveriam ser opcionais, mas os recrutadores gostam de ter estes dados. Apresente um resumo breve, objetivo e conciso. Uma boa estrutura segue este modelo: 1.Objetivo; 2.Resumo; 3.Formação Acadêmica; 4.Qualificações; 5.Histórico Profissional; 6.Cursos.

4. A Busca de uma nova colocação — Antecipamos algumas dicas de como usar o Linkedin para criar oportunidades e abordar possíveis contratantes, mas que também se adequa para abordagens em diversas circunstâncias. Uma Dica de Ouro: o melhor momento para buscar uma nova colocação é estando empregado.

Você precisa entender que esta é uma ação que demandará tempo, dedicação e disciplina. Portanto: Organize-se! Tenha calma e paciência em sua busca.

É imperativo se cadastrar (essa tarefa requer tempo) nas diversas plataformas de oferta e busca de emprego. Lembre-se: algumas cobram por esse serviço, como a Catho e o Infojobs. Eu considero o Vagas.com o mais eficiente e não-pago. Como são muitos sites de oferta de vagas é recomendável que você realize uma busca na internet, pois dependendo de sua área de atuação, pode existir uma plataforma especializada como o Apinfo.com, dedicado exclusivamente aos profissionais de tecnologia.

Tenha uma planilha de controle para que possa registrar todos os sites nos quais fez cadastro (alguns requerem senha, anote-as), além de informações de datas de contato. Neste processo de busca deverá surgir convites para participação de processos de seleção, nesta etapa é importante que se faça um criterioso reconhecimento da empresa.

Segunda dica de ouro: As pessoas costumam ser contratadas por suas competências técnicas, mas demitidas por seus comportamentos.

5. Comportamento na entrevista de emprego — Durante a entrevista, conduza a conversa de forma que possa destacar suas realizações profissionais. Recheie com fatos. Você pode, por exemplo, falar de um fato ocorrido que destaque sua pontualidade, dedicação ou assertividade.

Responda as perguntas de forma objetiva, mas com elementos relevantes. Fale na primeira pessoa do plural, como se já fizesse parte da equipe.

. Por: Fábio Cipolla Correia, Professor de Administração - Marketing e Comportamento Organizacional

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: