Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2019 - 07:41

Tontura pode ser o sinal de doenças graves

Queixa é a segunda mais frequente do ser humano e impõe diversas limitações a quem sofre com esse problema.

Diferentemente do que muitos acreditam, tontura não é uma doença e sim um sintoma que pode ser atrelado a diversos diagnósticos. As pessoas que sofrem desse incômodo podem estar com várias limitações das atividades diárias, faltas ao trabalho, quedas e até mesmo, em alguns casos, possuírem doenças graves.

Como forma de alertar a população sobre esse problema e os riscos que ele acarreta, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) promove, no dia 22 de abril, o Dia da Tontura. Com o slogan “Tontura é coisa séria”, a entidade alerta para a importância de se procurar por ajuda especializada para que o sintoma seja corretamente investigado.

Tontura não deve ser subestimada, pois afeta muito a qualidade de vida da pessoa que sente isso, e também pode ser o sinal de doenças cardiovasculares, neurológicas, nutricionais, metabólicas, tumorais e até acidente vascular cerebral.

A queixa tontura é a segunda mais frequente do ser humano, mas ainda representa um desafio para muitos médicos. Há diversas doenças diferentes do labirinto, cada uma delas com um tratamento específico, a depender do diagnóstico. Algumas das doenças nem mesmo devem ser tratadas com remédios.

Quase sempre, a queixa por tontura leva as pessoas a acreditarem que o problema é labirintite, que significa inflamação do labirinto, mas esse diagnóstico é raríssimo. Labirinto é o nome da parte interna do ouvido, trata-se de um órgão sensorial que detecta os movimentos que fazemos. É um sentido, assim como visão, olfato, audição, paladar e tato. É por termos labirinto que sentimos o trem ou o avião se moverem. Apesar de toda a popularidade que o termo labirintite possui, para o caso de tontura, existem várias doenças diferentes do labirinto, labirintite verdadeira está não está nem entre as 10 mais frequentes. Além disso, doenças neurológicas e cardiológicas, além das doenças do labirinto, podem levar à queixa de tontura.

Por conta da data, a ABORL-CCF promove, ao longo de todo o mês de abril, uma série de palestras e cursos médicos de esclarecimentos sobre o assunto. Toda tontura precisa ser investigada pelo médico. Só ele tem conhecimento para identificar as causas e indicar o melhor tratamento caso a caso.

. Por: Márcio Salmito, Coordenador do Departamento de Otologia da ABORL-CCF e do Centro de Tontura do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. | A Campanha: http://www.aborlccf.org.br/semanadatontura

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: