Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2019 - 08:16

Competência e Sorte: Fundamentais para o Sucesso

Fortemente baseada em tecnologia, a Airbnb é uma empresa bilionária conhecida como "a maior rede de hotéis do mundo sem possuir nenhum quarto" e foi fundada em 2008. Seus criadores, Brian Chesky e Joe Gebbia tinham uma ideia, mas não tinham dinheiro.

Por isso - para conseguir algum - aproveitaram a campanha eleitoral americana daquele ano que opunha Barak Obama a John McCain e lançaram no mercado cereais cujas caixas eram ilustradas com caricaturas dos candidatos. Cada cereal tinha um nome divertido e ligado ao candidato: ObamaO's para o democrata e Cap'n Mccain's para o republicano.

Os próprios empreendedores desenharam as caixas, mandaram imprimir mil delas, compraram cereais baratos que já estavam no mercado (Cherrios e Captain Crunch) e os embalaram - fizeram isso em seu apartamento, fechando as caixas com uma pistola de cola quente. Por alguma razão desconhecida, Chesky, Gebbia e seus cereais tiveram a sorte de aparecer em uma rede nacional de TV, fazendo com que as mil caixas fossem todas vendidas em um único dia, a US$ 40 cada uma, deixando 30 mil dólares líquidos para os empreendedores. Esse dinheiro foi suficiente para manter o negócio funcionando por alguns meses, até ser aceito por um programa de aceleração de startups do Vale do Silício e realmente iniciando sua trajetória de sucesso.

Um ano depois, a empresa tinha quinze funcionários, trabalhando no mesmo apartamento; para abrir espaço, Chesky deixou o local e foi viver em um imóvel locado via Airbnb. Mas a ideia já era realmente um êxito: até o final de 2010, investidores colocaram quase 8 milhões de dólares na empresa, que já havia vendido mais de 700 mil noites de hospedagem.

O crescimento tem sido contínuo: escritórios foram abertos em diversos países e novos tipos de serviço criados, desde a oferta de imóveis mais luxuosos até aqueles de custo muito mais baixo, destinados a vítimas de desastres naturais, como o tufão Sandy, que atingiu Nova Iorque em 2012 e a refugiados e imigrantes ilegais. As empresas hoteleiras têm procurado, sem muito sucesso, combater a Airbnb, acusando-a de concorrência desleal, porém parece que a trajetória de crescimento deve continuar, já se falando na abertura do capital da empresa neste ano de 2019.

. Por: Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

. Por: Antônio César Galhardi, Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, é professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. | Perfil — A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: