Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2019 - 07:36

Ao completar 40 anos, Tópico segue líder no mercado de infraestruturas flexíveis

Empresa anuncia também expansão da atuação no País e a consolidação dos galpões de aço e lona como melhor alternativa custo-benefício às construções convencionais.

Líder nacional no segmento de infraestrutura flexível para armazenagem e cobertura - com aproximadamente 65% do market share — a Tópico comemora 40 anos de existência. Fundada em 1979 como uma empresa familiar, permaneceu desta forma até 2014, quando fundiu-se à uma outra empresa do setor. Em 2015 entrou para o private equity fund, Southern Cross Group e deu início a um processo de profissionalização. Atualmente, passou por um processo de rebranding e reposicionamento para solidificar ainda mais os galpões modulares como excelente alternativa e custo-benefício em relação aos galpões de alvenaria.

Com mais de 2,5 milhões de m² instalados, e mais de 800 clientes atendidos em todo o território nacional, a empresa oferece soluções em armazéns na forma de locação ou venda. Em portfólio, a Tópico possui soluções que atendem desde estruturas temporárias como permanentes. Ambas as versões com fechamento em lonas de alta resistência e durabilidade, disponibiliza também a versão "Plus" com fechamentos em zinco.

A empresa, que movimenta uma média de 80 mil m² de infraestrutura flexível por mês, possui fábrica própria, com 16 mil m², mais de cem colaboradores e capacidade produtiva de 25 mil m² de galpões/mês, sendo 320 toneladas/mês de estrutura metálica e 60 mil m²/mês de lona. Tanto a fábrica quanto o centro de distribuição ficam localizados em Embu das Artes, São Paulo. Mas também mantém filiais em seis estados: São Paulo (capital), Rio de Janeiro (Itaguaí), Minas Gerais (Contagem), Santa Catarina (Joinville), Bahia (Simões Filho) e Pará (Parauapebas).

A capilaridade torna a Tópico capaz de realizar atendimento e manutenção ágeis para atender os prazos de montagem e, assim, suprir a necessidade dos clientes - entre eles, grandes indústrias, dos mais diversos setores, agronegócio, empresas de logística, infraestrutura e de serviços em geral.

"Além de ser a solução mais ágil e flexível, com alto poder de customização e replicabilidade, as infraestruturas flexíveis são tão resistentes quanto as de alvenaria, podendo, inclusive, tornarem-se soluções permanentes. Podem ser construídas num prazo curto, próximo ao início da demanda por estocagem, com rapidez e eficiência, em um período de tempo dez vezes inferior que o da construção convencional. São mais baratas e possuem rápida e fácil manutenção, garantida por nossas equipes", detalha o diretor Comercial e de Marketing (CCO), Sério Gallucci Parisi.

Soluções - As soluções oferecidas pela Tópico recebem nomes do alfabeto grego, por serem nomenclaturas mundiais e objetivas ao entendimento. E são elas: Beta (estrutura tubular de aço e lona, de montagem mais ágil, indicada para demandas de períodos mais curtos), Gama (mais robusta, com vãos maiores e para períodos mais longos), Zeta (armazenagem de urgência para clientes que possuem menos espaço), Delta (soluções customizadas de acordo com a necessidade do cliente). As linhas Beta, Gama e Delta contam com a Plataforma Plus (com fechamento de zinco, esteticamente mais robusta, mais segura, com maior conforto térmico e menos manutenção).

Case de sucesso - Entre os clientes da Tópico está a gigante mundial de eletrodomésticos, Whirlpool S A. Até os anos 90, a empresa alugava 6 mil m² em instalações de terceiros off site e, no ano 2000, fez a primeira locação de galpão flexível. Na sequência do primeiro contrato, ampliou as operações para mais três galpões, somando 12 mil m² instalados. Em 2008 a parceria se solidificou e a empresa contratou a instalação de uma estrutura de zinco em Joinville (SC), totalizando 70 mil m² à área do local. Em 2013, mais uma expansão: aumentou a área locada para 107 mil m², expandiu as plantas para Manaus e Rio Claro e, em 2015, passou a 118 mil m² de estruturas flexíveis, distribuídos por São Paulo, Amazonas e Santa Catarina.

A Tópico — Fundada há 40 anos, a Tópico é a empresa líder no mercado nacional no segmento de infraestruturas flexíveis. Com mais de 2,5 milhões de m² instalados, a empresa - que vende e aluga galpões flexíveis - contabiliza mais de 800 empresas em carteira, sendo a maioria indústrias dos mais diversos setores, agronegócio, empresas de logística, infraestrutura e serviços em geral.

Com fábrica própria e centro de distribuição localizados em Embu das Artes, São Paulo, a empresa também possui seis filiais espalhadas pelo País: em São Paulo (capital), Itaguaí (RJ), Contagem (MG), Joinville (SC), Simões Filho (BA) e Parauapebas (PA). Em 2014 a empresa, que era familiar, fundiu-se e após deu início a entrada no Private Equity Fund, Southern Cross Group (fundo latino americano presente em seis países), e iniciou um processo de profissionalização. | www.topico.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira