Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2019 - 09:20

De quem é a culpa?

A culpa é uma pequena palavra, mas poderosa, e que é capaz de impulsionar ou atrapalhar as pessoas. Quem é o culpado? Eu, você e nós. Prepare-se para assumir responsabilidades!

Nós não estamos acostumamos a lidar bem com esse tipo de sentimento e isso não é novidade. Começamos com Adão colocando a culpa em Eva, que malandramente passou para a serpente, no qual não titubeou para lançar no Criador, que entendeu que todos eram culpados. De lá para cá seguimos com uma forte tendência em jogar a culpa para o outro lado do muro. Sempre fico impressionado como nós temos a incrível capacidade de ficarmos presos em discursos negativos e culpando o externo pelos problemas da nossa vida.

O ato de não reconhecer suas dores gera prejuízos ao longo da vida, tanto no ambiente corporativo como no pessoal, além do pesar de não conseguirmos enxergar com clareza que o único responsável pelos nossos problemas somos nós mesmos. Hoje quero te pedir para culpar apenas uma pessoa: Você! Quero que você se culpe por tudo que está acontecendo. Tudo mesmo.

Reflita comigo por alguns instantes: o que você pode fazer se a culpa não é sua? Nada! Afinal, só cabe sentar e esperar todos os outros culpados resolverem tudo para que seu mundo perfeito funcione. Algumas pessoas passam a vida toda aguardando para que os outros tomem as devidas providências e, sem dúvidas, se frustram.

Você tem uma vida inteira para passar como expectador do que os outros fazem e resolvem? E se você for culpado? Isso faz toda a diferença.

No momento que você assume a culpa e abandona o ciclo vicioso da cultura de apontar apenas os erros alheios, você se empodera para promover as mudanças que deseja em sua vida. Você toma as rédeas do seu destino, sai da postura passiva e se coloca na posição de protagonista.

. Por: Rafael Carvalho, co-fundador e CEO da Edools, plataforma de ensino a distância direcionada para empresas que desejam construir e distribuir cursos online. Recebeu o Prêmio Empreendedor de Sucesso, em 2016, dentro da categoria Startups, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, além de ter participado da criação do primeiro banco de dados de startups do Brasil. Rafael é Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense e atua como palestrante, mentor e educador.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: