Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2008 - 10:01

Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2008

Com iniciativa da Associação das Nações Unidas Brasil – ANUBRA, presidida pelo empresário Mario Garnero, acontece em 02 de maio no Cipriani Wall Street, em Nova Iorque, o Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2008. A segunda edição do evento terá como destaque as palestras do vice-presidente dos EUA (1992-2000) e ganhador do prêmio Nobel da Paz 2007, Al Gore com o tema: "Uma Verdade Inconveniente e a Aliança Global para a Sustentabilidade" e do Presidente dos EUA (1992-2000), Bill Clinton sobre: "O Papel dos Governos e do Setor Privado na Questão Ambiental".

Em 2008, o Fórum dará prioridade à informação ambiental exposta pelos palestrantes de honra e a visão de cada um para solucionar, ou ao menos, amenizar, o que pode ser considerado o maior desafio já enfrentado pela humanidade. Também será abordada a necessidade de ação imediata por governos e empresas para mitigar ao máximo os inevitáveis prejuízos econômicos decorrentes da degradação ambiental já realizada.

Entre os convidados confirmados para se juntar a Al Gore e Bill Clinton estão: A Secretária de Estado Adjunta dos Estados Unidos, Paula Dobriansky, o Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e o ex-primeiro ministro de relações exteriores da França, Philippe Douste-Blazy.

Este ano o Fórum terá também a participação de algumas personalidades, que endossam a iniciativa. A modelo Raica Oliveira fará a abertura do evento; a atriz Priscila Fantin apresentará os palestrantes Paula Dobriansky e o Ministro da Defesa Nelson Jobim; e a modelo Ana Beatriz Barros introduzirá a palestra do ex-presidente Bill Clinton.

O Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2008 será realizado ao longo da manhã do dia 2 de maio e será encerrado com um almoço, no Cipriani Wall Street, o majestoso prédio que já abrigou a bolsa de valores da cidade e que desta vez será palco de um inesquecível encontro entre algumas das mais respeitadas autoridades mundiais.

Principais Objetivos.: - Mobilizar líderes políticos, acadêmicos e empresariais, e promover um diálogo internacional sobre os temas relacionados ao desenvolvimento sustentável.

- Utilizar linguagem empresarial, com análises científicas e objetivos realistas

- Por meio de discussões ricas e de linguagem objetiva, acredita-se que os presentes sejam levados a mudar ou continuar com atitudes de cidadania coorporativa e social, comprometidos, especialmente, com questões relativas ao desenvolvimento sustentável.

- Possibilitar o relacionamento (networking) privilegiado entre empresários brasileiros e a elite global, para que gerem negócios e iniciem parcerias que levem em consideração as limitações de nosso planeta.

- Alcançar grande repercussão internacional do tema e, com isso, incentivar ação em prol do meio ambiente por parte de governos, empresários e indivíduos.

- Angariar fundos para possibilitar o desenvolvimento de projetos da Associação das Nações Unidas – Brasil.

Patrocinadores: Platinum: CBAA e Grupo Rede | Gold: INTEGRALAT (Parmalat) e FIAT |Silver: COC |Parceiros: Bahrain Petroleum, CIVITATIS, Council, ERSVP, Experience Media, FALA, INDEX e MPM

Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2008, no daí 2 de maio,das 8h às 14h30, no Cipriani Wall Street – 55 Wall Street | www.unab.org.br

Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2007 - Com o objetivo de promover a discussão de questões ambientais sob o prisma empresarial, o Fórum de Desenvolvimento Sustentável, realizado pela primeira vez em 30 de abril de 2007, no hotel Hilton, em Nova Iorque, instigou os presentes a mudar ou continuar com suas políticas corporativas e sociais relativas ao desenvolvimento sustentável. Pela grande representatividade do setor privado mundial, o Fórum de 2007 utilizou uma linguagem mais empresarial e objetiva, apresentando exemplos de negócios de alta rentabilidade como a exploração racional da Amazônia e investimentos em etanol e biodiesel.

Nossos convidados foram agraciados com a honrosa participação de três ex presidentes: José Sarney, George Bush Sr. E Bill Clinton. Outros palestrantes de renome no cenário internacional foram: Secretária de Estado Adjunta dos EUA, Paula Dobriansky; Presidente da Comissão Global de Biocombustíveis do G8, Dr. Corrado Clini; Chairman da Bahrain Petroleum, Sheik Salman Bin Khalifa Al-Khalifa; ganhador do Prêmio Nobel de Química pela descoberta do processo de decomposição do ozônio (1995), Dr. Frank Sherwood Rowland.

Esse Fórum estava sendo planejado há muito tempo e coincidentemente culminou com um período em que o meio-ambiente mais do que nunca se encontra na pauta global. Além dos presidentes dos EUA, Bush e Clinton, também foram palestrantes do Fórum, outras importantes figuras do cenário nacional e internacional como, o - , Dr. Frank Sherwood Rowland prêmio Nobel sobre formação e decomposição de ozônio (1995) entre outros nomes.(repetiu o Frank)

Perfil do Meio Ambiente - Em 2006, o filme Uma Verdade Inconveniente, produzido por Al Gore, ganhador do Oscar em 2007, trouxe para mais perto da sociedade a questão do meio-ambiente e as divulgações dos relatórios do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) têm mostrado ao mundo algumas previsões drásticas.

Não apenas por esses meios – estudos científicos e números, podemos constatar que as mudanças climáticas estão cada vez mais próximas da sociedade. Enchentes de proporções acima do normal no Brasil; o desaparecimento de uma ilha na Índia; o recorde de temperaturas baixas e altas ao longo de um mesmo inverno nos EUA e os ventos de furacão que varrem todo o continente europeu, são alguns exemplos.

A pergunta de todos: o que fazer? Não sabemos a resposta, mas se por um lado, a sociedade civil engajada na defesa do meio ambiente mostra-se preocupada, o mesmo está ocorrendo com o empresariado e os políticos, os quais possuem os principais meios para implementar mudanças.

É por este motivo, que este Fórum tem como um dos objetivos criar e fortalecer a percepção, principalmente junto ao empresariado, de que nenhum lucro será sustentável a médio ou longo prazo, caso a atividade econômica não seja ambientalmente correta.

A Amazônia é um bom exemplo do que está ocorrendo. A ausência de atividades com base no desenvolvimento sustentável está levando a uma grande devastação da floresta pela rápida expansão da agricultura. Biotecnologia, pesquisas farmacêuticas, eco-turismo, atividades esportivas e outras pesquisas de cunho biológico, por exemplo, são ainda muito limitadas, mas poderiam atingir lucros maiores do que de atividades predatórias caso implementadas em escala e maneira apropriadas.

Quais as alternativas? Biocombustíveis por exemplo, trilham no sentido certo. O que são etanol e biodiesel? O Brasil tem algo a mostrar ao mundo nesse sentido? Qual a consistência e tamanho do mercado de etanol no Brasil e no mundo? E ainda, quais setores deverão se beneficiar e quais sofrerão perdas decorrentes das mudanças climáticas? São essas algumas das questões que gostaríamos que fossem pensadas durante nosso Fórum.

O Fórum fará o possível para que todos entendam que vamos perder muito no futuro próximo, caso ações imediatas não sejam realizadas. Por isso, os palestrantes utilizarão uma linguagem empresarial, evitando posições extremistas e focando em objetivos realistas.

Qual a conexão entre negócios e meio-ambiente? Além dos empresários serem os protagonistas econômicos que mais prejudicam o meio ambiente, são eles os que mais podem contribuir para sua manutenção. Isso pode ocorrer tanto por ações próprias quanto por pressão sobre governos para adaptarem leis e comportamentos. Hoje em dia, um depende do outro para sobreviver e o setor que ignorar isso certamente sofrerá grandes perdas econômicas.

Perfil da ANUBRA - Associação das Nações Unidas – Brasil: A Associação das Nações Unidas – Brasil é uma organização não-governamental estabelecida em 1998 que tem por objetivo principal, estreitar os laços de colaboração entre os brasileiros e a Organização das Nações Unidas (ONU).

Filiada à Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA) - o braço civil da ONU, a ANUBRA tem o objetivo de educar, inspirar e mobilizar a sociedade civil brasileira a apoiar os princípios e os valores inseridos na carta das Nações Unidas. A ANUBRA também visa disseminar a importância institucional e dos trabalhos desenvolvidos pela ONU por meio de projetos, atividades e parcerias em esfera local, nacional e internacional.

Sendo o meio-ambiente uma preocupação mundial e inserido entre os Oito Objetivos do Milênio promulgados pela ONU em 2000, a ANUBRA busca com esse Fórum uma abordagem distinta e que remeta a soluções.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: