Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2018 - 08:28

A importância da aplicação correta de máquinas ferramentas

Para um produto competitivo.

Nos dias de hoje é fundamental a escolha e aplicação correta dos equipamentos em qualquer empresa ou segmento. O setor industrial não tem mais margem para escolher errado, baseado apenas em preço e prazo.

Na abertura geral da economia do Brasil e nos tempos de crescimento industrial desenfreado, muitas empresas simplesmente adquiriram equipamentos sem avaliação técnica e produtiva correta ou mais indicada para sua necessidade.

Neste período diversas empresas brasileiras fizeram investimentos apostando em crescimento industrial e econômico, muitas vezes, sem nenhuma base técnica ou avaliação de métodos ou processos. Mesmo com a ilusão de aquecimento do mercado, a grande maioria dos equipamentos adquiridos por muitas empresas não teve o efeito desejado para que seu produto viesse a ser mais competitivo. Claro que vários motivos agravaram a condição do Brasil o fazendo entrar em grande recessão, porém muitas empresas poderiam ter sobrevivido se tivessem melhor apoio e suporte dos fornecedores de equipamentos para aplicar e definir corretamente máquinas e processos, visando a produtividade e a competitividade.

A ausência de pessoas qualificadas para efetuar a compra de máquinas e a falta de análise de fabricantes ou representantes, principalmente, em relação a estrutura de pós-venda, são alguns fatores que levam a indústria a cometer erros na aquisição de equipamentos. Não realizar um estudo detalhado do processo produtivo, seja seriado ou não, e avaliar o equipamento apenas pelo preço, em vez de priorizar as condições de produção, especificação e projeto, gera o que mais temos hoje nas médias e pequenas empresas brasileiras: total falta de competitividade, de controle de processos e falta de conhecimento dos benefícios de inteligência industrial em setores fundamentais, que são desprezados pelo custo de mão de obra especializada.

Adquirir um equipamento mal dimensionado ou com especificação que não vai atender todas as necessidades de fabricação, seja em tempo de produção ou capacidade de executar determinada operação, obrigará a empresa a transferir esse custo para as horas de produção, para as peças ou produtos. Por isso, fica difícil competir com peças locais ou importadas.

Quando isso acontece, é comum tentar vender o equipamento já depreciado, perdendo valores expressivos de investimento, ou utilizar o mesmo com capacidade limitada e investir em mais máquinas, gerando mais custos.

Quando a máquina é especificada da maneira correta, além dos fatores de competitividade, o acerto gera economia para a indústria através da redução de tempo de produção, de energia, de insumos, mão de obra e demais componentes que fazem parte da cadeia produtiva. Além disso, a vida útil do equipamento aumenta, já que trabalha dentro das especificações corretas, sem sobrecargas. O resultado é crescimento na certa.

Por isso, quando a indústria não conta com profissionais especializados, é importante procurar por fabricantes ou representantes que realmente saibam avaliar o segmento no qual a empresa atua e consigam analisar as expectativas de produção. Na SIMCO, por exemplo, quando o cliente está com um novo produto ou peça a ser fabricado, com dúvidas e muitas opções de fabricação para um mesmo produto, o departamento de Engenharia é acionado para estudar o quadro e apresentar as melhores soluções para a empresa.

Devido à busca por produtividade e competividade, uma empresa capaz de elaborar e aplicar o Turn Key para seus clientes, como a SIMCO faz, é um grande diferencial que proporciona um impacto positivo na produção e benefícios imensuráveis. Com esse suporte avançado, o cliente apenas informa seu objetivo de produtividade e qualidade, e a equipe entrega o projeto completo com a máquina produzindo conforme o escopo técnico elaborado pelo cliente.

Quem investe no equipamento correto e no Turn Key não precisa se preocupar com insumos, ferramentas, programas, fixação, dispositivos, normas, qualidade, entre outros. Toda essa responsabilidade é transferida para o fornecedor que entrega a máquina produzindo suas peças exatamente conforme as necessidades apontadas pela empresa e escopo técnico. Trata-se de um trabalho extremamente técnico e objetivo, que complementa de forma segura a escolha do melhor equipamento e garante o sucesso completo da operação. Essa é uma das melhores formas de tornar a indústria nacional competitiva, moderna e com grande agregado tecnológico.

. Por: Ricardo C Oliveira, Engenheiro Mecânico – SIMCO | Perfil—Fundada em 1996, em Campinas - SP, a SIMCO é uma das maiores importadoras e revendedoras de máquinas operatrizes e injetoras termoplásticas do país. É reconhecida pela inovação, excelência no atendimento e por oferecer produtos de alta perfomance e tecnologia através de marcas como Feeler, Log Machine, Pinnacle, Quazar, Euron e FFG, uma das maiores holdings de máquinas do mundo que engloba importantes marcas como Jobs e Sachman, Rambaudi e Sigma. Com amplo portfólio de máquinas e estoque de peças de reposição, consegue atender com rapidez o mercado industrial brasileiro aliando qualidade, eficiência técnica e custo competitivo. | www.simcomaq.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira