Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2018 - 08:22

Como garantir que sua empresa não pare de funcionar quando a Internet cai

Ficar sem Internet pode significar perder muito dinheiro para uma empresa, independente do seu tamanho. Sem a conexão pode significar deixar de realizar a emissão de uma nota fiscal, uma transação bancária ou de cartão de crédito ou débito no comércio, indústria ou propriedade rural, e pode ser um transtorno tanto para a empresa como para o cliente. No entanto, existe uma solução para evitar este aborrecimento: ter um serviço adicional de Internet.

Em cidades onde existe apenas um provedor de serviços de Internet (ISP), a situação pode ficar pior. Isso porque as empresas locais não podem contar com o serviço de outro provedor para garantir que as atividades se mantenham em funcionando. Por isso, apesar de poder representar uma despesa a mais, é importante pode contar com um acesso adicional à Internet. A este serviço adicional chamamos de redundância.

Redundância é um termo muito conhecido por quem trabalha com informática, sistemas e redes de computadores e reúne os meios para se garantir que um computador se mantenha conectado à Internet quando a conexão principal de um provedor apresenta problemas ou pare de funcionar.

Um exemplo bem simples de redundância envolve os serviços na computação em nuvem, que utilizam diversos datacenters distribuídos em diversas localidades para se garantir a sua alta disponibilidade. A cópia de segurança de dados (backup) ou de sistemas também pode servir de exemplo, uma vez que ela permite que se faça a recuperação imediata das informações ou da aplicação em caso de falha.

Onde a redundância de Internet pode fazer a diferença? Qualquer negócio pode se beneficiar da redundância, principalmente as empresas e pequenos escritórios onde o acesso é precário: em áreas remotas, propriedades rurais, áreas de mineração, Oil & Gas, canteiros de obras. Para estas localidades, a Internet via satélite chega para se consolidar e resolver os problemas atuais de conexão.

Como garantir a redundância de Internet? O primeiro passo é verificar se existe outro provedor de Internet em sua cidade e fazer a contratação para que, se o serviço já existente sofra alguma pane, este segundo serviços entre em operação, evitando que a queda da conexão possa trazer perdas na execução de tarefas, seja ela o salvamento de um arquivo, seja uma transação financeira online.

A Internet via Satélite é alternativa — Com a Internet via satélite, as empresas podem mantém o serviço do seu provedor tradicional e podem ser beneficiada por um serviço com uma série de benefícios e serviços adicionais, como por exemplo, adicionar serviços de telefonia via IP (que é o protocolo da Internet), adicionar acesso privado às redes corporativas (VPN), acesso para IOT, transmissão de vídeo e entre outras atividades. Há casos em que o próprio provedor de Internet já oferece este serviço de redundância. Vale a pena consultar o ISP sobre isso.

O que vem ganhando mercado e se tornando uma realidade é a Internet via satélite, onde a nova tecnologia consegue oferecer alta velocidade e excelente relação custo/benefício, viabilizando o uso de uma tecnologia que, em um passado recente, só era possível para grandes empresas e com muito dinheiro para investir.

. Por: George Bem, CEO da InternetSAT, operadora e integradora de soluções de Telecomunicações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira